“E o Eterno falou a Moisés, dizendo: Aos dez dias deste sétimo mês, celebra-se o dia das expiações, santa convocação será para vocês, e afligirão as suas almas...e nenhuma obra farão neste mesmo dia, porque é dia de expiações...porque toda alma que não se afligir neste mesmo dia será cortada de seu povo. E toda alma que fizer alguma obra neste mesmo
dia, destruirei aquela alma do meio de seu povo. Nenhuma obra farão, estatuto perpétuo será para suas gerações, em todas as suas habitações. Dia de descanso total será para vocês, e afligirão as suas almas. Aos nove dias do mês, à tarde, de uma tarde a outra, descansarão em seu Shabat.” (Lev. 23, 26-32)
*O aspecto religioso
O dia de Iom Kipur culmina no décimo dia de asseret iemei tshuva (os dez dias de arrependimento), os dez dias de preparação para a chegada do dia de Iom Kipur, 10 de tishrei.
E, nesses dias, procuramos fazer o bem! D’us espera que nos conscientizemos da necessidade de praticar bons atos.
E, dessa forma, que sejamos abençoados com um ano bom. Faz parte dessa preparação, a avaliação pessoal do próprio comportamento… E descobrir dentro de si o que se deve melhorar.
Chegou o dia para perdoarmos o próximo e também para pedirmos desculpas por atitudes passadas. É o tempo de resolvermos as mágoas guardadas! É a chance de recomeçar, de deixar para trás as atitudes negativas e modificá-las. Essa é a tshuva (arrependimento).
Esse é o sincero arrependimento oportuno desses dez dias. E, quando chega Iom Kipur, rogamos e esperamos pelo julgamento divino positivo. Durante os dez dias, concentramo-nos em nossas relações pessoais. Devemos dar ênfase ao respeito que devemos ter pelas pessoas.
Símbolos e motivos, usos e costumes.
Em Rosh Hashana, acredita-se que D’us nos inscreve no Livro dos Justos, e, em Iom Kipur, carimba-nos. Por isso, é costume desejar: Gmar chatima tova! (Que tenha um bom selo, ao final do veredicto).
Antes de ir para a sinagoga, é costume o pai abençoar os seus filhos.
O uso de roupa branca é uma antiga e consagrada praxe, que tem, por objetivo, recordar as mortalhas brancas (com as quais enterram os mortos) e tornar o coração mais humilde. A cor branca também representa pureza e simboliza a promessa profética: “Ainda que seus pecados sejam como a escarlata, tornar-se-ão brancos como a neve.” (Isaías 1, 18)
Imediatamente depois de Iom Kipur, os preparativos para a festa de Sukot devem começar.
*Mitzvot
Tzom e toalete, num dia sagrado:
Em Erev Iom Kipur, costuma-se oferecer uma ceia e comer mais do que o habitual. Esta é realizada, para contrastar com o tzom (jejum) que mulheres e homens deverão realizar, a partir dos doze e treze anos de idade, respectivamente. O tzom dura vinte e cinco horas.
É proibido comer ou beber, assim como lavar-se, passar cremes, óleos ou maquiagem, calçar sapatos de couro ou manter relações conjugais.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES INFANTIS
Chinelos Diferentes:
As crianças fazem seus próprios chinelos para usar em Iom Kipur, ao invés de seus sapatos de couro.
Objetivos potenciais: enfatizar que, neste dia, não usamos nossos sapatos de couro.
Descrição: Apresentamos às crianças tachanot (estações) diferentes. Em cada tachana, são oferecidos diferentes materiais para a confecção de chinelos (ex: numa tachana - pantufas de pano, na outra, sandálias havaianas, e assim por diante). Materiais e recursos: diferentes materiais, como borracha, pano, espuma, molde dos pés em palmilhas, cola, lantejoulas, E.V.A., entre outros.
Painel Indicador: ‘O que fazemos e o que não fazemos’
Conteúdos: um painel arredondado, com um ponteiro indicando ‘o que não se faz’ em Iom Kipur (comer, beber, usar sapatos de couro, tomar banho, passar hidratantes ou cremes) Objetivos potenciais: memorizar as proibições deste dia, que o difere de outras festividades.
Descrição: após a conversa em roda, quando a professora recapitula, com as crianças, tudo o que não se faz em Iom Kipur, todos juntos confeccionam um painel giratório, com todas as proibições deste dia.
Birkat habanim - a bracha dos filhos
Conteúdos: trabalhar com a bracha, recitada pelos pais, para abençoarem seus filhos, em erev Iom Kipur.
Objetivos potenciais: explicar à criança, que este é um momento único, e muito especial e que o poder da bracha, em nosso povo, é algo muito forte.
Descrição: a professora entrega, para cada criança, uma cópia da bracha. Cada criança faz sua própria moldura e a entrega aos pais.
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FONTES:
http://ourjewishlittleplace.blogspot.com.br
http://chumash.escolajudaicavirtual.org
http://www.challahcrumbs.com
http://www.torahtots.com