1 -Parashat Shmot
Em nosso último episódio, Yaakov finalmente conseguiu seu desejo, e estava vivendo seus dias em paz em Eretz Mitzrayim (a terra do Egito) na cidade de Goshen. Yaakov morreu aos 147 anos e foi enterrado na caverna de Machpelah em Eretz Canaan.
Toda a família (sem as crianças), foram participar do funeral. Pouco eles perceberam que, quando eles retornassem às suas casas em Goshen, seria a última vez que o Bnei Yisrael (filhos de Israel) jamais poderia sair sem algumas pragas e eles teriam que esperar por um mensageiro de Hashem para tirá-los de Mitzrayim. Todos os irmãos morreram.
À medida que nossa Parshat começa, a Torá recapitula as
últimas notícias de Goshen: Há um novo faraó na cidade e ele não conhece nenhum
Yosef. O homem que acabou com a fome é esquecido !! Então, saia para os poços
de lama e entre na posição dos tijolos porque há um pequeno projeto que faraó
tem em mente chamado 'Pitom e Ramses'. Os soldados tentam esmagar os espíritos
dos trabalhadores hebreus com trabalhos e espancamentos desprezíveis. Bnei
Yisrael cresce em números.
Tudo o que o novo faraó sabe, é que há um monte de
hebreus se multiplicando em uma situação perigosa. É hora de um pequeno
controle populacional. Naqueles dias, não havia maternidades. Uma parteira veio
à casa para entregar o bebê – naquele tempo nasceram muitos meninos.
Pharoh convoca uma reunião com Shifra, a chefe das
parteiras do reino. Ele ordena que ela e sua assistente Puah matem todos os
homens judeus recém nascidos (bebes meninos). Shifra não deixará o decreto de
faraó acontecer.
Quando faraó quer saber por que ainda existem meninos
judeus recém nascidos, Shifra diz a faraó que as mães não estão chamando as
parteiras para ajudar com os partos, e eles dão à luz antes que a parteira
chegue lá.
Faraó ordena que todos os machos recém nascidos judeus sejam afogados no rio Nilo. Hashem assegura que esse plano maligno não funciona e, por um milagre, muitos dos meninos sobrevivem no rio. Hashem também recompensa Shifra e Puah por estar de pé para Pharoh. Os futuros líderes do Bnei Yisrael - os
Kohanim, Leviyim e reis, todos descem de Shifra e Puah.
Agora, Shifra não é uma parteira comum. Ela é Yocheved,
filha de Levi. Seu marido é Amram, um neto de Levi e o líder de sua geração. E
é bom para pelo menos um bebe hebreu - o próprio filho de Ycheved. Depois de
dar à luz, ela o esconde o maior tempo possível. Depois de três meses, quando
não pode mais o esconder, Yocheved e sua filha, Miriam, (também conhecida como
Puah), mandam o bebê flutuando pelo Nilo em uma pequena cesta à prova d'água.
Yocheved envia Miriam para seguir o companheiro flutuante ao longo do rio.
A cesta dirige o rio para a área de natação do palácio
apenas a tempo de encontrar-se com o destino. Acontece que, neste momento, a filha de Pharoh, Basya, está se banhando no
Nilo. Como um laço, o braço da filha de
faraó agarra-se no cesto e o puxa.
Para a surpresa da filha de faraó, há um bebê chorão dentro da cesta! Bem, então, então, ela decide adotar o menino. Ela nomeia o bebê "Moshe", que significa "retirado da água". Mas ela vai precisar de uma ama de leite. Ela tenta uma ama egípcia, mas o futuro tzaddik, Moshe, não beberia leite da mulher egípcia. Miriam sai do esconderijo e oferece para trazer uma ama judaica (sua mãe) para cuidar do bebê (o quão conveniente!). Então Yocheved consegue amamentar seu filho depois de tudo ... e em sua própria casa.
Passaram-se dois anos, e finalmente Moshe é trazida para
o palácio e cresce como egípcio na casa de faraó, protegido da situação de seu
povo. Goshen é uma longa viagem de distância. Eventualmente, Moshe foi ate
aquelas cidades verificar como estão as coisas em Pithom e Ramses, onde os
escravos hebraicos estão tocando os dois lados dessas duas cidades de
armazenamento. O que Moshe vê simplesmente não pode estar certo.
Mulheres e
crianças fazendo tarefas masculinas, homens fazendo tarefas de mulheres. De
repente, ele vê um mestre de tarefas batendo em um escravo. Moshe não pode se
conter e ficar quieto então ele mata o chefe da tarefa. Moshe enterra o corpo
pensando que ninguém encontrará.
Mas no dia seguinte, quando Moshe interrompe uma
discussão entre dois hebreus, um se aproxima dele e diz: "E se eu decidir
continuar lutando? Você vai me matar como você matou aquele egípcio
ontem?" Moshe sabe que ele precisa fugir do Egito o mais rápido possível.
Moshe não perde tempo e foge para o deserto. Um tempo
depois em um poço de água ele ve alguns pastores importunando algumas moças que
cuidavam das suas ovelhas. Moshe como um herói defende as moças dos pastores
maus. Ele descobre que elas são filhas de Yitro, como Yitro não tem filhos homens, quem cuida
das ovelhas são as filhas, ou pelo menos elas tentam.
Yitro acaba gostando de
Moshe. Moshe se casa com Tzipora, uma das filhas de Yitro e entra para o
negócio da família: pastorear ovelhas. Moshe e Tzipora tem 2 filhos Gershon e
Eliezer.
Enquanto Moshe está cuidando de ovelhas, faraó morre em
Mitzrayim,sucedido por um novo faraó que fica ainda mais difícil com os
escravos hebraicos do que seu antecessor. Novos decretos, novas quotas e novos
equipamentos de chicoteamento. Se o Bnei Yisrael não gritou para Hashem antes,
suas orações podem ser ouvidas alto e claro agora. E agora Hashem está pronto
para responder a essas orações com uma pequena ajuda de um pastor no deserto
chamado Moshe. Moshe está perseguindo um pequeno cordeiro perdido quando ele vê
uma visão milagrosa:
Um arbusto no Monte
Sinai está em chamas, mas não parece estar queimando. Quando Moshe se
aproxima desse local espetacular, uma voz clama por Moshe para não ir mais longe
até que ele remova seus sapatos, pois este é um lugar sagrado. A voz é a de
Hashem.
Hashem diz a Moshe que é hora de o Bnei Yisrael ser
redimido da escravidão e dá a Moshe uma pequena missão: Vá para o faraó e
diga-lhe para deixar o Bnei Yisrael sair de Mitzrayim. Agora Moshe pode ser um
grande guerreiro, mas ele é extremamente humilde.
Hashem (Hashem) então se revela a Moshe neste monte e o
incube da tarefa de ser seu mensageiro para redimir os filhos de Israel de
Mitzraim. Hashem ensina a Moshe três sinais, para que use como prova de sua
autenticidade perante o Faraó.
1. Quando Moshe
joga sue cajado no chão, ele se transforma em uma cobra. Quando ele levanta a
cobra pela cauda volta a ser um cajado
2. Moshe coloca a mão no peito dele. Quando ele remove, sua mão é branca com tzara'at (lepra). Quando ele repete o processo, o tzara'at desaparece e sua mão está novamente saudável.
3. Se os anciãos hebreus ainda não acreditam nele, Moshe pode encher um balde com água do Nilo. Quando a água no balde é derramada em terra seca, ela se transformará em sangue.
Moshe disse ao Eterno que ele não teria forças para
enfrentar todo o que estava por vir, ainda mais porque ele era gago... O eterno
disse para não se preocupar apenas ir,
pois seu irmão Aharon estaria com ele para as conversas.
Moshe despede-se de seu sogro, e parte para Mitzraim com
sua família. No caminho, Tzipora, sua esposa, circuncida seu filho.
Moshe se reencontra com seu irmão Aharon e traçam os
novos planos.Então, Moshe e Aharon dirigem-se a Faraó e exigem que o
Bnei Yisrael receba uma folga de três dias para trazer sacrifícios a Hashem no
Midbar (deserto). Faraó não só recusa, mas deixa Moshe e Aharon com uma
política que nunca esquecerá:
"Tijolos sem palha". "De agora em diante, nenhuma palha será fornecida para a fabricação de tijolos. Deixe-os coletar sua própria palha, mas certifique-se de que eles façam a mesma quantidade de tijolos do que antes. "Os contramestres hebraicos seriam chicoteados se as quotas não fossem cumpridas.
Moshe e Aharon deixam faraó para enfrentar uma multidão
irritada de capatazes hebraicos: "Você acabou de piorar a situação para
nós Moshe".Moshe está frustrado e se queixa de Hashem: "Por que
você me enviou para Faraó, ele é ainda mais mal do que nunca?"
Hashem assegura Moshe: "Agora você verá o que farei
a faraó, ele sofrerá de pragas e expulsará o Bnei Yisrael de sua terra,
Mitzrayim.
Em Mitzraim, Faraó duplica o serviço de Israel como
réplica as palavras de Moshe, e o povo geme de aflição Então Moshe reza para Hashem que lhe garante
que o povo será salvo.
Na próxima parashat veremos sobre as 10 pragas.
SESSÃO DE PERGUNTAS
1.
Qual o nome das duas cidades que os judeus construíram no Egito?
Pitom
e Raamses.
2. O
que o faraó ordenou a todas as parteiras de fazer?
Para
matar qualquer bebê judeu nascido.
3.
Quem salvou Moshe do rio e o criou?
A
filha do faraó.
4.
Por que Moshe fugiu do Egito?
Moshe
matou um egípcio que atacou um judeu. Moshe correu quando percebeu que estava
prestes a ser punido.
5.
Em que forma Deus apareceu a Moshe pela primeira vez?
Um
arbusto ardente.
6. O
que Moshe deveria solicitar primeiro ao faraó para libertar os judeus?
Uma
jornada de três dias para ir e rezar a Deus
7.
Qual é o papel de Aharon para ajudar a libertar os judeus?
Ele
deve falar por Moshe, pois ele tem impedimento de fala.
8.
Como Tzipporah, a esposa de Moshe, salvou sua vida?
