BAMIDBAR

Para acesso as demais parashot de Bamidbar, abaixe a página.


01 - PARASHAT BAMIDBAR

   
Parashat HaShavua (porção da leitura da Tora desta semana) é chamada de “Bamidbar” – no deserto. Esta porção inicia o quarto livro da Torá. Este livro – Bamidbar – também é chamado Chumash HaPekudim – Livro das Contagens/Números.

    O Chumash Bamidbar começa com Hashem instruindo Moshe a fazer um censo de todos os homens com idade acima de vinte anos - com idade suficiente para o serviço.Deus nomeia os doze líderes das tribos. A contagem revela pouco mais de 600.000 homens aptos.

    Os Leviím são contados após, em separado, pois seu serviço é único. Eles serão responsáveis em transportar o Mishkan e seus acessórios e montá-los quando o povo acampar. Os filhos de Aharon eram: Nadav, Avihu, Elazar e Itamar.

    As tribos de Israel, cada uma com sua bandeira, são posicionadas em volta do Mishkan em quatro acampamentos: oeste, sul, leste e norte. Como a tribo de Levi acampa separada, a tribo de Iossef é dividida em Efraim e Menashe para que hajam grupos de três tribos por acampamento. Quando o povo viaja, ele se movimenta de forma semelhante a qual acampou.

    Uma cerimônia formal é realizada entre os primogênitos e os Leviím, quando os Leviím assumem a responsabilidade que o primogênito teria tido servindo no Mishkan antes do pecado do bezerro de ouro.

    A Parashá ainda menciona a divisão da tribo de Levi e sua responsabilidade especial, dando detalhes sobre quem e como era o trabalho de santidade. 
Todos os levitas do sexo masculino com idade de um mês devem ser contados.

SESSÃO DE PERGUNTAS:

Na primeira leitura da Torá do livro de BaMidbar, Deus ordena a Moisés que conte o povo de Israel e define o papel especial da tribo dos levitas.


1. O que Deus manda o povo de Israel fazer no início da porção desta semana?
Contar todo o povo de Israel que é homem e tem mais de 20 anos.

2. Que 12 homens Deus nomeia?
Os líderes das 12 tribos.

3. O que há de diferente na tribo de José?
Está dividido entre os dois filhos de José - Efraim e Menashe.

4. Quantos homens com mais de 20 anos foram contados?
 Mais de 600,000 homens.

5. Qual tribo não foi contada junto com o resto das tribos?
A tribo dos levitas.

6. Qual foi o trabalho da tribo dos levitas?
Eles são responsáveis ​​por cuidar do Tabernáculo, todos os seus utensílios e tudo o que pertence a ele, incluindo colocá-lo em conjunto e desmontá-lo quando os judeus viajam.

7. Quais são os nomes dos 4 filhos de Aharon?
Nadav, Avihu, Elazar e Itamar.

8. De que idade Deus manda contar os machos da tribo dos levitas?
Todos os levitas do sexo masculino com idade de um mês devem ser contados.
















SHABAT SHALOM!!!

--------------------------------------------------------------
02 - PARASHAT NASSO


A Parashá (porção da leitura da Torá) desta semana é chamada de “Nasso –Conte, Faça o Censo”. Esta é a segunda porção do quarto livro da Tora, Chumash Bamidbar (Números), também chamada Chumash HaPekudim. Parashat Nasso é a parashá mais extensa de todo o ano.

Nasso, em seu início, prossegue delineando as tarefas e responsabilidades das três famílias levitas – Gershon primeiro clã a ser contado e Merari na porção desta semana, Kehat. Gershon e seus filhos devem levar as peças do Tabernáculo durante as viagens pelo deserto.

A seguir, Hashem ordena a Moshe para purificar o acampamento, de forma a tornar-se um lar merecedor da Presença Divina (Shechiná), orientando todos aqueles que estão ritualmente impuros a ficarem fora do acampamento até se purificarem.

Na seqüência, a porção nos diz que se alguém confessa que se enganou ao reter a propriedade alheia, ou seja roubou, após ter jurado o contrário na corte, ele tem que pagar um quinto a mais do preço básico do objeto e trazer uma Oferenda de “Pecado” para reparar sua transgressão. Caso o reivindicador tenha falecido e não tenha deixado herdeiros, os pagamentos são feitos para o Cohen.

Nesse ponto, a Torá descreve o processo a ser cumprido com uma Sotá, uma esposa que foi advertida pelo marido a não ficar sozinha com outro homem e mais tarde foi surpreendida, dando ao marido um bom motivo para suspeitar de adultério. Ela é levada ao Cohen no Templo Sagrado e, caso não admita sua culpa, recebe “água amarga sagrada” para beber, o que leva ao seguinte resultado: ou as águas estabelecerão sua inocência, removendo a dúvida de seu relacionamento com o marido e abençoando-a com filhos; ou as águas provarão sua culpa por uma morte miraculosa e terrível.

A Torá então descreve as leis do Nazir, uma pessoa que aceitou voluntariamente adotar um estado especial de santidade, geralmente por trinta dias, abstendo-se de comer ou beber qualquer derivado de uva, cortar o cabelo, e de contaminar-se através do contato com o corpo de alguém que morreu. Em seqüência, é relatado a forma e as bênçãos pelas quais os Cohanim abençoarão o povo. A benção dos sacerdotes é então introduzida.

