BERESHIT

01- PARASHAT BERESHIT 

No princípio, Hashem cria todo o universo, incluindo o tempo, do nada.  Este processo de criação continua por 6 dias.  No sétimo dia, Hashem descansa, criando assim o universo espiritual de Shabat, que nos acompanha a cada 7 dias.  

Adam e Chava - o casal humano - são colocados no Gan (Jardim do) Éden.  Chava é seduzida pela serpente a comer da fruta proibida da “Árvore da Sabedoria do bem e do mal”, dando este fruto também a Adam.  Transcorrendo em erro, Adam e Chava se tornam incapazes de permanecer no paraíso espiritual do Éden.  Morte e trabalho duro (tanto físico como espiritual) entram no mundo, junto com a dor de parto.  

Aqui começa o trabalho de corrigir o pecado de Adam e Chava, que será o tema da história do mundo.  Caim e Hevel, os primeiros dois filhos de Adam e Chava, trazem oferendas a Hashem.  Hevel oferece o melhor de seu rebanho e sua oferenda é aceita, mas Caim oferece o pior de suas sementes e sua oferenda é rejeitada.  

Na briga que surge por isto, Caim mata a Hevel e é condenado a perambular pela terra.  A Torá traz a genealogia de Adam e Chava até o nascimento de Noach (Noé).  Depois da morte de Shet, a humanidade submerge em maldade e Hashem decide eliminar o Homem em um dilúvio que vai inundar o mundo.  Contudo, um homem – Noach –  encontra graça aos olhos de Hashem.

DIA UM
No primeiro dia de criação, Hashem  cria os "céus" e a "Terra". Mas Hashem acabou de virar o interruptor de luz com a declaração "Deixe que haja luz!" Hashem chama o "dia" da luz e a "noite" das trevas. 
DIA DOIS:
No segundo dia, Hashem  separa o "céu" da "terra". Os céus se levantam, e a terra adere para o campo de origem.
DIA TRÊS: 
O problema com a terra é que tudo está molhado! Água, água em todos os lugares! Então Hashem faz uma grande onda com terra seca! Isso é certo, as águas se separam em oceanos, mares, rios, lagos e riachos.
Com a água fora do caminho, a terra brota grama e árvores, e um favorito pessoal do Eterno, o Gan Eden(o Jardim do Eden). 

DIA QUATRO:
A quarta criação: sol, lua, os planetas e as estrelas no céu.

DIA CINCO:
Hashem volta ao campo no quinto dia, criando insetos, pássaros e peixes.

DIA SEIS:
No sexto dia Hashem cria os Leões, tigres, elefantes e todos os outros animais! 
No final do sexto  dia Hashem  cria o homem do pó da terra.

DIA SETE:
E viu Hashem que toda sua criação foi muito boa e no sétimo dia descansou.

A CRIAÇÃO DO HOMEM:
No primeiro dia de Tishrei, sexto dia da criação, Hashem forma o corpo do homem. Ele recolhe o pó de todos os quatro cantos da terra.
O primeiro homem é chamado de "Adam" da palavra Adamah - "terra".
Hashem respira o sopro da vida - um Neshama (alma), - para Adão e o corpo imóvel ganha vida. Ele é o primeiro homem, um homem perfeito. Hashem coloca Adão em Gan Eden,onde ele viverá para sempre - se ele pode manter apenas um mandamento!


Durante seis dias, Hashem cria os céus e a terra. No sétimo, ele descansa. É disso que se trata da idéia do Shabat . Seis dias por semana, trabalhamos e estudamos, fazemos o que é necessário para viver neste mundo. Mas, quando o sol se põe na sexta-feira à noite, a agitação do mundo é posta para trás e a celebração do Shabat nos rodeia. No Shabat , não realizamos nenhum trabalho. Em vez disso, proclamamos que Hashem é o mestre de toda a criação.

No Jardim, o primeiro trabalho de Adam é nomear todos os animais. Dois por dois, o macho e a fêmea de cada espécie. Ele os nomeia, primeiro em Lashon Hakodesh (hebraico) e, em seguida, em todas as outras 70 línguas do mundo. Ao realizar esta monumental tarefa, Adam percebe que ele é a única criatura no mundo que falta uma companheira.