Ao
realizar uma rápida circuncisão em seu filho recém-nascido
9. O
que acontece quando Moshe pergunta ao faraó sobre a folga de 3 dias para o povo?
O
faraó tornou as condições de escravidão ainda pior para os judeus.
10.
O que Deus diz que usará para salvar os judeus do faraó e do Egito?
Uma
mão forte, 10 pragas.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES: Nesta Parashat temos diversas opções de atividades para realizar com os pequenos. O bebe Moshe no rio, a sandalia (Moshe tirou a sandália para falar com o Eterno em frente à sarsa). Podemos também fazer atividades que remontem a cena da sarsa ardente e piramedes para representar o Egito (Mitzraim)!!!
ARTESANATO:
Remova seus sapatos, pois este é um lugar sagrado:
SHABAT SHALOM!!!
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2 - PARASHAT VAERA
Em nosso último episódio Moshe, o
pastor foi perseguindo um cordeiro e voltou um líder. Ao comando de Hashem ,
ele e Aharon voltaram para Mitzrayim (Egito) com uma mensagem. "Deixe o
meu povo ir", eles disseram a faraó, mas faraó se recusou a ouvir. Pelo
contrário, faraó instituiu uma nova política: tijolos sem palha. Agora, os
judeus teriam que fornecer sua própria palha e manter a quota de tijolos
constante. O Bnei Yisrael ficou bravo com Moshe, Moshe ficou frustrado e Hashem
declarou: "Faraó ainda não viu nada!”
À medida que nossa Parashat se
abre, o Bnei Yisrael está trabalhando duas vezes mais duro, coletando palha e
ainda fazendo a mesma quantidade de tijolos a cada dia. Moshe acabou de piorar
as coisas para o Bnei Yisrael! Hashem lembra Moshe que o D'us está por aqui!
Isso é aparentemente parte do plano de Hashem . Você vê, Hashem quer ouvir a
tefilot de Bnei Yisrael (orações). Agora, nos dias mais negros do exílio, o
tempo é certo para o Êxodo.
Moshe
volta para os poços da lama nas ordens de Hashem e anuncia "Você será em
breve livre". Mas esses escravos tiveram o suficiente das declarações de
Moshe. Em seguida, Hashem envia Moshe de volta ao palácio para repetir sua
mensagem para Faraó. Agora Moshe não é um manequim. Ele sabe que faraó não
deixara seu povo ir. Ele precisará de um milagre. Hashem deu a Moshe um saco de
truques na nossa última parashat. Ele pode usar o truque das cobras.
Quando Moshe e Aharon chegam até
faraó, eles pedem para que os judeus deixem Mitzrayim para um sacrifício de
três dias no deserto. Faraó ri de suas caras e pede um sinal para provar o
poder de D'us.
Aharon joga seu cajado no chão e
torna-se uma cobra. Uau! Grande truque! "Isso é tudo que você tem?"
diz faraó. Com isso, ele chama seus próprios mágicos, cada um armado com seu
próprio cajado. Um por um, cada mágico transforma seu cajado em uma cobra,
depois transforma a cobra de volta em um cajado. Faraó não ficou impressionado
com o truque de Moshe.
Mas espere! Hashem tem outro truque
na manga de Aharon. Um final milagroso,
o cajado de Aharon volta a ser uma cobra e engole a outras duas cobras dos
magos do faraó! Agora, isso é um milagre que faraó não pode negar. Ele apenas
diz a Moshe que ele se recusa a deixar o Bnei Yisrael sair livre.
Moshe está frustrado por causa do teimoso do
Faraó. Hashem está preparando uma praga. No primeiro evento começa a sangrenta
batalha: Aharon estica seu cajado sobre o rio Nilo. A próxima coisa que faraó
conhece, o rio e toda a água em Mitzrayim(mesmo a água engarrafada no aquecedor
de água do palácio) vira sangue. Bem, isso não é grande coisa. A maioria dos
egípcios considera o sangue como uma iguaria. Claro, agora que todos os peixes
estão surgindo mortos no Nilo e tudo cheira muito ruim, esse sangue é
suficiente para transformar o estômago de um egípcio. Que inconveniência! Não
há água para beber, sem água para lavar pratos, e é um "banho de
sangue" nos chuveiros!
Enquanto isso, o Bnei Yisrael em
Goshen está montando as ondas de oferta e demanda. A água pode ser vermelha
para os egípcios, mas é cristalina para os judeus. E os egípcios estão
dispostos a pagar qualquer preço por uma xícara de água limpa. Há uma captura
mais para a praga, no entanto: se um judeu entrega um copo de água limpa para
um egípcio, aquela água se transforma em sangue no momento em que muda de mãos.
Faraó é tomado de surpresa. Ele
deveria deixar os judeus irem? Seus mágicos lhe dão a resposta. Quando eles
tornam a água ao próprio sangue, faraó recusa o pedido de Moshe.
A praga número dois apresenta sapos viscosos. Mais uma vez, Aharon estica o
seu cajado sobre o rio Nilo e eles saem do Nilo pulando na vida dos egípcios
com uma vingança! Os sapos estão em todo o lado - no forno, no chão, na comida,
em um pedaço de pão, na água ... você não pode nem andar na sua carruagem sem
ouvir 'gribit' (croak) do motor! Essas sapos também não são sapos comuns: eles
coacham tão alto que ninguém pode ouvir nada além de sapos dia e noite. Será que
Moshe e Aharon logo receberão um telefonema de Faraó no Yetziat Mitzrayim linha direta.
Aparentemente, faraó está totalmente assustado. "Tire os sapos e me diga
onde assinar as folhas de liberdade", grita faraó em desespero. Moshe acredita
na palavra de faraó(ainda é no início do jogo!) E reza para que Hashem se livre
das rãs. Mas uma vez que os sapos se foram, faraó sacode o negócio. O Bnei
Yisrael não poderá sair livre.
Desta vez, Hashem diz a Moshe que
nem mesmo avise Faraó sobre o próximo episódio da agenda da pragas. Por sinal,
você não está se perguntando o que está acontecendo? Bem, aqui eles vêm: Com um
estiramento do cajado de Aharon no ar, o pó de Mitzrayim se transforma em um
enxame de piolhos! Essas pequenas agulhas infestam os cabelos e os corpos de
todos os egípcios e seus animais. E acredite, esses piolhos não são para rir!
Uma vez que você os tem, é difícil o suficiente para se livrar deles.
Faraó pode ter problemas para
deixar os judeus irem, ele chama seus
magos para uma consulta. Para o desânimo de faraó, as lúgubres tentativas do
mágico de copiar a praga são desmoralizantes! Faraó enfrenta um dilema: ele
cede às exigências de Moshe? Hashem faz a ligação desta vez. Ele endurece o
coração de Faraó, tornando-o mais teimoso do que nunca! Faraó fica sete dias em
"coceira" até que Hashem termine a praga.
Moshe aparece antes de faraó o
chamar com um aviso: faraó deixa o Bnei Yisrael ir embora ou os animais
selvagens serão a próxima artilharia na batalha de Hashem ! Claro, faraó se
recusa teimosamente a deixar os judeus irem e Moshe volta a Goshen antes do
primeiro rugido.
Imagine sair da casa apenas a tempo
de ver um rebanho de rinoceronte virar em sua direção. Gorilas atacando pessoas
na rua; multidões correndo em todas as direções enquanto há ataques de leões e
hienas. É uma cena de devastação onde você se encontra em Mitzrayim - exceto em
Goshen, é claro, onde o Bnei Yisrael está fora do trabalho neste brilhante dia
ensolarado.
Em pânico, Faraó chama Moshe e
Aharon. Ele já teve o suficiente desse D'us e Seu poder. Faraó ordena a Moshe
que se livre dos animais. Os judeus podem sair.
Moshe reza por Hashem para tirar os animais. Claro, assim
que eles se foram, Faraó muda de idéia novamente. (Que garoto teimoso!)
A praga número cinco ganha vida,
uma peste causa a morted os animais de Mitzrayim. Toda vaca, cabra, ovelha,
burro e camelo caem mortos.
Enquanto isso, em Goshen, os
animais do Bnei Yisrael estão vivo. Mesmo um milagre maior ocorre quando os
animais de um judeu e um egípcio são misturados nos campos: apenas o animal do
egípcio morre.
Até agora, faraó deveria estar
escoltando os judeus até os portões de Mitzrayim e dando-lhes a bota. Mas Hashem
endurece o coração de faraó para que ele seja mais teimoso do que nunca. Agora,
faraó terá que suportar mais pragas antes de poder escolher libertar os
escravos.
A próxima praga é quente. Hashem
comanda Moshe e Aharon a cada um deles pegar dois cofres de cinzas. Moshe então
tira os quatro punhos e lança essas cinzas para o céu. As cinzas se espalharam
por Mitzrayim, colocando- se na pele de todo egípcio, mulher, criança e animal.
Imagine ter uma terrível queimadura solar. Tão terrível que bolhas e bolhas de
pus cobrem todo o corpo.
Faraó e os mágicos não são imunes
a essas bolhas. Faraó está tão doente que ele tem que ficar na cama. Os magos
também ficam doentes. Eles estão tão envergonhados que nunca aparecem no
tribunal de Faraó novamente.
É claro
que, uma vez que a praga pára, faraó esquece a dor das feras e se recusa a
deixar Bnei Yisrael sair livre. Moshe avisa a faraó que a próxima praga será tão
aterrorizante quanto todos as outras pragas combinados. Mas, é claro, faraó é muito teimoso para
prestar atenção ao aviso de Moshe. No dia seguinte, Moshe é instruído a esticar
a mão para o céu. Com isso, uma tempestade de granizo começa -
Uma tempestade de granizo? Enormes
blocos de gelo cobertos de fogo caem no chão, matando pessoas, esmagando casas,
começando incêndios e causando terríveis caos em todo Mitzrayim.
Com terror, faraó chama Moshe e
Aharon de volta ao palácio. Ele admite que ele pecou. Ele chama Hashem de justo
e os egípcios e ele - perverso. Ele mesmo promete que o Bnei Yisrael pode
partir. Mas quando a tempestade de granizo pára, faraó mantém sua palavra.