A porção, então conclui com uma longa lista das oferendas trazidas pelos doze líderes das tribos, durante a dedicação do Mishkan para uso regular. O Mishkan é completado e dedicado no primeiro dia de Nissan, no segundo ano depois do Êxodo do Egito. Durante a comemoração, os príncipes de cada tribo doam um presente comunitário para ajudar a transportar o Mishkan, assim como uma doação pessoal idêntica de ouro, prata, animais e alimentos.

SESSÃO DE PERGUNTAS:

Nasso
Nesta semana temos novas responsabilidades, temos ofertas, temos as leis dos nazireus e temos alguns presentes generosos.


1. Quem é o primeiro clã a ser contado na leitura da Torá desta semana?
Gershon.

2. Qual é o trabalho de Gershon e seus filhos?
Levar as peças do Tabernáculo durante as viagens pelo deserto.

3. Se alguém rouba o que é seu castigo?
Ele / ela deve devolver o que foi roubado mais 1/5 adicional do valor.

4. O que é um nazireu é proibido de comer e beber?
Qualquer coisa de uma uva - uvas frescas, uvas secas, vinho etc.

5. O que mais não pode um nazireu fazer?
Raspe sua cabeça ou entre em contato com uma pessoa morta.

6. Que bênção é introduzida na leitura da Torá desta semana?
A bênção dos sacerdotes 



Com essa imagem da benção sacerdotal, pode-se criar um quadrinho, fazer quebra cabeça utilizando palitos de sorvete:







SHABAT SHALOM!!!

--------------------------------------------------------------
03 - PARASHAT BEHA'ALOTCHA

A Parashá (porção da leitura da Torá) desta semana é chamada de “Beha’alotchá” – Ao te elevares. Ela, inicia relatando a mitzvá ordenada a Aharon, o sumo sacerdote, que diariamente, e no final da tarde, deveria acender a Menorá (candelabro de sete ramos) que estava no Mishkan (Tabernáculo Móvel do Deserto).

A seguir, a Parashá nos relata o procedimento da introdução e unção dos Leviím para que pudessem trabalhar no serviço do Templo. Eles substituem os primogênitos, que foram desqualificados após pecarem com o bezerro de ouro. Eles iniciam seu treinamento aos 25 anos de idade. Após cinco anos de treinamento, os Leviím com idade de 30 a 50 anos servem no Mishkan . Após, tornam-se aptos para trabalho de santidade menos árduo.

A Parashá então conta que, no segundo ano após da saída do Egito, o Bnei Israel foi ordenado a sacrificar o Korban Pessach. E eis que alguns estavam impossibilitados de participar por estarem impuros, então vieram a Moshe e perguntaram-lhe: "Por que havemos de ser exclusos de participar do Pessach?". Hashem respondeu através de Moshe que estes indivíduos teriam uma outra chance, um mês depois, nascendo assim o Pessach Sheni.

Na continuação, é relatado como era o procedimento das viagens no deserto. Não havia tempo previamente estipulado para cada estadia; isto dependia unicamente do deslocamento da nuvem que os protegia durante o dia e – à noite, o pilar de fogo – Divino que ficava sob o acampamento. E para avisar o povo, Hashem orientou sobre a necessidade de convocá-lo: seja em caso de viagem ou outras necessidades. Hashem então ordenou que fossem confeccionadas trombetas de prata: dependendo do número de toques, o povo saberia qual era a finalidade da convocação.

Então, após ficarem pouco menos de um ano acampados perto do monte Sinai, levantaram acampamento, na ordem de como Moshe os havia ensinado. A Parashá aqui menciona a oração que Moshe fez ao deslocar a arca com a Torá. Eles partiram do deserto do Sinai em direção ao deserto de Paran. Moshe, então, convida seu sogro, Itro, para se unir a Bnei Israel na conquista da terra de Canaan, mas ele retorna a Midian.

Através da instigação do erev rav (grupo misto de egípcios que se uniram a Bnei Israel no êxodo), parte do Povo Judeu reclama sobre o Maná (pão que caia do céu) e a falta de “diversidade de pratos” pois no egito comiam: Peixe, pepino, melão, alho-poró, cebola e alho. Moshe protesta não poder governar sozinho a nação. Hashem lhe diz para selecionar 70 anciões, o primeiro Sanhedrin, para lhe ajudar, os quais foram escolhidos através de sorteio.

Então, Hashem informa a Moshe que o povo receberá carne até que ela lhes faça mal. Porém, dois candidatos para o grupo de anciões, que não foram sorteados, profetizam que Ieoshua, ao invés de Moshe, guiará o povo na conquista da terra de Canaan. Alguns protestam, incluindo Ieoshua, mas Moshe fica contente que outros se tornaram profetas. Hashem, então, manda provisões contínuas de codorna para aqueles que reclamaram da falta de carne - até 1.000 Kg por pessoa pôde ser guardado durante um mes. No entanto, uma praga pune os reclamantes.

Miriam faz uma observação construtiva para Aharon que também implica que Moshe é como todos os outros profetas. Hashem explica que a profecia de Moshe é superior e pune Miriam com tzaraat (chagas na pele, oriundas da maledicência – Lashon Hará), como se ela tivesse blasfemado contra seu irmão. Moshe reza por ela e o povo espera por sua cura para prosseguir viagem pelos 7 dias seguintes.

SESSÃO DE PERGUNTAS:

Beha'alotcha
A parashá desta semana olha para o tempo de Ohel Moed e Bnei Yisrael no deserto.