Boa observação! Hashem concorda: "Não é bom para o homem ficar sozinho". Hashem decide dar a Adam uma companheira. Então ele coloca Adão em um sono profundo. Agora, dar a Adam uma companheira foi o plano de Hashem o tempo todo. Aqui está a prova: Adam tem treze costelas; nós só temos 12. Hashem remove essa décima terceira costela de Adam e cria Chava, a primeira mulher, cara de Adam; a esposa dele.

Há apenas uma Mitzvá para que Adão observe no Jardim: Ele é comandado a não comer do Eitz HaDa-at (a árvore do conhecimento) do Bem e do Mal. Se ele puder tirar isso por um dia, Adão e seus descendentes viverão para sempre! Se ele ou Chava tocarem, eles vão morrer. Simples assim. Bem, vamos ver sobre isso!

Há mais um personagem na cena do jardim, a cobra. Esta não é uma cobra comum, essa cobra podia andar e conversar. Ela caminha até Chava! A cobra se faz de inocente: " Hashem te disse para não comer nenhum dos frutos do jardim?" A serpente pergunta.
Chava responde: "Nós podemos comer frutas de qualquer árvore, mas a que está no centro do jardim não. Por que meu marido, Adam, disse que nem estamos autorizados a tocá-lo!"

Esse é o tipo de introdução que a serpente tem esperado. Ele sabe que Hashem nunca ordenou a Adão que não tocasse a árvore, mas Chava não sabe disso! A cobra empurra-a contra a árvore do conhecimento. É um milagre ... ela não morreu! Isso não faz sentido para Chava. Se ela não morresse de tocar a árvore, talvez seu querido marido estivesse mentindo com ela para comer da árvore! 

Chava escolhe uma fruta do Eitz HaDa'at e morde. Então ela corre para Adão e lhe dá um pedaço. Assim que dão uma mordida na fruta proibida, Adam e Chava mudam. O Yetzer Hara entra em seus corpos. Eles são agora verdadeiros seres humanos da pior maneira, não mais perfeitos. Seus olhos agora estão abertos. Eles percebem muitas coisas novas. A primeira coisa que eles percebem é que eles não têm nenhuma roupa! Rapidamente, eles se cobrem com folhas de figueira.

De repente, Hashem chama os dois - "Onde você está?" Adam e Chava tentam tímidamente se esconder entre as árvores. Claro, não se esconde de Hashem. Agora, Adam e Chava sabem que nunca deveriam ter comido o fruto proibido. Mas em vez de admitir seu erro e fazer Teshuva, eles jogam "o jogo da culpa". Adam culpa Chava e Chava culpa a cobra. Mal movimento! Tudo o que Hashem queria era ouvir "Desculpe!" Agora Adam, Chava e a cobra serão punidos por seus pecados.
Primeiro, as punições da cobra:
  1. Acredite ou não, as cobras originalmente tinham braços e pernas e podiam falar! Hashem decreta que, a partir de agora, todas as cobras vão rastejar em suas barrigas e falar linguagem de cobra.
  2. O plano original era que a cobra fosse maior do que todos os outros animais. Era suposto ser um servo para a humanidade. Agora, a cobra seria mais baixa do que todos os outros animais!
  3. A pele da cobra trocará a cada 7 anos e como dói!
  4. O homem terá um ódio natural em direção à cobra.
  5. A cobra se tornaria um ser mortal e morreria.
Em seguida a vida eterna de Chava é tirada. Ela morrerá como um ser mortal. Durante o parto, ela experimentará uma grande dor. Amamentar as crianças também será uma dor!
Finalmente, Adão é punido. Claro, ele perde sua vida eterna. Originalmente, todos os alimentos cresciam naturalmente. Agora, o homem teria que cultivar o solo e suar para ganhar o pão.
Hashem dá uma olhada nas folhas de figueira que vestem Adam e Chava e Ele decide que isso simplesmente não será possível! Hashem leva a pele derrubada da cobra e corta roupas para as duas estrelas caídas vestir.  Adam e Chava são obrigados a deixar o Gan Eden. De agora em diante, estão sozinhos! Dois Malachim com espadas flamejantes são colocados no portão do jardim para mantê-los afastados.