Resumindo nesta parashat, Hashem envia
as primeiras sete pragas:
1ª as águas se tornam sangue;
2ª rãs;
3ª piolhos;
4ª Animais ferozes;
5ª Morte dos animais;
6ª Sarna;
7ª Chuvas de pedras e fogo;
Na próxima parashat veremos as
ultimas 3 pragas e o que acontece com o Bnei Yisrael.
SESSÃO DE PERGUNTAS:
1. Por que
Moshe hesita em falar com Bnei Yisrael?
Moshe tinha um impedimento de fala.
2. Deus disse
que a redenção dos judeus seria fácil?
Não, Deus diz que irá endurecer o coração de faraó.
3. Quantas pragas são vistas
nesta parashá e quais são elas?
Sete: sangue, sapos, piolhos, animais selvagens, epidemia de gado, sarna
e granizo.
4. Onde Moshe disse que os
sapos, da segunda praga, iriam?
Para o Palácio do faraó, quartos, camas, quartos de funcionários, seu
povo, dentro de fornos e comidas.
5. O que se transforma nos
piolhos que afligem o Egito?
Aharon atinge o pó da terra.
6. Onde os piolhos não foram?
Eles não foram a Goshen (onde os judeus viveram).
7. Qual é a primeira coisa que
Deus começa a matar durante as pragas?
Gado do Egito.
8. O que Deus instrui Moshe a
lançar no ar para se transformar em furúnculos?
Cinzas.
9. O que tinha no granizo que
caiu no Egito?
Havia fogo nos pedaços de granizo.
3 ATIVIDADES PARA OS DEDINHOS:
SHABAT SHALOM!!!
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3 - PARASHÁ BO
À medida que
a nossa Parasha começa, Moshe e Aharon estão novamente de pé diante de faraó. A
advertência de outra praga cai, mas isso não impede que os criados do palácio
entrem em pânico. Eles recomendam um plano
"Você quer oferecer alguns sacrifícios no Midbar (deserto)"
Bom! Pegue os homens, leve-os. Mas deixe as mulheres e as crianças para trás
para que faraó possa ter certeza de que os homens
retornarão.
Moshe insiste
que faraó deixa cada homem, mulher e filho sair. Não só isso, mas Moshe insiste
que eles devem ter permissão para levar seus animais também.
"Oh não!
Eu sei o que você quer", responde faraó. "Você quer fugir do Egito!
Bem, não vai funcionar! Só os homens vão ou nada!"
Bem, se essa é a oferta fi nal de faraó, então
... vem aí a peste de gafanhoto! Um forte vento sopra através da terra de
Mitzrayim carregando alguns trilhões de passageiros: gafanhotos. O céu está tão
cheio dessas criaturas que fica tão escuro como a noite. Essas pequenas
criaturas têm muito apetite! Eles comem tudo o que restava da última praga, as
folhas das árvores, a grama do chão e devoram todas as plantações restantes nos
campos de Mitzrayim. Quando o trabalho está pronto, não há uma folha verde ou
uma gota de comida deixada em todos os cantos de Mitzrayim.
Os gritos
estão desesperados em todo Mitzrayim. As pessoas morrerão de fome se faraó não
ceder às exigências de Hashem . O próprio faraó percebe que o show está pronto.
Ele chama Moshe e Aharon para o palácio e implora-o para rezar a Hashem para parar
essas ameaças de asas.
Mais uma vez,
Moshe reza. Hashem envia um vento forte que transporta todos os gafanhotos.
Mesmo os gafanhotos em conserva em jarros egípcios e barris desaparecem. Mais
uma vez, depois que a praga pára, faraó muda de opinião!
Mais uma vez
faraó foi teimoso, Hashem comanda Moshe a esticar a mão em direção ao céu.
Imediatamente, uma grossa manta de escuridão se espalha por todo Mitzrayim.
Essa escuridão é mais negra do que a noite. Nem mesmo lâmpadas e tochas podem
cortar essa escuridão!
Enquanto
isso, de volta a Goshen, onde os dias são leves e a noite não é tão escura como
as pessoas podem pensar, Hashem tem um encontro com um grupo de não-crentes -
quatro quintos da população de Bnei Yisroel para ser exato. Você vê, quando
Moshe e Aharon anunciaram que foram enviados como mensageiros de Hashem para
tirar Bnei Yisroel de Mitzrayim, nem todos acreditavam neles. Mesmo com os três sinais de Hashem, que Moshe costumava provar. Eles pensavam que viveriam e morreriam como
escravos em Mitzrayim e, mesmo que Moshe pudesse de alguma forma atrapalhar as
saídas sem tropeçar um alarme, morreriam de fome no deserto.
Bem, aqui
estão algumas notícias para os dissidentes. Você vai morrer em Mitzrayim - mas
não faça planos para voltar ao trabalho quando a praga da escuridão vier,
porque Hashem está limpando a casa antes que esta praga acabe! Significado:
Hashem castiga estes judeus perversos com a morte.
Porque, mesmo
que essas pessoas mereçam morrer, o que pensariam os egípcios se vissem tantos
judeus morrendo nas mãos de seu próprio D'us? Hashem, não queria que os egípcios
dissessem que o Bnei Yisrael não era melhor do que eles. Portanto, Hashem
trouxe a escuridão para que o Bnei Yisrael pudesse enterrar seus mortos
silenciosamente sem serem vistos.
Se você acha
que os três primeiros dias sombrios são ruins, no quarto dia, a escuridão torna-se
tão espessa que os egípcios nem conseguem se mexer! Imagine estar congelado no
meio de um espirro, ou no meio de engolir uma mordida de comida. Os egípcios
ficam como estátuas por três dias. Imagine o quão assustador deve ser, ficar
preso em um lugar por tanto tempo no escuro!
Para o Bnei
Yisrael, havia luz, mesmo quando eles entravam na casa de um egípcio. E isso é
exatamente o que eles fizeram durante esses três dias. O Bnei Yisrael
inspecionou as casas egípcias para ver onde mantiveram seus objetos de valor.
Claro, eles não tocaram nada que não pertencesse a eles.
Quando faraó descongela, ele chama Moshe e Aharon. Desta vez, faraó está
disposto a deixar todos os homens, mulheres e filhos irem embora. A única coisa
que o faraó quer é manter o gado para substituir os rebanhos que morreram
durante a praga. Mas na véspera da praga final, as apostas são maiores. Moshe
quer tudo: animais incluídos. Afinal, eles precisarão de gado para oferecer
sacrifícios a Hashem no deserto. Faraó está furioso com a arrogância de Moshe.
Ele grita para Moshe e Aharon para deixar o palácio. Na próxima vez que eles
retornarem, os guardas vão matá-los!
Moshe não
ficou impressionado com as ameaças de faraó. Moshe adverte faraó que a próxima
praga o fará implorar para que o Bnei Yisrael saia de Mitzrayim. Ao meio da
meia-noite, Hashem fará morrer todos os primogênitos de Mitzrayim !
Com isso,
Moshe sai, para nunca mais confrontar faraó.
Há muita
preparação para fazer antes da praga final. A primeira tarefa de Moshe e Aharon
é ensinar Bnei Yisrael a primeira Mitzvá, a Mitzvá de Kiddush Ha-Chodesh.
(Santificação da Lua Nova ou início do novo mês).
Moshe declara
no nome de Hashem : "Este mês será para você o primeiro mês: - o
que? Nissan o
primeiro mês? Você provavelmente pensou que era Tishrei ! Bem, você está
parcialmente correto. O ano judaico também tem pontos de partida diferentes. O
nascimento do mundo e o julgamento de Hashem está em Tishrei . Para
"Maasering" frutos da árvore, é o 15 de Shvat (Tu B'Shvat ). E agora,
em reconhecimento de Yetziat Mitzraim, (o Êxodo do Egito), Hashem quer que o
Bnei Yisrael marque a Nissan em seus calendários como o primeiro mês do ano
para o recém-libertado Bnei Yisrael. Isso é muito importante para saber porque
na Torá, os meses nunca são mencionados pelos nomes próprios. Eles são sempre
referidos como "o primeiro mês ( Nissan )", "o sétimo mês (
Tishrei )", e assim por diante.
Quando o Bnei
Yisroel chegar a Eretz Yisroel, eles devem nomear um Sinédrio - um tribunal de
homens cultos. Esse corpo de líderes decidirá a cada mês em que será Rosh
Chodesh .
O calendário
judaico é baseado no ciclo da lua. Se você já observou a lua no céu da noite,
esse corpo celestial começa a parecer um meio círculo muito fino e, finalmente,
cresce para o círculo completo no meio do mês. Em seguida, encolhe novamente a
uma tira. Essas mudanças são chamadas de "as fases da lua". No final
do mês, a lua não é visível no céu noturno!
Quando a
porção de uma lua aparece novamente, é um sinal de que o novo mês chegou. Embora
essas fases possam ser facilmente calculadas pelos membros do Sinédrio, muitos
dos quais são astrônomos nos tempos livres, Hashem quer que todos os Bnei
Yisrael participem da Mitzvá do Kiddush Ha-Chodesh. Então, no início do mês, é
uma Mitsvá para que os judeus busquem essa fita no céu e se dirigem ao Sinédrio
para testemunhar a visão disso. É claro que milhares de judeus podem ser
testemunhas e o Sinédrio ouvirá todos os testemunhos.
Hoje, porque
não temos um Sinédrio, temos um calendário fixo que foi descoberto por Hillel
através de cálculos astronômicos. Estes cálculos devem ser usados até a vinda
de Mashiach (que ele venha rapidamente em nosso tempo).
Rosh Chodesh
é a primeira mitzvah dada a Bnei Yisrael. Mas eles não podem fazer muito com
isso, pois não há Sinédrio e eles ainda não entraram em Eretz Yisrael . As duas
mitzvot seguintes , no entanto, são uma história diferente. Eles devem ser
cumpridos esta noite. De fato, quem não cumprir esta mitzvá deve entregar seu
passaporte Yetziat Mitzrayim após a meia-noite.