1. Quantos ramos existem na menorá do Templo Sagrado?
Existem sete ramos

2. Quem os levitas substituíram em seu serviço no Ohel Moed (Tenda do Encontro)?
Eles substituíram os primogênitos israelitas

3. O que aconteceu com o povo de Israel durante o dia para protegê-los?
Uma nuvem

4. E o que aconteceu com o povo no deserto durante a noite?
Um pilar de fogo

5. O que Deus pediu que Moshe fizesse para convocar o povo de Israel?
2 trombetas de prata

6. O que o povo de Israel comeu no deserto?
Maná

7. O que o povo de Israel comeu no Egito?
Peixe, pepino, melão, alho-poró, cebola e alho.

8. Por quantos dias Deus mandou codornas?
Um mês

9. Quantos anciãos Moshe reuniu?
Setenta

10. Que punição Miriã recebeu de Deus?

Tzara'at (escamas brancas como a neve) 























SHABAT SHALOM!!!

--------------------------------------------------------------
04 - Parashat Sh'lach / רשת שלח־לך
A Parashá (porção da leitura da Tora) desta semana é chamada de “Shelach – Envie (para ti)”.
Quando a nossa parashat inicia, Moshe anuncia que eles pousarão em Eretz Yisrael em alguns dias. Por um lado, o povo está feliz que a promessa de Hashem a Avraham está prestes a ser cumprida. Por outro lado, Eretz Yisrael é ocupada por sete nações cujos exércitos provavelmente podem derrotar o Bnei Yisrael.
O povo fica assustado com a ideia, Moshe pede um pouco de fé. Então alguns tem a ideia de enviar espiões para verificar a terra e se vale a pena lutar! Moshe fala com Hashem que autoriza a ideia. Moshe reúne o melhor homem de cada tribo, ou seja doze, com exceção dos levitas. Os homens escolhidos era tzadikim.

   Moshe estabelece algumas regras:
   1 - Sempre viaje durante o dia e comece do sul indo para o norte.
   2 - Descubra se as nações são um bando de galinhas, se escondendo atrás de cidades fortificadas e quantas pessoas ocupam essas cidades.
   Claro, Moshe empurra o lado cênico da turnê:
   3 - Confira os poços e frutas, e não esqueça de trazer algumas amostras!

   Um dos homens escolhidos era Hoshea. Moshe mudou seu nome para Yehoshua. Os espiões não precisavam usar disfarces pois por onde passavam, Hashem assolava o povo e enquanto choravam pelos mortos nossos espiões andavam tranquilamente. Constataram que a terra fluía como leite e mel. As frutas era gigantes.

   Mas os espiões não têm intenção de voltar com um bom relatório porque, estavam com medo de ir à guerra com as nações de Canaã e vão dizer o que for preciso para impedir que o povo israelense entre na terra.

   Só Yehoshua e Calev pretendem trazer de volta um bom relatório. Yehoshua deixa os outros espiões saberem que o que estão fazendo é errado. Calev, no entanto, mantém a calma, aguardando o momento certo para revelar sua lealdade a Moshe. Os espiões, no entanto, reúnem algumas amostras para trazer de volta ao Midbar . Eles cortaram uma vinha de uvas.

   Quarenta dias depois, no dia 8 de Av, os espiões retornam ao Midbar. Eles passam pela tenda de Moshe, direto para o público e transmitem seu relatório para toda a nação. Eles começam dizendo que a terra realmente flui com leite e mel e que a terra produz frutos enormes.

   Até aí tudo bem, mas, neste ponto, os espiões se voltam contra Moshe e anunciam que somente super-humanos poderiam viver em tal terra. Os espiões continuam a desencorajar os Bnei Israel com muitas razões para nem mesmo tentar entrar em Eretz Yisrael.

-Não há lugar para um ataque furtivo;
-Há gigantes morando lá;
-Há doença e peste onde quer que você vá ...

   A multidão está em alvoroço! Moshe tenta lembrá-los que Hashem vai lutar de verdade, mas eles não querem ouvir! Calev lembra o povo da dedicação de Moshe: "Moshe dividiu o mar e levou o Mana a chover todas as manhãs e ele nos levará a conquistar a terra de Israel com a ajuda de Hashem !" Yehoshua concorda.

   Mas isso não convenceu o povo que ficou muito triste e decepcionado com as noticias, com na verdade, a lashon hará dos espiões. O acampamento estava um caos, as pessoas criticavam Calev e Yehoshua. Moshe e Aharon oraram a Deus para que não derramasse sua ira sobre o povo, os que as outras nações iriam pensar, se Deus acabasse com seu próprio povo no deserto.... Hashem ouviu as preces de Moshe e seu irmão e disse que a geração atual não entraria em Eretz Ysrael. Essa geração ficaria no deserto por mais 40 anos até  que morressem. Então a próxima geração entrará em Eretz Yisroel sob a liderança de Yehoshua e Calev.
   Como parte do acordo, os espiões que falaram Lashon Hora morrem de forma horrível.

   Ao ouvir as palavras de Hashem , as pessoas percebem que foram egoístas e sem fé. Eles imediatamente fazem teshuva (arrependam-se). Em desespero, um grupo decide atravessar a fronteira e enfrentar os próprios cananeus. Mas seu destino está selado e, claro, sem Hashem a seu lado, as forças armadas de Amaleque e Canaã os destroem. Os combatentes judeus são derrotados e todas as esperanças de entrar em Eretz Yisroel são frustradas pelos próximos 40 anos.

   Como você impede uma nação de lamentar? Dê-lhes mais Mitzvot! Hashem quer que a geração mais jovem de Bnei Yisrael descubra que Ele ainda pretende dar-lhes a Terra para que ele lhes conceda Mitzvot que só se aplicam quando os Bnei-Israel entrarem em Eretz Yisrael.