Fora do Jardim do Éden, Adam e Chava tem seus filhos Caim e Abel. Um era muito diferente do outro. Certo dia Adam explicou a seus filhos que eles deveriam oferecer sacrifícios ao Criador. Caim oferece como sacrifício seu pior novilho e tecidos feios. Já Abel oferece ao Criador seu melhor e mais novo carneirinho, tecidos da melhor qualidade. O Eterno se agrada da oferta de Abel mas repudia a oferta de Caim. Com muita inveja do imão Caim mata Abel. Após matar seu irmão Caim resolve se esconder de Deus, mas Deus tudo pode ver e logo pergunta para Caim: - onde está seu irmão??? Caim muito esperto responde: - eu não sou babá do meu irmão!

Hashem explica a Kayin que ao assassinar seu irmão, ele não só matou o Hevel, mas ele também matou todos os descendentes não conhecidos de Hevel. Como um castigo, Kayin está condenado a vagar pela terra pelo resto de sua vida. No momento em que ele se instalar em algum lugar, as pessoas irão aterrorizá-lo até que ele seja forçado a seguir em frente. Até a terra tremula sob seus pés. 
Kayin não pode aguentar! Ele imediatamente admite seu pecado e pede piedade a Hashem . Surpreendentemente, Hashem aceita a expiação de Kayin e dá a Kayin uma pequena margem de manobra. Ele coloca um sinal na cabeça de Kayin - um aviso aos animais e pessoas das gerações futuras para se manter longe dele. Além disso, Hashem promete não punir Kayin por sete gerações.

 Esta semana vemos a criação do mundo e do homem e da mulher. Nós observamos Adão e Eva em sua vida no paraíso e seu eventual exílio do Jardim do Éden.

SESSÃO DE PERGUNTAS:

1. O que existia antes de Deus começar a criar o mundo?
A terra estava surpreendentemente vazia com a escuridão. 

2. O que foi criado no segundo dia?
Os ceús.

3. Quando foi criado o Homem?
No sexto dia.

4. À imagem de quem o homem foi criado?
À imagem de Deus.

5. O que Deus fez no sétimo dia?
Ele descansou. 

6. Do que foi criada a Mulher?
De uma costela de homem.

7. Quem convenceu a mulher a comer da árvore do conhecimento?
Uma serpente.

8. Quando Deus estava bravo com a humanidade, havia um homem em quem Deus encontrou graça. Quem era?

Noé. 










Animais para recortar e colar nos respectivos dias da criação:




OUTRAS SUGESTÕES DE ATIVIDADE:













SHABAT SHALOM!!!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

02 - PARASHAT NOACH

Dez gerações após a criação do primeiro homem, Adam HaRishon, seus descendentes corromperam o mundo com imoralidade, idolatria e roubos. Conseqüentemente, D’us resolveu mandar um dilúvio que destruiria a todos os habitantes da Terra com exceção de Noach, o único homem justo de sua era, sua família, e número suficiente de animais para reabitar a Terra.

D’us instrui Noach a construir uma Arca para escapar do Dilúvio.
Noach e sua família reunem um macho e uma fêmea de cada espécie de animal. Noach é comandado a levar a bordo mais seis pares de cada animal doméstico kosher para ser usado para sacrifícios.

Agora, não vamos esquecer a comida! Junto com os animais vêm toneladas e toneladas de alimentos de todas as variedades! Um monte de feno, cachos de bananas, sacolas de sementes e muitas folhas.

Sete dias depois, no dia 17 de Cheshvan, a chuva começa a cair.  Noé, de seiscientos anos, sua esposa Na'ama, seus três filhos Shem, Chom e Yafes, junto com suas esposas, entram na Teva (arca).O forte aguaceiro inunda os lagos, rios e oceanos. A terra seca rapidamente desaparece nesta enorme investida de águas da inundação. As pessoas podem correr, mas não podem se esconder. À medida que os níveis de água se elevam cada vez mais, as pessoas malignas escalam seus telhados e buscam refúgio nas montanhas. Mas as águas da inundação se elevam acima dos picos mais altos. Chove por quarenta dias e quarenta noites e, quando a chuva termina, todo homem, mulher, criança e animal morreram. Daqui em diante, é apenas Noach, sua família e os animais.

De volta ao Teva, é uma vida difícil para a família Noach também. Os animais do dia e da noite de cada tamanho, forma, cor e som fazem muito barulho. Imagine o horário de alimentação que Noach tem que manter! Todos os tipos de animais de elefante para coruja da noite exigem comida em todos os momentos do dia e da noite.  O mau cheiro coco, lixo e nenhum lugar para esvaziá-los!