Esta noite,
toda família judaica matará um cordeiro como um sacrifício a Hashem. Então, o
que é tão bom sobre isso? Você pode se lembrar de Bereishit de que, quando
Yosef levou seus irmãos para encontrar faraó, ele disse que eles eram pastores.
Por quê? Porque os egípcios adoram o cordeiro como um deus. Imagine quão
horrorizados ficariam quando vissem seu deus sendo abatido e comido por Bnei
Yisrael! Isso tudo é um teste. Afinal, Bnei Yisrael tem que mudar a mentalidade
escrava e provar a Hashem que eles merecem os milagres que levará para afastar
o país da escravidão!
Mas antes que
um macho possa comer o korban Pesach, ele deve ter um Brit Milah (circuncisão).
Moshe explica
que no décimo de Nissan , o chefe de cada família preparará um cordeiro macho
sem mácula no primeiro ano. Este cordeiro deve ser amarrado ao poste da cama
por quatro dias, e na tarde do dia 14 de Nissan, um membro da família matará o
cordeiro e esfregará um pouco de seu sangue nos três lados do quadro da porta,
superior, direito e esquerdo. Quando Hashem passa através de Mitzrayim matando
o primogênito de cada família, Ele "irá passar" as casas daqueles que
mantiveram esta mitzvá.
O Korban
Pesach deve ser assado e comido com matzoh e maror (ervas amargas). O maror é
um lembrete da amarga escravidão em Mitzrayim. Qualquer coisa restante da carne
é queimada pela manhã. Cada pessoa na mesa deve estar completamente vestida e
levando uma bengala - pronta para fugir de Mitzrayim com um aviso prévio. Na
verdade, esta noite será a noite do Êxodo de Bnei Yisrael de Mitzrayim!
De agora em
diante, no dia 14 de Nissan , Bnei Yisrael vai comemorar um dia de Yom Tov
(feriado) chamado Pessach / Páscoa , lembrando o momento em que Hashem nos
liberou da escravidão egípcia.
Há muitos de Bnei Yisrael que
não foram circuncidados, desde que faraó fez isso contra a lei. Em uma ótima
demonstração de fé, todos esses homens e crianças recebem um Brit Milah neste
14º dia de Nissan realizado por Moshe, Aharon e Yehoshua. Agora, à medida que
a noite cai, as famílias de Bnei Yisrael se preparam para deixar Mitzrayim em
um momento de aviso prévio. Enquanto eles engolem o korban Pesach junto com
maror e pão que nem teve tempo de crescer (matzah) eles estão apegados às
suas malas e esperando ansiosamente as ordens de marchar junto com Moshe para
fora do Egito.
Hashem desce sobre Mitzrayim há meia noite
com muitos milhares de anjos de destruição, anjos da morte, matando todos os
homens egípcios primogênitos - até os primogênitos dos egípcios morrem. Como
um bis, Hashem destrói todos os ídolos e imagens. Os que são feitos de pedra
são esmagados, aqueles feitos de madeira são apodrecidos e aqueles feitos de
metal são derretidos.
Qualquer casa judaica que tenha
o sinal de sangue nos postes da porta é poupada pelo derramamento de sangue.
Na verdade, Hashem cura a dor daqueles que acabaram de ser circuncidados.
Faraó, é claro, está totalmente
fora de contato com a realidade. Naquela noite, ele vai para a cama sem se
preocupar com o mundo. No meio da noite, no entanto, ele é despertado por
gritos de terror vindos de todas as direções. Por toda parte, parece que a
morte atingiu! No exterior e no palácio, os machos primogênitos caíram mortos.
Faraó viu a grandeza de Hashem e ele não está mais a correr o risco.
Especialmente porque ele, ele mesmo, é um filho primogênito.
Faraó vai procurar Moshe,
(lembre-se, ele disse a Moshe, para não voltar ao Palácio, sob ameaça de
morte). Quando ele encontra Moshe, ele implora a Moshe que tome todos os Bnei
Yisrael - homens, mulheres e crianças - e todos os seus animais e bens e saia
do Egito. Agora que Moshe tem toda a atenção de faraó, ele diz: "Nós
iremos embora, mas não no meio da noite, como animais. Vamos sair de manhã.
Na manhã seguinte, todo o Bnei
Yisrael, todos os 600.000 deles, se prepara para sair. Eles são acompanhados
por um grupo de pessoas que não eram judeus, mas os egípcios que viram os
milagres de Hashem e ficaram impressionados, então eles decidem converter-se.
(Infelizmente para Moshe, eles causam todos os tipos de problemas durante os
próximos 40 anos. Mais sobre isso na próxima Parasha) Batya, a filha de faraó,
também vem para a viagem.
Os judeus conseguiram preparar
massa para assar pão para a viagem. Mas os egípcios estão praticamente
empurrando-os para fora de suas casas, então, em vez de cozinhar
completamente o pão, eles o puxam para fora do forno antes que ele possa
subir - então temos matzah!
Um tempo atrás, Hashem disse a Moshe
para instruir o Bnei Yisrael que, quando saissem de Mitzrayim, fossem às
casas de seus vizinhos egípcios para pedir ouro, prata e roupas. Se eles
reivindicassem: "Mas eu não tenho ouro nem prata, e toda minha roupa é
velha". O Bnei Yisrael diria: "Oh, sim, lembre-se desses dias
sombrios? Bem, eu vi o armário da sala de jantar, o ouro no quarto e a linda
toga azul pendurada no armário do seu quarto". Os egípcios estão tão
envergonhados e desesperados para se livrar dos judeus que deram ao Bnei
Yisrael ainda mais do que pediram. Todo judeu que deixa Mitzrayim leva cerca
de 90 burros carregados de ouro, prata e pérolas. Este foi o preenchimento de
Hashem de Sua promessa a Avraham há mais de 400 anos que, quando o Bnei Yisrael
deixar Mitzrayim, eles estarão carregando grandes riquezas.
Enquanto tudo isso está
acontecendo, Moshe está ocupado preparando o caixão de Yosef para trazê-lo
para Eretz Yisrael para enterrar. Moshe fica à beira do rio Nilo, onde o
caixão havia sido enterrado e pede que o caixão se levante para a superfície.
E com certeza, o caixão vem à superfície. Então Moshe recolhe todas as vigas
de madeira que Yaakov trouxe para o Egito e a madeira que o Bnei Yisrael
plantou lá para a construção do Mishkan.
Para ajudar Bnei Yisrael a
lembrar como Hashem os tirou de Mitzraim, Hashem comanda Moshe a ensinar duas
Mitzvot. Pidyan Haben e Tefillin.
(Há outras mitzvot relacionadas
a lembrar Yetziat Mitzraim, mas estas são as mais significativas.)
Na próxima parashá veremos como
o povo conseguiu passar pelo mar vermelho!!!
SESSÃO DE PERGUNTAS:
1. Quantos dias durou a praga da escuridão?
Três dias.
2. Quem
foi capaz de ver através da escuridão?
Os judeus.
3. O
que os judeus devem fazer para proteger seus primogênitos?
Pintar com o sangue do cordeiro do sacrifício
de Pessach, os umbrais da porta de sua casa
4. A que horas começou a praga do primogênito?
Meia-noite.
5. Os
judeus deixaram o Egito tão rápido o que aconteceu com o pão deles?
Não teve tempo de crescer.
6.
Quantos homens judeus deixaram o Egito?
Aproximadamente 600,000 homens.
7.
Quanto tempo os judeus viveram no Egito?
430 anos.
8. O
que os judeus devem fazer para lembrar o êxodo a cada ano?
Comemorar a festa de Pessach, ficar sete dias
sem comer comida com fermento e contar a história do êxodo do Egito.
09.
Qual é a última mitzvá (mandamento) dada nesta parasha?
Tefilin.
Ensinando Rosh Chodesh
O Senhor disse a Moshe e Aharon: "Este mês será o primeiro mês para você. Será o primeiro mês do ano.
Observando Rosh chodesh mitzvah.
Rosh chodesh fases da lua
O nosso calendário judaico está enraizado nos ciclos da lua. Cada mês do ano é um mês lunar, começando na lua nova e terminando quando a lua está escura. Os judeus celebram o primeiro dia do mês, a lua nova ou Rosh Chodesh, como feriado menor. Algumas vezes durante as duas primeiras semanas do mês, muitas vezes no final do sábado, os judeus recitam uma bênção sobre a lua em gratidão por terem recebido os ciclos do tempo. Na última semana do mês, na manhã do sábado, os judeus anunciam o nome e a data do próximo mês como bem-vindos e um lembrete para a comunidade. Este anúncio indica que o mês atual está chegando ao fim. Algumas tradições judaicas se referem ao último dia do mês, a escuridão da lua, como Yom Kippur Katan (um pequeno dia de expiação) e consideram-no como um dia de jejum e penitência. Então a lua nova do próximo mês começa. Quando a lua morre, contemplamos a nossa própria mortalidade, e no nascimento da lua celebramos o nosso potencial de renascimento.
Uma das palavras para "lua" ou "mês" é chodesh, renovação. A tradicional benção judaica sobre a lua crescente diz à lua: "Você é uma coroa de glória para aqueles que são carregados no útero, porque eles, como você, estão destinados a ser renovados". A tradição judaica vê os ciclos da lua como uma metáfora para a renovação da vida.
Sugestões de atividades
SHABAT SHALOM
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04 - PARASHÁ BESHALACH
Em nosso último episódio, o
coração endurecido de faraó finalmente desmoronou sob a praga do primogênito.
Ele implorou a Moshe para levar seu povo e sair de Mitzrayim o mais rápido que
puderam. O Bnei Yisrael saiu de
Mitzrayim com grande riqueza e inspiração divina.
Ao inves de ir para Eretz Yisrael
do jeito fácil, Hashem escolheu um longo caminho. Isso porque Hashem sabe que o
Bnei Yisrael terá que atravessar a terra do Pelishtim se eles seguirem a rota
mais curta. A última coisa que um grupo de escravos recém-libertados precisa é
uma guerra! Então Hashem tem Bnei Yisroel fazer um passeio de desvio pelo
deserto, em torno da terra de Pelishtim.