   Deus então dá a mitzva da Chalah:
   Quando um judeu faz cerca de meio quilo de massa feita das cinco principais espécies de grão - trigo, cevada, aveia, centeio e espelta - ele deve primeiro separar um pedaço da massa e dá-la a um kohain. É o mesmo que dar o Kohain Terumah das plantações no campo. Essa parte é chamada " challah ". Uma chalá é do tamanho de uma azeitona. Nos dias de hoje nós queimamos esta porção, já que não há Cohanim puros para dar a eles. 

   Quando o Bnei Yisrael saiu de Mitzrayim, Hashem lhes deu a Mitzvá de manter o Shabat assim que chegaram ao deserto. Moshe nomeou Shomrim - especialistas nas leis do Shabat - para garantir que ninguém quebrasse as leis do sétimo dia.

   Um homem foi visto coletando galhos no Shabat. Os guardas gritam: "Parem!" Isso é proibido no Shabat. Mas o homem ignora o Shomrim e é levado perante a corte de Moshe para ser julgado. O veredicto está em: - apedrejá-lo até a morte.

Isso ensina à nação que manter o Shabat é uma lei a ser levada muito a sério.

   Outra miztva: Tzitzit é um conjunto de quatro cordas, dobradas ao meio para fazer 8 cordas.

   Parte da mitsvá é pintar uma das cordas brancas em cada canto azul.
   Embora o mandamento só tenha que ser cumprido se um judeu vestir uma peça de quatro pontas, tradicionalmente, usamos uma peça de quatro pontas especialmente feita para cumprir a Mitzvá de Tzitzit todos os dias.
   Os tsitsit são feitos para serem vistos. Eles nos lembram que somos servos de Hashem , observando TODAS as Suas Mitzvot.



SESSÃO DE PERGUNTAS

1. Quantos espiões foram enviados para Israel?
Doze. Um homem de cada tribo.

2. Por que os espias são enviados para Israel?
Para explorar a terra. Os espiões são enviados para ver que tipos de pessoas vivem lá, que tipo de terra é, qual a aparência do solo e para trazer de volta algumas frutas.

3. Que criaturas grandes os espiões disseram ter visto em Israel?
Os filhos dos gigantes.

4. Quem foram as duas pessoas dos israelitas que podem entrar em Israel desta geração? Porquê eles?
Calev porque ele foi o único a defender Israel e Yehoshua.

5. Quantos anos devem as tribos vagar pelo deserto e por quê?
40 anos, um ano para cada dia, os espias estavam em Israel.

6. Qual é a mitzvá que está ligada ao cozimento do pão?
Você deve separar um pedaço da massa e colocá-lo de lado para dar a Deus.

7. O que acontece com um homem que junta madeira no Shabat?
Ele é morto por apedrejamento.

8. Qual é o nome da mitzvá de colocar cordas nos cantos das suas vestes?
Tzizit.

9. Qual é o nome da cor que o Tzizit deveria ser?
Techelet.

10. Por que usamos tzizit?

Para lembrar de fazer os mandamentos de Deus.


Uma ótima ideia é lembrar que os espias foram ver como era a terra prometida. As crianças são muito visuais, então vão amar fazer o mapa de Israel, pode-se usar diversos materiais para isso desde papeis coloridos, tintas até gãos como feijão, arroz e milho:


Que tal brincar de espião??? Para isso cada um deve fazer seu binóculo:




Que tal colar barbantes nas pontas da veste de quatro cantos:

Vamos colar gergilim na chalah?

























SHABAT SHALOM!!!

--------------------------------------------------------------


05 – PARASHAT CORACH



A Parashá (porção da leitura da Torá) desta semana é

chamada de “Corach – o nome de uma pessoa”. Corach era primo de Moshe e Aharon, era mais velho e o mais rico da tribo de Levi e de todo Bnei Israel, povo judeu, a sair do Mitzraim, Egito.


Esta Parashá começa com a infame rebelião liderada por Corach contra seus primos, Moshe e Aharon, clamando que os dois haviam usurpado o poder do restante do povo judeu. 

Corach, Datan e Aviram, e 250 dos líderes de Israel rebelam-se contra a autoridade de Moshe e Aharon.


 Após tentar convencer os rebeldes a recuar, Moshe diz aos dissidentes e a Aharon para que cada um ofereça ketoret, incenso especial, a Hashem. A oferenda do escolhido será aceita por Hashem, ao passo que os outros morreram de morte não natural. A um pedido de Moshe, o Criador abre uma fenda na terra milagrosamente para tragar Corach, enquanto faz com que os outros líderes da rebelião sejam consumidos por uma labareda.


Quando o resto do povo reclama sobre a morte do grupo de Corach, irrompe uma peste. Uma vez mais, Moshe e Aharon intervêm, usando do serviço de ketoret para evitar o desaparecimento do restante da nação.

 Hashem então comanda que um bastão inscrito com o nome de cada tribo seja colocado no Mishkan, no Tabernáculo, em frente ao Santo dos Santos, Kodesh HaKadashim. De manhã, o bastão da tribo de Levi, com o nome de Aharon, brota flores e produz amêndoas maduras. Este sinal foi uma comprovação Divina de que a tribo de Levi foi selecionada para o sacerdócio e confirmou a posição de Aharon como Cohen Gadol, Sumo Sacerdote.