Depois de quarenta dias e quarenta noites, o dilúvio inunda toda a Terra, incluindo o topo das mais altas montanhas. Após 150 dias, a água começa a ceder. No dia dezessete do sétimo mês, a Arca pára no Monte Ararat. Noach manda inicialmente um corvo e posteriormente uma pomba para ter certeza que as águas evaporaram. A pomba retorna. 

Uma semana depois, Noach envia outra vez uma pomba, que volta na mesma noite com um galho de oliveira no seu bico. Após outros sete dias, Noach novamente envia uma pomba que desta vez não retorna. D’us diz para Noach e sua família saírem da Arca. Noach oferece sacrifícios para D’us dos animais que viajaram na Arca com este propósito. D’us promete nunca inundar o mundo novamente e mostra o arco-íris como sinal de seu pacto.
Agora Noach e seus descendentes são permitidos comer carne, ao contrário de Adam. D’us ordena as Sete Leis Universais: a proibição contra idolatria, adultério, roubo, blasfêmias, assassinato, comer a carne de um animal vivo e a instituição de um sistema legal.

O clima do mundo, como conhecemos hoje em dia, é estabelecido. Noach planta um vinhedo e fica embriagado com seu fruto. Cham, um dos filhos de Noach, fica feliz em ver seu pai bêbado e desnudo. Porém, Shem e Yafet, andando de costas, sem olhar para seu pai desnudo conseguem cobri-lo. Devido a esse incidente, Cham é amaldiçoado á ser escravo de escravos.

A Torá lista os filhos de Noach, três filhos dos quais descenderam as setenta nações do mundo. A Torá recorda a história da Torre de Bavel, que resultou em D’us ter fragmentado a comunicação em muitas línguas e a dispersão dos povos pelo mundo. A Parashá conclui com a genealogia de Noach a Avraham.

SESSÃO DE PERGUNTAS:


1. Nomeie os três filhos de Noé.
Shem, Ham e Japheth.

2. O que Deus disse a Noé para construir?
Uma Arca.

3. Todos sabemos que Noé teve que trazer animais em dois, mas se o animal fosse considerado kosher, quantos pares de animais ele deveria trazer?
7 pares.

4. Quanto tempo durou a chuva?
40 dias e 40 noites.

5. Qual foi o primeiro pássaro que Noé enviou da Arca?
Um Corvo.

6. Qual foi o segundo pássaro que Noé enviou da arca?
Uma pomba.

7. Com o que a pomba voltou?
Uma folha de oliveira.

8. Qual é a primeira coisa que Noah faz depois de sair da arca?
Ele constrói um altar e oferece uma oferta.

9. Que sinal Deus nos dá a promessa de que não teremos outra inundação?
Um arco-íris.

10. Qual foi o castigo de Deus para a construção da Torre de Babel?
O mundo já não fala em um idioma.






























SHABAT SHALOM!!!


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


03 - PARASHAT LECH LECHA

A Parashá (porção da leitura da Torá) desta semana é chamada de “Lech Lechá – Vá para você”. Em nossa última semana, nos foi contado sobre o fim de toda a criatura viva e a reconstrução do mundo após o Dilúvio de Noach. No final da porção, encontramos que o mundo novamente infringe seu pacto – do Arco-Íris no céu – provocando Hashem novamente com atos de idolatria e a conseqüente dispersão após o término da torre de Babel e o nascimento de Avram e sua prova no fogo.
É aqui que começamos, com o tzivui da primeira aliá de nosso povo a terra de Israel:
A Parashá Lech Lechá inicia com o chamado de D'us a Avram, para que deixasse sua terra de origem e a casa de seu pai, sua posição de status e prosperidade, e viajasse à terra que Ele lhe mostraria.

Na chegada à terra de Israel com sua esposa Sarai e o sobrinho Lot, eles descobrem que a terra foi assolada por uma terrível escassez e por esta razão Hashem comanda-os para ir ao Egito por um breve período. Os egípcios imediatamente capturam Sarai, a quem Avram havia identificado como sua irmã, e a levam ao Rei Egípcio.

D'us reage afligindo o rei e sua família com uma peste debilitante até que a liberte, quando então eles retornam à terra de Israel cheios de presentes. Os pastores de Avram e Lot começaram a brigar e os dois decidem se separar, com Lot escolhendo as férteis planícies de Sodoma como sua porção.