O Bnei Yisrael segue uma nuvem de
glória ao dia e um pilar de fogo à noite. Proteção contra inimigos? Hashem
rodeia o Bnei Yisrael com outra nuvem que mantém a nação segura de inimigos.
Mesmo as setas não podem passar por este escudo. A nuvem também protege o Bnei
Yisrael do sol quente do deserto e das noites frias.
Três dias depois, um Mitzrayim
atordoado recupera seus sentidos. E sobre a infra-estrutura? Quem terminará os
projetos de construção? Eles roubaram nosso ouro e nossa reputação!
O faraó tem algumas preocupações
próprias. É óbvio que Hashem pode acabar com qualquer coisa que Mitzrayim envia
contra Bnei Yisrael. E depois de ser golpeado com dez pragas devastadoras,
faraó não está tão certo de que ele quer voltar para mais. Mas Hashem não vai
deixar isso com facilidade. Ele endurece o coração de faraó novamente. Agora a
pintura de faraó é uma imagem completamente diferente. É uma imagem dos
exércitos de Mitzrayim trazendo os escravos rebeldes de volta.
Quando Bnei Yisrael sente que
está indo em uma direção positiva, Hashem diz a Moshe que é hora de voltar
atrás. "O que é isso", pergunta o Eirev Rav. "Moshe nos leva até
aqui para nos provocar liberdade?" Isso é ruim o suficiente, mas quando
eles chegam ao limite do Yam Suf (Mar Vermelho) e encontram-se presos entre o
afogamento e o exército que se aproxima de faraó, os gritos exigem o
impeachment Moshe !!
Os soldados de faraó apontam seus
arcos para o Bnei Yisrael, mas a Nuvem da Glória é um repelente a barragem das flechas. Um
pilar de fogo evita que o exército fique muito perto do Bnei Yisrael.
As ondas vem batendo na praia,
lembrando a nação de que não há para onde ir. Ainda assim, Moshe ordena às
pessoas que marchem. Hashem certamente irá transformar o mar em terra firme.
Este é o momento decisivo da história judaica. O Avot (antepassados) grita a
Hashem para ajudar seus descendentes. Mas isso não é o que Hashem está
procurando. O Bnei Yisrael colocará toda a sua confiança em Hashem? Eles
realmente acreditam que Hashem os salvará do exército de faraó? Será que Hashem
irá realizar um milagre e permitir que o Bnei Yisrael respire debaixo d'água?
Assim o último de Bnei Yisroel
sai do fundo do mar, o primeiro soldado egípcio passa por sua carruagem. Faraó
vê as costas do povo enquanto os mares afogam o seu exército. Os cavalos não
podem mais puxar sua carga. De repente, de ambas as extremidades, as paredes da
água caem, afogando todo o exército e seus cavalos em uma única onda. Somente
faraó sobrevive para testemunhar seu exército exterminado por Hashem.
Bem, essa mudança de eventos
causa bastante espetáculo! O Bnei Yisroel está inspirado a cantar uma canção de
louvor a Hashem. Moshe leva os homens enquanto Miriam leva as mulheres a essa
música divinamente inspirada, "Az Yashir", que recitamos diariamente
durante as orações da manhã. Os Malachim (anjos) se juntam também! Neste
momento, o Bnei Yisrael mostra grande fé em Hashem e seu líder escolhido,
Moshe. Mesmo o Eirev Rav está inspirado a fazer teshuvá (arrepender). Este dia,
sete dias fora de Mitzrayim , é celebrado como o sétimo dia de Pessach /
Páscoa.
Agora que o império egípcio está
praticamente demolido, Hachem passa para assuntos mais importantes. Hashem tem
um presente para dar ao Bnei Yisrael, a Torah, a Lei Divina de Hashem . A Torá
separará o povo judeu de todos os outros povos do mundo. O Bnei Yisrael deve
subir a um nível de grandeza das profundezas da impureza que definiu Mitzrayim
. Durante os próximos quarenta dias, os escravos irão percorrer o deserto,
saindo das profundezas do tum'ah (impureza) até chegarem a Har (Mt.) Sinai.
Se há uma coisa sobre a qual você
se preocupa em um deserto, é água - e Bnei Yisrael não tem! Depois de três dias
na areia sem água, a fé do povo em Hashem começa diminuir! Por esta altura eles
chegam em uma área mais tarde chamada "Marah". Isso porque
"Marah" significa "amargo".
Na maior parte, o Bnei Yisrael
mantém firme a fé. Mas o rav Eirev tem outras ideias. Os seus resmungos
realmente irritam Hashem. O Bnei Yisroel está preso no departamento de
reclamações. O que eles beberão? Será que eles acabarão como "nação de
desidratação"?
Hashem vem ao resgate. Ele ordena
Moshe para agarrar um ramo de uma certa árvore. Na instrução de Hashem, Moshe
joga o ramo na água amarga. Bem, agora Bnei Yisrael está em um milagre duplo. A
casca desta árvore em particular é amarga. A água também é amarga. No entanto,
quando o ramo amargo atinge a água amarga, a água amarga torna-se doce!
Bem, essa é uma história
diferente! Agua. Hashem está extasiado com o final feliz e decide servir alguns
Mitzvot (mandamentos) antes de dar a Torah. Uma dessas mitzvot é o Shabat.
Agora, um mês se passou desde
Yetziat Mitzrayim. Os suprimentos de massa que são usados para assar pão
agora estão esgotados. O Everv Rav fica nervoso e, mais uma vez, entra em
pânico pelo resto de Bnei Yisrael. "Onde vamos conseguir comida agora?
Quer que morramos no deserto ou devemos fugir para Mitzrayim onde o grão
cresceu livremente?"
Hashem é aborrecido, mas está
preparado.
Todas as manhãs, durante os
próximos quarenta anos, o Maná chovia do céu, cobrindo o deserto com pequenas
minérios brancos de neve do "pão milagroso". Maná só poderia vir de
shamayim (céu). Onde mais você encontraria um produto que tivesse qualquer
gosto que você quisesse? Você não precisava cozê-lo, fritá-lo, esfregá-lo,
fermentá-lo, ferver e prepará-lo apenas a seu gosto. Apenas deseje. Você está
com vontade de um bife? O Maná é um bife! Você precisa de challah para
Shabat?Apenas deseje e você tem uma deliciosa challah!
Há, no entanto, algumas regras:
Em primeiro lugar, cada pessoa tem direito a um Omer (cerca de 4 litros) de
Maná por dia. Traga para casa mais e milagrosamente a quantidade extra se
dissolverá. Como o Maná também descansou no Shabat, o Bnei Yisroel recolheria
uma porção dupla de Maná na sexta-feira. Uma porção para sexta-feira e outra
para Shabat. Claro, havia aqueles céticos que tinham que tentar descobrir.
(Dathan e Aviram, esses antigos perturbadores). Eles colecionaram mais do que
um omer até mesmo saiu no Shabat para tentar encontrar Mana. Eles foram punidos
por Hashem.
Para comemorar este grande Nes
(milagre), Hashem ordena Moshe para colocar alguns dos Manot em um jarro de
barro para futuras gerações.
À noite, Hashem fez com que os
pássaros caíssem do céu, proporcionando o Bnei Yisroel um bom prato de carne.
Mesmo que Hashem tenha dado
algumas mitzvot, o Bnei Yisrael não parece se divertir. Então, Hashem decide
agitar a nação confortável. Quando eles chegam em uma área chamada
"Massa", eles estão aterrorizados com a perspectiva de que não há
água à vista. As pessoas logo ficaram com muita sede. Como de costume, o rav
Eirev é o primeiro a agarrar seus marcadores e sair protestando contra esta
última tentativa de desidratação do deserto.
Hashem comanda Moshe a acertar
uma pedra. Quando ele faz, uma fonte de água vem derramando - o suficiente para
sustentar 3 milhões de pessoas! Nos próximos 40 anos, este "poço de
Miriam" nome dado em consideração a irmã de Moshe, o poço segue o Bnei
Yisrael através do deserto.
Era obrigado a acontecer mais
cedo ou mais tarde, mas quem teria acreditado que uma nação iria levantar as
tripas tão cedo para atacar Bnei Yisroel. Depois de testemunhar tantos milagres
e a força divina de Hashem, você pensaria que Amalek estaria tremendo em suas
botas.
À medida que Amalek se aproxima,
Moshe mostra que é melhor enviar seus melhores tzadikim para a batalha. Eles
entenderão o incrível poder de Hashem e perceberão que, apenas com a ajuda de
Hashem , as armas de Amalek são inúteis. Moshe nomeia seu estudante Yehoshua
para reunir um exército.
Moshe decide que ele irá para
Hashem no topo de uma colina onde todos os soldados judeus podem observá-lo.
Moshe ergue as duas mãos para o céu e começa a orar. Quando os soldados
observam os braços levantados de Moshe, eles sabem que Hashem está do seu lado.
Mas os braços de Moshe começam a se cansar e os soldados começam a se preocupar
e perder a coragem. Se os braços de Moshe caírem, esse será o fim de Bnei Yisrael!
Quando Moshe se senta em uma
rocha em oração, Aharon, juntamente com o filho de Miriam, Chur, segura os
braços de Moshe até a batalha acabar. Hashem aceita as orações de Moshe e
concede a Bnei Yisrael uma grande vitória. Imagine ... um grupo de ex-escravos
batendo um dos exércitos mais ferozes ao redor!
Hashem está furioso com Amalek. A
divisão do Yam Suf (mar vermelho) é um sinal para todas as nações que Hashem
tem poder supremo. Todas as nações do mundo, até agora, ficaram maravilhadas
com a grandeza de Hashem . Embora Amalek tenha perdido a batalha, eles
quebraram esse feitiço mágico. Para isso, Hashem decreta que, quando o Bnei
Yisrael estiver resolvido em Eretz Yisrael, a primeira ordem de negócios do rei
será destruir todo homem, mulher, criança e animal - e o próprio nome de Amalek
PARA SEMPRE!
Os judeus finalmente deixam o
Egito, mas sua alegria não dura muito. Bnei Yisrael reclama sobre a falta de
água, a falta de comida e até mesmo lamentar deixando o Egito!