As responsabilidades específicas dos Leviim e Cohanim são citadas: os Cohanim não podem ser proprietários de terras, mas deveriam receber seu sustento através de dízimos e outros presentes estabelecidos, mandados pelo povo, quando em serviço no Mishkan. 

A Parashá desta semana também ensina as leis dos primeiros frutos, bikurim, da redenção do primogênito, pidion haben, e de outros tipos de oferecimentos (korbanot).

 
SESSÃO DE PERGUNTAS:

1.    Quem era Corach?
Era primo de Moshe e Aharon.

2.    Quem se rebelou contra a autoridade de Moshe e Aharon?
Corach, Datan e Aviram, e 250 dos líderes de Israel

3.    O que acontece com os rebeldes cujo ketoret não foi aceito por Hashem?
Morreram de morte não natural.

4.    Como é o fim de Corach?
Criador abre uma fenda na terra milagrosamente para tragar Corach.

5.    Como morrem os outros lideres?
Os outros líderes da rebelião são consumidos por uma labareda

6.    O povo começa a reclamar da morte de Corach, o que acontece com eles?
São atingidos por uma peste.

7.    Quantos bastões Hashem comanda colocar no Mishkan?
Um bastão inscrito com o nome de cada tribo, doze.

8.    O que acontece com o bastão da tribo de Levi?
Brota flores e produz amêndoas maduras.

9.    Qual tribo foi selecionada para o sacerdócio?
A tribo de Levi foi selecionada para o sacerdócio.

10.  O que os Cohanin não podem ser? Então como deve ser seu sustento?

Os Cohanim não podem ser proprietários de terras. Deveriam receber seu sustento através de dízimos e outros presentes estabelecidos, mandados pelo povo























SHABAT SHALOM!!!

--------------------------------------------------------------


06 - PARASHAT CHUKAT 


A Parashat HaShavua, porção da leitura da Torá desta semana, é chamada de “Chukat – Balak – Preceito, Decreto - Balak (rei de Moav)”. Esta porção é chamada de forma especial: Parashat Mechuberet (Porção Unida). Além de ser uma porção “dupla”, esta porção nos une a leitura da porção da semana na terra de Israel a Galut na (diáspora).

A Parashat Chukat inicia-se com o "perfeito decreto" da Tora, Chukat HaTorá, uma mitzvá que somos comandados a cumprir mesmo se formos incapazes de entender seu propósito e razão de ser – Pará Adumá, a vaca vermelha, sem manchas e que nuncatrabalhou no campo, cujas cinzas são usadas para purificar as pessoas que se contaminaram através do contato com um cadáver. Esta mitzvá muito especial nos ensina que uma pessoa deve ser purificada com o auxílio de outra, a qual esteja pura, e que no final do processo resultará no impuro se tornar puro e o auxiliar puro se tornar impuro!!!

A narrativa então salta 38 anos no tempo para trazer-nos a fase anterior a chegada do povo judeu à terra de Israel. Neste ponto, a Tora nos relata os acontecimentos que tiveram lugar no final do castigo de permanência de 40 anos dos filhos de Israel no deserto. A narrativa nos conta que a profetiza Miriam morre em Cades e o povo é deixado sem água. Pois o poço milagroso, que os havia acompanhado durante sua jornada pelo deserto, existia apenas pelo mérito de Miriam.

D'us ordena a Moshe e Aharon que falem a uma certa rocha, que assim milagrosamente produzirá água; Moshe, porém, a golpeia com seu cajado e o Criador declara aos dois líderes que não entrarão na Terra Prometida. Depois disso, o rei de Edom se recusa a deixar o povo judeu passar pelas suas fronteiras, obrigando-os a tomar uma rota mais longa e temos o episódio da Cobra de Cobre. Por o povo reclamar mais pela demora e por continuarem no deserto, Deus envia serpentes para morder o povo. Para salvar os Bnei Yisrael, Moshe faz uma serpente de cobre. Qualquer um que fosse mordido por uma serpente poderia olhar para a serpente de cobre e se recuperar.

Aharon morre e é enterrado no Monte Hor, e Elazar, seu filho, o sucede como Cohen Gadol, Sumo Sacerdote. Os Filhos de Israel entoam uma canção de louvor sobre o poço milagroso, que D'us havia concedido por mérito de Miriam. A primeira Parashá conclui com as batalhas e vitórias sobre Sichon, o rei de Emor, e Og, o rei de Bashan.



SESSÃO DE PERGUNTAS:


Chukat
A parashá desta semana está cheia de novas mitzvot, há uma história com uma pedra e batalhas com terras estrangeiras. Há ótimas perguntas, ótimas discussões e ótimos projetos para fazer.

1. Qual é a cor da vaca especial na porção da Torá desta semana?
Vermelho.

2. O que mais é especial sobre essa vaca?
A vaca não tem manchas e nunca foi usada para trabalhar nos campos.

3. Qual é o propósito desta vaca vermelha?
Para ajudar a purificar quem se tornou Tameh (contaminado).

4. Onde Miriam morreu?
Cades.

5. O que aconteceu quando Miriam morreu?
Não havia mais água.

6. O que Moshe deveria fazer para obter mais água?
Pegue sua vara e converse com a rocha e peça para ela dar água.

7. O que Moshe realmente fez?
Ele bateu na pedra com sua vara duas vezes.

8. Qual foi o castigo de Moshe e Aharon por não ouvir as instruções de Deus?
Eles não foram autorizados a entrar em Israel.

9. O que aconteceu quando Israel reclamou novamente? Como Hashem os puniu?
Ele enviou serpentes ardentes para morder a congregação.