SESSÃO DE PERGUNTAS:
1. De quem
são ossos que Moshe carrega quando Bnei Yisrael (os filhos de Israel) deixam o
Egito?
Yosef.
2. Como Bnei
Yisrael sabe em que direção ir quando saem do Egito?
Deus conduz o caminho - com uma nuvem durante o dia
e um pilar de fogo à noite.
3. Como o Mar
Vermelho é separado?
Moshe estica seu cajado sobre as águas.
4. O que
acontece depois de todo o Bnei Yisrael atravessar o Mar Vermelho?
Moshe alonga seu cajado de novo e as águas
fecham-se.
5. O que
aconteceu com os egípcios que estavam perseguindo o Bnei Yisrael?
Eles se afogaram no Mar Vermelho.
6. Que oração
da manhã é tirada da leitura da Torá desta semana?
"Az Yashir Moshe."
7. Quem
lidera as mulheres na canção depois de atravessarem o Mar Vermelho?
Miriam, Moshe e Aharon.
8. Por que
Bnei Yisrael começa a reclamar?
Eles estão com sede e não conseguem encontrar água
para beber.
9. Que
alimentos o Bnei Yisrael come durante os quarenta anos no deserto?
Maná.
10. Quem
atacou Bnei Yisrael no deserto?
Amalek.
PANDEIRO DE MIRIAN
Na Parashá desta semana, Parshat Beshalach, Miriam, a irmã
de Moisés, conduz as mulheres de Israel em canção depois de atravessar o Mar Vermelho.
Como diz na Torá: "Miriam, a profetisa, a irmã de Aaron, pegou um timbrel
na mão, e todas as mulheres saíram depois dela com timbrels e com danças."
Esta é uma ótima oportunidade para cantar e dançar com nossos filhos e recriar
a divisão do mar.
Materiais:
Dois pratos
de alumínio
Feijão seco
Furador
Fitas
Instruções:
1. Faça cinco furos ao redor de cada um dos pratos
2. Coloque feijões secos entre duas panelas.
3. Use a fita para anexar as panelas entre si.
4. Decore o tamborim com fitas adicionais.
Cante e dance!
O Bnei Yisrael segue uma nuvem de glória ao dia e um pilar de fogo à noite. Proteção contra inimigos? Hashem rodeia o Bnei Yisrael com outra nuvem que mantém a nação segura de inimigos. Mesmo as setas não podem passar por este escudo. A nuvem também protege o Bnei Yisrael do sol quente do deserto e das noites frias:
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05- PARASHAT YITRO
Em nosso último episódio, Hashem
tirou o Bnei Yisrael de Mitzrayim com grandes milagres e maravilhas. Ele também
acabou com exército egípcio de uma vez por todas, afogando os soldados e seus
cavalos no Yam Suf e o Eirev Rav (lembre-se desses perturbadores?), Que
instigou um protesto à beira do mar, teshuva (arrepender-se). Mas só demorou
três dias a perder fé novamente. Primeiro sobre a água, depois sobre comida e
carne, e finalmente quando Amalek atacou. Hashem cuidou de todos esses
problemas introduzindo o " Mana ", os pássaros " eslavos "
e "armando" Bnei Yisrael contra Amalek.
À medida que a parashat começa, a
palavra do êxodo milagroso e a vitória de Bnei Yisrael sobre Amalek chegaram a
Midyan e caíram nos ouvidos de Yitro, o sogro de Moshe. Durante o ano passado,
enquanto Moshe estava no Egito, liberando os escravos judeus, sua esposa,
Tzipora e seus dois filhos, Gershom e Eliezer, viveram com segurança na casa de
Yitro. Agora que o Bnei Yisrael está se aproximando do Sinai, perto do território
midianita, Yitro leva a família de Moshe.
Quando eles alcançam a Nuvem de
glória, descobrem que é tão difícil quanto uma pedra. Yitro não é capaz de
penetrar a névoa porque ele ainda não é parte de Bnei Yisroel, (ele ainda não
se converteu). Então ele envia uma carta com uma flecha na Nuvem da glória,
dizendo a Moshe que sua família chegou. Hashem permite que esta seta atravesse
e chegue a Moshe. Moshe, Aharon e todos os Setenta Zekainim, seguidos por todos
os Bnei Yisroel, deixam a Nuvem da glória para cumprimentar Yitro.
Moshe diz a Yitro todos os
detalhes dos milagres que Hashem trouxe para Bnei Yisrael: o makot (pragas), a
divisão do Yam Suf, o "poço de Miriam", o Mana, o eslavo e a vitória
sobre Amalek. Yitro está tão extasiado que ele insiste em ter uma brit milah (a
circuncisão) naquele momento e ali, tornando-se um ger (convert) e aceitando as
mitzvot de Hashem sobre si mesmo. Ele oferece Karbanot (sacrifícios) a Hashem,
e senta-se com Aharon e os Zekainim para tomar uma refeição, com humilde Moshe
servindo os convidados.
O sogro de Moshe, Yitro é capaz
de acompanhar o dia-a-dia do trabalho do grande líder de Bnei Yisroel . Todas
as manhãs, Moshe acorda até uma linha que se estende ao redor do bloco de
pessoas que precisam falar com ele. Eles têm dúvidas sobre como cumprir
mitzvot, pedidos de bracha (bênção), eles precisam de um juiz para resolver uma
disputa, e todos os tipos de questões triviais. (Aparentemente, Moshe nunca
ouviu falar de autoridade delegada).
Junto vem Yitro com alguns
conselhos excelentes: "Você conseguiu seus 70 Zekainim (Anciãos) sentados
silenciosamente ao ar livre durante todo o dia, enquanto as linhas ficam cada
vez mais longas! Vamos colocar esses 70 homens inteligentes para
trabalhar". Que ideia! Os Zekainim podem ser juízes dos mais altos tribunais
e então podem ser julgados para os tribunais inferiores. As pessoas podem ir
aos tribunais regulares para todos os seus problemas básicos. Então, se o caso
for muito complicado, ele será enviado para um tribunal superior julgado por um
dos Zekainim. Se os Zekainim ainda não conseguem chegar a uma decisão, então
Moshe finalmente lida com o caso.
Moshe gosta do que ele ouve. Mas
ele pede permissão a Hashem antes de implementar o plano. Hashem dá o bem e o
plano de ação de Yitro entra em vigor e imediatamente limpa o oleoduto bait-din
.
No primeiro de Sivan , dois meses
e meio após Yetziat Mitzrayim, Bnei Yisroel chega ao pé de Har (Mt.) Sinai. Nos
próximos cinco dias, eles se prepararão para o momento mais incrível e
definidor da história judaica. O ar está cheio de emoção. Tem um efeito de
grande alcance. (Você pode dizer que os próximos quatro dias foram
provavelmente a única vez na história judaica que os judeus pararam de lutar
entre si!)
Moshe vai até a cimeira de Har
Sinai na manhã seguinte. Ele retorna com uma mensagem importante de Hashem. O
Bnei Yisroel foi escolhido para ser o povo especial de Hashem de todas as
nações da terra. Mas a captura é que Bnei Yisroel deve aceitar os mandamentos
de Hashem . Se Bnei Yisroel abandonar as mitzvot, elas serão punidas.
Moshe se volta para os Zekainim e
pergunta: "Você quer aceitar as mitzvot de Hashem? " Antes que os
Anciãos possam dar uma resposta, todo o Bnei Yisrael responde "Na'aseh
V'Nishma" ("Nós faremos e iremos ouvir" ) significando
"tudo o que Hashem traz, nós aceitamos".
Moshe planeja ser intermediário
entre Hashem e Bnei Yisrael. Hashem dará as leis a Moshe e Moshe os repetirá
para Bnei Yisroel. Mas Bnei Yisroel não está feliz com esses planos. Eles
desejam ouvir a voz de Hashem.
Então Moshe faz o caminho de volta
para a montanha e diz a Hashem (como ele já não sabia) que o Bnei Yisrael
aceitará suas mitzvot e ele pede contato direto entre Hashem e Bnei Yisrael.
Hashem concorda.
No quarto dia de Sivan , Moshe é
comandado para fazer uma fronteira em torno de Har Sinai. Os Bnei Yisroel são
instruídos a não cruzar a linha quando a Shechina ( Sua presença) descansa em
seu cume. A partir daí, a montanha será um terreno sagrado. Os judeus são
instruídos a mergulhar e suas roupas em um mikveh. Três dias depois, Hashem
falará com Bnei Yisroel.
No sexto dia de Sivan , (um
Shabat, ) , Bnei Yisrael acorda nos altos palmas do trovão. Eles são instruídos
a não ir além da fronteira em Har Sinai porque hoje a montanha se tornará um
terreno sagrado. Raios de relâmpagos e fogo esfumaçado aumentam a atmosfera
maravilhosa. Então o som de um shofar cresce cada vez mais alto e o terror
agarra os corações das pessoas.
Moshe sente o medo e grita
calmamente para Bnei Yisrael se aproximar. De repente, toda a montanha é
desarraigada e Hashem segura a montanha sobre as cabeças de Klal Yisroel. A
sujeira e a rocha se tornam cristal e Bnei Yisroel procura o terreno
transparente. Os céus estão abertos e é evidente que não existe outro senão
Hashem, governante de toda a criação.
A voz de Hashem grita para todo o
Bnei Yisrael, "Ou você aceita a Torá de Mim ou então você será enterrado
aqui!" Então, de uma só voz, todo o povo grita "Na'aseh
V'Nishma" - nós faremos (seja qual for a mitsvá ) que iremos ouvir.
"Com isso Hashem manda um exército de malachim (anjos) para curar as
feridas daqueles que foram maltratados como escravos no Egito.
E agora o momento da verdade - a
própria voz de Hashem deve ser encontrada
por Seus servos, Klal Yisroel ... Em um único pronunciamento, Hashem dá a Bnei
Yisrael todos os dez mandamentos ao mesmo tempo. Os céus e a terra treme, as
árvores caem e os rios revertem seu curso.
Uma vez que as pessoas se recuperam do susto, Hashem
retrocede e repete lentamente o primeiro "Aseret HaDibrot" (dez
mandamentos): "Eu sou Hashem, seu D'us, que te tirou de Mitzrayim " .