10. O que Moshe fez para ajudar a salvar os Bnei Israel?
Uma serpente de cobre. Qualquer um que fosse mordido por uma serpente poderia olhar para a serpente de cobre e se recuperar.







































SHABAT SHALOM!!!

--------------------------------------------------------------

07 - PARASHAT BALAK


Parashat Balak, a porção desta semana, desvia o foco da viagem do povo judeu pelo deserto, para relatar a história de Bilam - o profeta gentio que tentou amaldiçoar o Povo Judeu.

Os Filhos de Israel, após as vitórias conquistadas e narradas no final da primeira porção, chegam a fronteira do reino de Moav. E a Tora nos relata que seu rei, por temor de ser "devorado" pelos Filhos de Israel, manda chamar um "profeta" gentio conhecido por "seus serviços". Encarregado por Balak, rei de Moav, Bilam concorda em empreender uma viagem ao acampamento israelita; entretanto, ele primeiro pede permissão a D'us, a qual lhe é concedida sob a condição de que falará somente o que D'us colocar em sua boca.

Enquanto estavam empreendendo viagem ao local do acampamento dos filhos de Israel, um anjo brandindo uma espada bloqueia a passagem de Bilam por diversas vezes. Fazendo com que seu jumento saia repetidas vezes da estrada e o colocando em situações de ridículo perante a comitiva em jornada.

Incapaz de ver o anjo, Bilam reage golpeando o jumento desobediente em três oportunidades. Milagrosamente, D'us faz com que o animal fale com Bilam e D'us desvela os olhos do humilhado profeta para que possa ver o anjo no caminho. O anjo então relembra Bilam de que poderá proferir somente as palavras que D'us colocar em sua boca.

Ao vislumbrar o acampamento dos judeus, Bilam tenta repetidamente amaldiçoar o povo; a cada vez o Criador o impede de fazê-lo e, ao contrário, inspirá-o a pronunciar diversas bênçãos e louvores para total consternação de Balak, rei de Moav. O rei o dispensa, porém, o perverso profeta revela ao soberano qual será o final dos dias para seu povo e inspira-o como deixar D'us furioso com seu povo, aconselhando-o a incitar os Filhos de Israel com promiscuidade em frente de um penhasco com forma de idolatria.

Essa porção da Torá conclui com a narrativa da zombaria dos homens judeus com as promíscuas filhas de Moav e Midian e o licencioso ato público de Zimri (um príncipe da tribo de Shimon) com uma princesa midianita. Ela foi trazida para dentro do acampamento de Israel e levada para uma tenda, passando em frente de Moshe e dos Zekenim (os 70 Sábios) que atônitos não sabiam qual atitude tomar dada a humilhação.

Pinchas, o neto de Aharon, zelosamente reage, espetando-os com uma lança. Eles são levados em marcha pelo acampamento, perfurados pela lança e vivos, até Moshe para que fosse feita justiça. Aplaca-se a praga de D'us que havia irrompido no acampamento, e que levou a morte 24.000 do povo.




                                             SESSÃO DE PERGUNTAS:


Balak
Na leitura desta semana da Torá, somos apresentados a um rei e a um profeta. O rei, Balaque, está desesperado para amaldiçoar os israelitas e manda o profeta, Balaão, fazer exatamente isso. Balaão é repetidamente advertido ao longo do caminho para não amaldiçoar os israelitas, mas ele escolhe ir de qualquer maneira. No entanto, por mais que ele tente amaldiçoá-los, Balaão consegue apenas abençoar os israelitas.


1.     Quem é o rei de Moav na leitura da Torá desta semana?
Balaque, filho de Zippor.

2.     Por que o burro se recusa a andar no caminho?
Um anjo continua aparecendo com uma espada desenhada.

3.     O que o jumento de Balaão diz quando Deus permite que ele fale?
Ele pergunta a Balaão: “Por que você me bateu três vezes?”

4.     O que o anjo diz a Balaão para fazer?
Vá, mas apenas fale as palavras que eu te digo.

5.     Balaão amaldiçoa o povo de Israel?

Não, ele acaba abençoando-os.























SHABAT SHALOM!!!


--------------------------------------------------------------

08 - PARASHAT PINCHAS


A Parashat HaShavua, porção da leitura da Torá desta semana,é denominada de “Pinchas – Pinchas (o filho de Elazar, o filho de Aharon, o Sacerdote)”. Esta é a penúltima leitura do quarto livro da Torá, Chumash Bamidbar (Números), para o ciclo desse ano.

 

D'us fala para Moshe informar a Pinchas que ele receberá o "pacto de paz" Divino como recompensa por sua ação corajosa - por ter executado Zimri e a princesa midianita Kozbi. D'us ordena a Moshe para que o Povo Judeu mantenha um estado de inimizade com os midianitas, por eles terem nos persuadido a pecar.

 

Moshe e Elazar são instruídos a fazerem um censo da nação, o primeiro após trinta e nove anos no deserto. O censo era importante porque determinou a herança da terra. As tribos maiores adquiriram mais terra.

A Tora menciona os nomes das famílias de cada uma das tribos. O número total de homens habilitados a servirem no exército é 601.730 com idade de 20 anos. D'us explica a Moshe como dividir a Terra de Israel para o Povo Judeu. O número de famílias dos Levitas é contada de forma diferente, mas eles não receberam terras.

 

As filhas de Tzelofchad fazem um pedido para Moshe: como elas não tem irmão, elas pedem a herança da porção de terra de seu pai, que havia morrido no deserto. A lei era de que apenas os filhos homens recebessem a herança de terra... Moshe pergunta a D'us qual é a lei nesse caso, e D'us responde que a alegação delas é justa. Por causa do pedido das filhas de Tzelofchad, as leis de herança foram alteradas para incluir as filhas também.

A Torá ensina as leis e prioridades que determinam a ordem de heranças.

 

D'us fala para Moshe subir no monte Avarim e ver a Terra de Israel em que o Povo Judeu entrará em breve, porém não poderá entrar por causa do pecado cometido. Moshe pede a D'us para designar o próximo líder do Povo, e D'us seleciona Yeoshua Ben Nun. Moshe aponta Yeoshua como seu sucessor frente a toda a nação.

 


A Parashá conclui com ensinamentos especiais sobre o serviço no Beit HaMikdash. Trazendo detalhes sobre os Korbanot (sacrifícios): tamid (diários), de Shabat, de Rosh Chodesh (novo mês) e dos Shalosh Regalim (as três grandes festas - Pessach, Shavuot e Sucot) e de Rosh Hashana e Iom Kipur.



SESSÃO DE PERGUNTAS

1.     Com quem o Bnei Yisrael deve manter inimizade?
Com os midianitas.

2.     Qual a idade de um homem no Bnei Yisrael para ser contado no novo censo?
20.

3.     Quantos homens foram contados no novo censo que tinham 20 anos ou mais?
601,730.

4.     Por que esse censo era tão importante?
O censo determinou a herança da terra. As tribos maiores adquiriram mais terra.

5.     Por que a tribo dos levitas foi contada de maneira diferente?
Porque eles não receberam uma parte da terra

6.     O que as 5 filhas de Tzelafchad queriam?
Herança do pai. Geralmente apenas filhos herdaram a terra, mas seu pai não teve filhos.

7.     O que aconteceu por causa do pedido das filhas?
As leis da herança foram alteradas para incluir filhas também.

8.     Desde que Moshe pecou, ​​ele não foi autorizado a entrar em Israel. O que Deus permitiu que Moshe fizesse?
Subisse o Monte Avarim para ver Yisrael.

9.     Quem foi nomeado sucessor de Moshe?
Yehoshua Ben Nun

10.          Como esta Parashat termina?
Com uma discussão sobre sacrifícios para ser levado a Deus.

 


Bonequinhas de papel para representar as 5 filhas de Tzelofchad

MAPA DE YISRAEL PARA REPRESENTAR A DIVISÃO DE TERRAS DAS TRIBOS:













SHABAT SHALOM!!!


--------------------------------------------------------------
9 – PARASHAT MATOT MASEI

MATOT:
Em nosso último episódio, Pinchas foi recompensado, Yehoshua foi nomeado, os judeus foram contados e Korbanot Tamid e Musaf foram apresentados. Houve muita ação à beira de Eretz Yisroel .
A Parashat HaShavua, porção da leitura da Torá desta semana,é denominada de “Matot – Massei – Tribos e Viagens (Jornadas)”.
No inicio dessa parashat, fala sobre fazer promessas e como desfaze-las.

Caso você prometa algo e depois se arrependa antes de cumprir a promessa há duas formas de desfaze-la, digamos que você prometeu tomar sorvete com canudinho, mas se arrependeu porque tomar sorvete com canudo é difícil, melhor seria com uma colher. Hashem sabe que você pode se arrepender do que prometeu, por isso nos deu maneiras de anular as promessas. Mas isso não significa que pode ficar fazendo promessas a toa.

Uma forma de desfazer uma promessa é pedir a um Talmid Chacham - um estudioso da Torá, especialista em leis de votos e promessas, que julgue. Outra maneira de desfazer uma promessa é reunir três homens judeus. Estes três atuam como um tribunal judeu, um " Bait Din ". Você explica o problema sobre como  prometeu comer sorvete com canudo.  Acrescenta que lamenta a promessa e realmente gostaria de comer o sorvete de sua maneira favorita mais uma vez. O Bait Din irá decidir a anulação da promessa.

A Torá também nos ensina que um pai pode anular a promessa de sua filha de até 12 anos. E um marido pode anular a promessa da esposa, desde que ele saiba até antes de se cumprir a promessa.

Um menino a partir dos 12 anos e uma menina a partir dos 11 anos devem começar a ter cuidado em fazer promessas. A melhor coisa a fazer quando você quer se comprometer com alguma coisa é dizer "B'li Neder ", o que significa que a declaração não é uma promessa.

Hashem agora informa Moshe que é hora de atacar o exército midianita, por fazer o Bney Yisrael pecar com suas mulheres eles enfrentarão uma guerra.  Moshe é ordenado a reunir mil soldados de cada Shevet - apenas Tzadikim que não participaram do pecado com essas mulheres midianitas.

Moshe usa Pinchas como sacerdote de guerra e pede que ele leva a arca sagrada e a placa de cabeça do Cohen Gadol para guerra. O resultado da batalha é impressionante, eles vencem a guerra sem que nenhum homem judeu morra. Eles matam os cinco reis de Midiã, bem como Bilam o mago que fez 24 mil homens judeus morrerem pelo pecado com as midianitas.

Todos s espólios de guerra são dividios entre todo o Bney Yisrael e os soldados, que por sua vez doam parte para o aos Kohanim e Leviyim e parte para o Mishkan.