A voz de Hashem fala o segundo mandamento, "Você não
terá outros deuses além de mim".
Agora o povo implora a Moshe para
ser o intermediário mais uma vez. Hashem acompanha o plano. Ele entrega a Moshe
os outros oito mandamentos e Moshe os repete ao Bnei Yisrael
1. Eu sou o Senhot, seu Deus que o tirou de Mitzrayim (Egito) - O primeiro
de Aseret HaDibrot é reconhecer com todo seu coração e
mente que Hashem é aquele que criou o universo
inteiro. Ele sabe tudo e controla tudo. Quando Hashem tirou
o Bnei Yisrael de Mitzrayim, ele mostrou
Seu grande poder e Seu amor pelo povo judeu. Ser um servo de Hashem é
um grande privilégio.
3. Você não deve tomar o nome de Deus em vão. - Mesmo o nome "Hashem" ou "God" deve ser usado com moderação. E você certamente não deve jurar com o nome de Hashem falsamente. 4. Lembre-se do dia do Shabat e mantenha-o santo. - Shabat é um presente especial dado ao povo judeu. Hashem criou o mundo em seis dias e no sétimo dia ele descansou. No Shabat não temos permissão para trabalhar. 5. Honre seu pai e sua mãe. - Honre seus pais - Nossos pais nos dão tudo. Eles se preocupam conosco 24 horas por dia. Quem mais compraria suas roupas, alimentos... É importante que tratemos nossos pais com muito respeito. Devemos fazer o que nossos pais nos pedirem. A Torá nos diz que quem honrar seus pais será recompensado com uma longa vida
.
6. Você não deve assassinar. - É proibido um judeu matar. Nossos sábios advertiram que o Istaque Hamikdash seria destruído e a Shechina de Hashem deixaria Eretz Yisrael se os judeus cometem assassinatos. 7.Não cometerás adultério. - Um judeu deve lembrar que o casamento é uma bracha especial de Hashem . Quando um homem e uma mulher judeus se casam, estão unidos a Hashem . Se, chas v'shalom , (Deus proíba), alguém vem entre um homem e uma mulher casados, serão amaldiçoados. 8. Você não deve roubar. - A própria base da comunidade depende se você pode ou não confiar no seu vizinho para não andar com sua bicicleta ou escolher tomates do seu jardim sem sua permissão. Alguém que roubou está dizendo que não quer ser uma parte confiável da comunidade. 9. Você não deve levantar falso testemunho contra seu vizinho. - A verdade é outro bloco de construção. Especialmente no tribunal. Você deve contar com testemunhas para dizer a verdade. Mesmo entre os amigos, aquelas pequenas mentiras que pensamos que são uma boa diversão. A Torah nos adverte a não deixar que as falsas testemunhas escapem com a mentira, senão Hashem se afastará de Eretz Yisrael. Nenhuma chuva cairá e a seca resultará em uma terrível fome. 10. Você não deve querer o que seu vizinho tem. (Inveja) - O Aseret HaDibrot conclui com um aviso contra querer coisas que pertencem a outras pessoas. Se o seu amigo tem uma bicicleta ou um cartão de beisebol que você realmente gosta, não é permitido empurrá-lo para dar a você. Você deve aprender a ficar satisfeito com o que Hashem lhe deu. O ciúme leva a todos os tipos de terríveis averot (pecados). Uma vez que você aprende a ser feliz com o que você tem, você pode realmente manter o primeiro mandamento - entendendo que tudo pertence a Hashem. Só então você saberá com todo seu coração e alma que Hashem governa toda a criação. Logo após Moshe terminar o Aseret HaDibrot, Hashem acrescenta mais duas mitzvot. O primeiro é um complemento para o segundo do Aseret Hadibrot: Não só você não adora outros deuses além de Hashem, mas até mesmo fazer imagens de pessoas, anjos, sol e outros potenciais candidatos "ímpios" estão proibidos. Assim, um judeu não cairá na armadilha da idolatria. A segunda mitzvá tem a ver com a construção de um mizbayach (altar). Aqui estão os detalhes: Em primeiro lugar, um mizbayach deve sempre ser construído no chão, pois você não pode colocá-lo em pilares ou no topo de um prédio. Você também não pode fazer escadas que conduzem ao mizbayach.
SESSÃO DE PERGUNTAS
Yitro é o
sogro de Moshe e o sacerdote de Midian.
Gershom e
Eliezer.
Configurar
um sistema de liderança sobre Bnei Yisrael.
À frente
de Har Sinai.
Na
espessura de uma nuvem.
É morto.
Houve
trovões e relâmpagos. Uma nuvem grossa estava sobre a montanha. O shofar
foi ouvido.
Os dez
Mandamentos.
Bnei
Yisrael estava com muito medo e pediu a Moshe para continuar.
Quaisquer
imagens gravadas e deuses feitos de ouro e prata são proibidos.
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06 - PARASHAT MISHPATIM
A Parashat HaShavua (porção da leitura da Torá desta
semana) é chamada de “Mishpatim – Juízos”. Ela segue logo após os Dez
Mandamentos e trata principalmente da Lei Civil. Ainda temos a leitura especial
do Maftir sobre a oferenda de “Machatzit haShekel” (1/2 Shekel de santidade).
Vista pela perspectiva da Tora, não há distinção entre as
atividades cerimoniais e mundanas da vida - ambas devem estar permeadas de
santidade e ambas devem ser cumpridas por completo e com diligência.
Nesse contexto, a parashá inicia narrando como o povo
judeu inicia por receber uma série de leis concernentes à justiça social. Eis
alguns tópicos que são abordados: tratamento adequado aos escravos judeus ou
não-judeus; obrigações do marido com sua esposa; penalidades por agressões ao
próximo e amaldiçoar aos pais, juízes e líderes; Não se deve manter um escravo
por mais de seis anos. No sétimo ano ele deve ser livre. E se o escravo chegar
com sua família, mulher e filhos, estes não serão propriedade do seu senhor,
quando o escravo for embora ele pode levar a família consigo.
Responsabilidades por danos físicos ao seu semelhante ou
à sua propriedade, causados por alguém ou por algo de sua propriedade;
pagamentos por roubo; não retornar um objeto pelo qual ficou responsável; direito
de autodefesa de quem está sendo roubado; proibição contra sedução; prática de
feitiçaria; depravações e sacrifícios a ídolos. Se um boi matar uma pessoa,
esse boi deve ser morto e seu dono não será responsabilizado. E ainda, se o
burro do seu inimigo estiver por ai
vagando perdido, ele deve ser devolvido ao seu dono. Se alguém fizer um poço,
esse poço deve ser coberto.
A torá nos alerta a tratar o convertido, a viúva e o
órfão com dignidade e evitar a mentira. Não cobrar juros. Pagamentos de
obrigações ao Templo não devem ser atrasados e o povo judeu deve ser Santo até
mesmo em relação à comida. E nunca deve descuidar do pobre! O Eterno também nos
ensina que devemos ser bons para os estranhos, porque um dia fomos estranhos na
terra do Egito.
A torá ensina como deve ser o procedimento dos juizes na
corte. Os mandamentos sobre o Shabat e o ano Sabático (Shemitá) são delineados.
Três vezes ao ano - Pessach, Shavuot e Sucot, deve-se ir ao Templo e
apresentar-se a Hashem. E então, a torá conclui essa parashá com uma lei
referente a kashrut: não misturar leite e carne.
D’us promete guiar o povo para a terra de Israel e
ajudá-los a conquistar as nações que lá vivem e informa que o cumprimento de
Seus preceitos trará bênçãos para toda a nação. O povo promete fazer e escutar
– nassê venishmá - a tudo o que D’us disser. E o Eterno promete que se seguir
os seus mandamentos Ele será inimigo do seu inimigo.
Moshe escreve o livro da aliança que é lido para o povo.
Então, Moshe sobe a montanha, onde permanece por quarenta dias e noites, e lá
recebe as Tábuas da Lei – shnei luchot habrit.
À medida que a nação judaica continua a crescer, eles
recebem uma lista de leis para obedecer. Moshe subiu Har Sinai para derrubar os
Dez Mandamentos.
SESSÃO DE PERGUNTAS:
1. Por quanto tempo um homem pode
permanecer escravo?
Você só pode
manter um escravo por 6 anos, no 7º ano, ele fica livre.
2. Se um homem chegar a um mestre com uma
esposa e filhos, eles se tornam propriedade do mestre?
Não. Ele tem
permissão para levá-los quando ele sai.
3. Se um boi mata uma pessoa, o
proprietário é responsável? O que acontece?
O boi é
derrubado e o proprietário não é responsável.
4. Se alguém faz um poço - o que eles devem
fazer ou ser responsabilizados?
Cubra-o.
5. Por que devemos ser bons para estranhos?
Porque nós,
também, fomos estranhos no Egito.
6. O que acontece se você ver o burro do
seu inimigo vagando?
Devolva para
ele.
7. Quais são os três festivais que devemos
"aparecer diante de Deus"?
Pesach,
Shavuot e Sukkot.
8. O que acontece se você seguir a Deus e
seus mandamentos?
Ele será
inimigo de seus inimigos.
9. Quando Moshe lê o Livro da Aliança com
Bnei Israel, o que eles dizem?
Tudo o que o
Senhor falou, faremos!
10. Quanto tempo durou Moshe na montanha
para receber as tábuas da Lei?
40 dias e 40 noites.
JOGANDO COM A PARSHA:
T conversas Parsha de sua semana sobre o mitzvah de Hashavat Aveida, devolvendo algo que foi perdido. Aqui está um divertido jogo de caça ao tesouro que você pode jogar.
Caça ao tesouro. Encontre itens que você pode esconder em casa.Certifique-se de colocar uma pista em cada item que você colocou, que levará todos ao próximo item. Faça o tesouro do bolo parsha gostoso. Dê a todos sua primeira pista. Deixe-os sair para encontrar as pistas e ver quem chegará primeiro ao tesouro.
Para torná-lo interessante, dê pistas com base na parashá desta semana.