As panelas e frigideiras dos midianitas foram usadas para alimentos não kosher. Há apenas uma maneira de purificar aquela cerâmica, e Elazar, o filho de Aharon, recebe o trabalho de ensinar essas leis para o Bnei Yisrael . Se um prato for usado para comida fria e não kosher, um judeu pode assar o prato limpando-o muito bem. Se o prato for usado para comida quente não kosher, um judeu pode assar o prato limpando-o muito bem, depois mergulhando-o completamente em água fervente.

Kasherizar não se aplica apenas a pratos não kosher. Até pratos novos devem ser purificados antes que um judeu os use. Isso se aplica a todos os utensílios para comer: xícaras, pratos, panelas, descascadores, saleiros, talheres feitos ou comprados de um não-judeu. Isto também se aplica a utensílios e pratos de vidro.

O processo é muito simples: basta mergulhar o utensílio em um Mikvah . Isso é tudo. Certifique-se de que o utensílio fique todo debaixo da água, ou então não conta. Há uma Bracha(bênção) que é dita quando isto é realizado: 

Bendito sejas Tu, Eterno nosso Deus, Rei do universo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou a imersão dos vasos. 


Depois de conquistar os reinos de Sichon e Og, os Bnei Yisroel tomam posse da terra. Agora, esta terra tem muita grama e campos abertos, perfeitos para os Shevatim (tribos) de Reuven e Gad. Eles possuem grandes rebanhos de ovelhas. Então eles mandam um mensageiro a Moshe para fazer um pedido por esta terra, a leste do rio Jordão, mesmo que não esteja dentro da própria Eretz Yisrael .

Moshe tem um problema com isso: Reuven e Gad são poderosos Shevatim. Se eles ficarem para trás, os outros Shevatim podem pensar que estão se livrando de lutar contra os Canaã e ninguém vai querer conquistar Eretz Yisrael . Em segundo lugar, o resto dos Bnei Yisrael pode pensar que Eretz Yisrael não é tão especial se dois Shevatim não estiverem dispostos a se estabelecerem lá.

Os representantes de Reuven e Gad têm uma ideia. Eles primeiro estabelecerão casas para suas famílias e estábulos para as ovelhas, então os homens entrarão em Eretz Yisrael com o restante dos judeus e ajudarão a conquistar a terra e permanecer até que ela seja dividida entre os Shevatim.

Moshe concorda com o acordo e acrescenta que metade do Shevet de Menashe também se estabelecerá nos arredores de Eretz Yisrael .


MASEI



A segunda porção a ser lida é Massei. Aqui, a Torá enumera os quarenta e dois acampamentos do Povo Judeu no seu quarentésimo ano de viajem do "exodus" do Egito até o cruzamento do Rio Jordão, a caminho de Eretz Israel (Terra de Israel).

Os dois novos líderes dos Bnei Israel que se apropriarão da terra são Elazar e Yehoshua ben Nun.

Em continuação, a leitura narra que D'us comanda Bnei Israel a expulsar os cnaanim de Eretz Israel e destruir todos os vestígios de idolatria. Bnei Israel é alertado de que se falharem em expulsar completamente os cnaanim da terra, aqueles que permanecerem serão "alfinetes em seus olhos e espinhos nos lados de seu corpo".

Os limites de Eretz Israel são definidos, e as tribos são comandadas a separarem quarenta e oito cidades para os Leviím, que não recebem uma porção regular na divisão da terra.

Seis cidades de Refúgio (Arei Miklat) devem ser estabelecidas como moradia de alguém que cometeu assassinato não intencional, sem querer.

As filhas de Tzelofachad casam com membros de seu clã, para que sua herança continue na sua tribo. Assim termina o Chumash Bamidbar, Números, o quarto Livro da Torá. 


SESSÃO DE PERGUNTAS:

Com duas parashot esta semana, estamos cobrindo muito terreno. Nesta semana, começamos a nos preparar para ir à terra de Israel e obter uma imagem de como estabelecer a vida uma vez lá.


1. Quem os Bnei Israel travaram guerra e venceram nesta semana?
Midianitas.

2. Somente as pessoas que lutaram na guerra conseguem manter os itens que ganharam?
Não, eles compartilham a recompensa com toda a nação, bem como colocar uma parte para os sacerdotes e levitas.

3. O que as tribos de Reuven e Gad pediram?
Eles pediram para ficar e herdar a terra do outro lado do rio Jordão, uma vez que a terra era muito melhor para criar gado.

4. Por que Moshe se opôs ao pedido deles?
Moshe achava injusto que as tribos de Reuven e Gad ficassem para trás e não ajudassem seus irmãos a lutar pela terra de Israel.

5. Que compromisso foi alcançado?
As tribos de Reuven e Gad cruzariam o Jordão e lutariam pela terra e somente depois que fosse conquistada voltariam para suas famílias.

6. O que os Bnei Israel devem fazer quando vencerem a terra de Israel?
Eles devem destruir todas as formas antigas de adoração e devem expulsar todos os antigos habitantes.

7. Quem são os dois novos líderes dos Bnei Israel que se apropriarão da terra?
Elazar  e Yehoshua Ben Nun.

8. Quant as cidades  são separadas para os leviím?
48 cidades

9. O que acontece se uma pessoa acidentalmente matar outro homem?
Ele deve correr para uma das seis cidades designadas de refúgio;

10. O que acontece com as filhas de Tzelofachad?

Se casam com membros da sua própria tribo. 


















SHABAT SHALOM!!!


--------------------------------------------------------------
FONTES:

http://ourjewishlittleplace.blogspot.com.br
http://chumash.escolajudaicavirtual.org
http://www.challahcrumbs.com
http://www.torahtots.com