Esta semana fala sobre ficar longe das mentiras -מדבר שקר תרחק . Fale sobre como é importante não falar Lashon Hara. Jogue o jogo do telefone. A primeira pessoa sussurra uma frase no ouvido de alguém. O próximo repete no ouvido de outra pessoa. Quando a última pessoa ouve, ele deve dizer em voz alta. Veja se saiu da maneira exata como começou. Esta é uma boa lição para ensinar a criança que, uma vez que você diz algo ruim sobre alguém, isso pode mudar ao longo do caminho e soar muito diferente do que você disse.
Outra atividade para fazer durante a semana é contar um punhado de penas e colocá-las em um saco. Vá para fora em um dia ventoso e abra a bolsa deixando as penas voarem para longe. Depois de algum tempo, as crianças recolhem as penas. Você tem a mesma quantia com a qual começou? Algumas das penas se perderam ao vento. Isso nos ensina que quando você diz algo ruim sobre alguém, as pessoas começam a espalhar as notícias. Você nunca poderia voltar atrás. Esta Parsha fala sobre Shmita. Shmita ocorre no sétimo ano. Veja quantas coisas no Judaísmo você pode criar que tenham o número sete nelas. Você ficaria surpreso com quantas coisas existem!
ALIMENTO PARA O PENSAMENTO:
Na semana Parashat Mishpatim, Hashem ensina muitas leis sobre como agir e se comportar com outro homem. Por que não fazer um bolo em forma de coração para lembrar que “Vehavta Lereacha kamocha” trata seu vizinho como você gostaria de ser tratado.Você vai adorar esta sobremesa todo coração edly!
O que você vai precisar:
Bandeja em forma de coração
Receita de crumble de maçã
Crumble de Maçã:
Cobertura:
INSTRUÇÕES
Pré-aqueça a 350 graus F. Descasque, core e corte as maçãs em fatias. Coloque as maçãs em uma tigela grande e misture com açúcar, suco de limão, farinha e canela. Coloque em uma assadeira em forma de coração levemente untada e espalhe-a em uma camada uniforme. Deixou de lado.
Em outra tigela grande, misture as nozes (opcional), farinha, aveia, açúcar, canela e sal. Misture a margarina até que as migalhas sejam formadas.
Top maçãs uniformemente com mistura e leve ao forno, cerca de 45 minutos.
Shalosh Regalim:
O que você vai precisar:
· Existem diferentes maneiras que você poderia simbolizar o sholosh regalim.Você poderia comprar 3 marzipan challa para se assemelhar aos 3 regalim.
Ou:
1 Bolo Redondo
2 Geada
3 Alcaçuz para dividir o bolo em três.
4 - Em um terço, faça um lulav e Etrog fora do fondant ou do doce (um limão parece um Etrog).
- No próximo terço, faça um biscoito matza com massa de biscoito ou fondant
- No terço final, faça uma pequena montanha de fondant e o luchot no topo (feito de chocolate derretido em uma lata em forma de luchot).
ParshatShkalim:
O que você vai precisar:
· Compre moedas de chocolate e coloque-as em uma tigela pequena. As crianças vão adorar o chocolate e você pode discutir como se relaciona com a Parashá desta semana.
Apreciar! Tenha um ótimo Shabat! SUGESTÕES DE:
SHEMITAH:
Converse e invente atividades que se relacionam com as imagens abaixo. Nesta Parashat, Hashem nos ensina que devemos fugir do mal, do errado e fazer o que é correto! Instigue as crianças a darem exemplos do dia a dia de atitudes certas e erradas!SHABAT SHALOM!!!-------------------------------------------------------------
07 – TERUMÁ
A parashá Terumá inicia uma série de quatro das cinco
porções que discutem em detalhes a construção do Mishkan, o Tabernáculo móvel
que servia de "local de repouso" para a presença de D’us (a Shechiná)
dentre o povo judeu.
A porção completa da semana relata a descrição de D'us a
Moshe sobre como construir o Mishkan, começando com uma lista dos vários
materiais preciosos a serem coletados dentre o Bnei Israel (Povo Judeu), tais
como: metais preciosos, tecidos, pele, óleos e especiarias.
D'us descreve a magnífica Arca de madeira e ouro que
abrigaria as tábuas com os Dez Mandamentos, completa com sua cobertura
deslumbrante representando dois querubins (anjos com rosto de crianças) um de
frente para o outro. Em seguida, D'us entrega a Moshe as plantas do Shulchan
(mesa sagrada) sobre a qual os Lechem Hapanim (Pães da Proposição) serão
colocados a cada semana.
Seguindo-se à descrição da Menorá de ouro puro que
deveria ser feita de uma única peça de ouro, D'us descreve a estrutura do
próprio Mishkan, detalhando a cobertura esplendidamente tecida e bordada, as
cortinas que deveriam ser das cores: Lã turquesa, roxa e escarlate, as divisões
e as paredes externas móveis e em muitas pranchas, não em uma única peça de
madeira. A Porção da Tora conclui com as instruções para o altar de cobre e o grande
pátio externo do Mishkan que rodeia o tabernáculo.
E como era a distribuição dos utensílios no Mishkan?
1. Pátio Exterior: ficava um altar para oferecimentos
queimados e vasilhas para lavagem.
2. Tenda de Encontro (Ohel Moed): era dividida em duas
partes, através de cortinas. A exterior só é acessível a Cohanim, os
descendentes de Aharon. Nela estão os pães rituais, a Menorá e o Altar Sagrado
para incensos (mizbeach haktoret) do lado de cada canto do altar, chifres
cobertos de cobre. Na câmara interior - o Sagrado dos Sagrados (kodesh
hakadashim) - só podendo entrar o Cohen Gadol [Sumo Sacerdote] uma vez ao ano,
em Yom Kipur. Nele estão a Arca com os primeiros e segundos Dez Mandamentos e o
Sefer Torá que Moshe escreveu para o Povo judeu, tendo dado uma cópia para cada
tribo. A arca deveria ficar separada nos Santos dos Santos por meio de uma
partição
Esta semana, os judeus são informados sobre como criar um
santuário para que Deus possa residir.
SESSÃO DE PERGUNTAS
1. Por que Deus pediu aos judeus para doar
itens especiais?
Porque
Deus está instruindo os judeus a construir um santuário onde Deus possa residir
com os judeus.
2. Para que serve a Arca Dourada?
Para
guardar as tábuas da Lei.
3. O que fica na tampa da Arca?
Dois
anjos voltados um para o outro.
4. O que sempre deve estar na mesa sagrada?
O pão.
5. A Menorah descrita na parashat desta
semana é diferente daquelas que usamos em nossas casas em Chanukah. Qual a
diferença entre a Menorá e a Chanukiah?
A
Menorah tem 7 filiais (braços) e em Chanukiah tem 9 filiais (braços)
6. Quais são as três cores das cortinas que
cobrem o Mishkan?
Lã
turquesa, roxa e escarlate.
7. As paredes do Mishkan são uma única peça
de madeira ou pranchas?
Pranchas.
8. Por que os judeus disseram para colocar
uma partição em torno da arca?
Para
separá-los dos santos santos.
9. O que está nos quatro cantos do Altar?
Chifres
cobertos de cobre.
10. O que rodeia o tabernáculo?
Um
grande pátio externo.
JOGANDO COM A PARSHA:
A parashá desta semana nós aprendemos em detalhes como os Bnei Yisrael deveriam construir o Mishkan. Aprendemos como eles construíram os kruvim (querubins). E o Kruvim estenderá suas asas para o alto ... e seus rostos se olharão um para o outro (Terumah-25: 20)
Quando os Bhisi Yisrael cumpriam os comandos de Hashem, os Kruvim se enfrentavam; e quando o Bnei Yisrael não cumpria os comandos de Hashem, o Kruvim enfrentava as paredes da sala.
Esta semana, parsha fala sobre lechem hapanim. Por que não reservar um tempo para assar o Challot com seus filhos? Você pode ajudá-lo a rolá-lo, amassá-lo, separar o challa e envidraçá-lo. Eles terão orgulho de suas realizações na mesa do Shabat.
· A parashá desta semana fala sobre a capacidade de dar algo que é seu para outra pessoa. Dê a Tzedaka com seus filhos esta semana. Vá até o armário deles e deixe-os escolher algo que eles não usam mais e dê para uma pessoa pobre.
SHABAT SHALOM!!!
------------------------------------------------------------------------------------8 - PARASHAT TETZAVE Seguindo-se aos mandamentos detalhados da porção da última semana a respeito da construção do Mishkan, a Parashat Tetzave começa com a mitzvá diária dada a Aharon e seus filhos Nadav, Avihu, Elazar e Eitamar, de abastecer a Menorá no Mishkan com puro azeite de oliva.
D'us descreve a Moshe as vestes especiais que devem ser
usadas pelos Cohanim durante o serviço, tecidas e adornadas com materiais
doados pelo povo. A confecção do bigdei kehuna (vestes dos ALTOS sacerdotes)
era composta de: placa peitoral que continha doze pedras, um para cada tribo de
Israel, e no interior do peitoral se Aharon continha o Urim e o Tunim, manto,
túnica, coroa, cinta, tiara, e calças de linho. Os Cohanim comuns envergavam
quatro vestimentas especiais, ao passo que quatro vestes adicionais deveriam
ser vestidas exclusivamente pelo Cohen Gadol.
A porção da Torá então transfere sua atenção aos mandamentos
de D'us referentes ao miluím, inauguração ritual para o Mishkan recentemente
construído, a ser realizada exclusivamente por Moshe por sete dias.
O miluím incluía Moshe adornando e ungindo os Cohanim, e
trazendo Korbanot (oferendas). No oitavo dia, Aharon e seus filhos assumiam
seus postos como Cohanim.
Após então descrever o Korban Tamid (Oferenda Diária), a
oferenda a ser levada ao Mishkan a cada dia do ano pela manhã e à tarde, a
porção conclui com a ordem para construir a última das estruturas do Mishkan, o
altar de ouro sobre o qual o ketoret (incenso) seria oferecido todas as manhãs
e tardes.
Todas estas ordens são na verdade realizadas na porção
conclusiva do livro de Êxodo, Parashat Pekudei.
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