A Torá então descreve a guerra infame entre os quatro reis e os cinco reis, durante a qual Lot é feito prisioneiro. Muitos são mortos devido a batalha e a fuga, porém há os que escaparam apesar de estarem presos em “área-movediça”.

A parashá aqui nos relata a iniciativa de Avram em salvar seu sobrinho Com a ajuda de D’us, ele derrota miraculosamente os quatro reis vitoriosos e salva seu sobrinho e todos os demais. Porém, Avram se recusa a ficar com as honrarias ou os despojos de guerra para si e traz uma oferenda a Hashem do dízimo através de Malki-Tzedek (Shem, o filho de Noach), Cohen da época em Shalem (futura Yerushalaim) .

D'us reafirma a Avram que Ele está a seu lado, e promete que seus descendentes serão tantos que serão incontáveis como as estrelas no céu. O Criador então entra na simbólica “Aliança Entre as Partes”, com Avram, prometendo que seus filhos herdarão a terra de Israel, mas não antes de serem exilados numa longa servidão - 400 anos.

Como eles não tem filhos, Sarai dá sua serva Hagar a Avram como esposa, e nasce seu filho Ishmael. Anos depois, D'us muda o nome de Avram (Abrão) para Avraham (Abraão), e o de Sarai para Sara, e o instrui na mitzvá, preceito, de brit milá, circuncisão.

A porção conclui quando Avraham na idade de 99, circuncida a si mesmo e a seu filho Ishmael, juntamente com os outros homens da família.

"A Torá não nos conta apenas histórias. A Torá nos ensina que um judeu deve dedicar sua vida a ouvir Hashem. É por isso que a primeira história sobre Avraham Avinu, o primeiro judeu, é que Hashem diz pra ele fazer algo e ele faz. " Por isso ele foi escolhido para liderar uma grande nação.

"Quando uma pessoa faz boas ações para si mesmo, é muito importante, mas aqui a Torá está nos ensinando o que significa ser judeu: Hashem nos diz o que fazer e nós fazemos. Isso exatamente o que Avraham fez e a Torá nos ensina a seguir seu exemplo ".



SESSÃO DE PERGUNTAS:


Avram inicia uma jornada que o leva a uma nova terra onde ele começa sua nova família e começa uma nova religião.

1. Para que Avran é escolhido?
Ele é escolhido para liderar uma grande nação.

2. Quem foi com Avram em sua jornada?
Sarai, sua esposa e Lot, seu sobrinho e todas as almas que o seguiam.

3. Por que Avram foi para o Egito?
Havia uma fome na terra.

4. Por que Lot deixou Avram e se mudou para as planícies da Jordânia?
Os rebanhos de ovelhas de Avram e os rebanhos de ovelhas de Lot tornaram-se grandes para viver juntos.

5. Duas vezes Deus promete a Avraham que seus descendentes serão muitos. Com o que Deus os compara?
O pó da Terra e as estrelas no céu

6. Quem é Hagar?
Hagar é a serva de Sarai, ela dá a Abram, esperando que Hagar possa ter filhos.

7. Qual o nome do filho de Hagar com Avram?
Ismael.

8. Quantos anos deve ter um menino judeu quando for circuncidado?
8 dias de idade.

9. Para o que os nomes de Avram e Sarai mudaram?

Avraham e Sarah 



Sugestões de atividades:





Na parashat desta semana, Parashat Lech Lecha, Deus promete fazer de Abraão uma grande nação:
"E ele o trouxe para fora, e disse: Olhe agora para os céus, e conte as estrelas, se você é capaz de contar; e ele lhe disse: Então a sua semente seja. "(Gênesis 15: 5). As crianças adoram as estrelas e elas adoram o brilho, então qualquer projeto envolvendo os dois seria ótimo para a parashat desta semana. Eu sempre quis fazer um "globo de neve", então eu decidi usar isso como uma chance de fazer um "globo estrelar" em vez disso!
 Materiais:
•           Jarra de vidro (de geléia ou comida para bebês)
•           Água destilada
•           Glitter prata, lantejoulas de estrelinhas
•           Pistola de cola ou vedante
•           Opcional: algumas gotas de glicerina
•           Opcional: adesivos de estrela, figurinhas
•           Opcional: coloração alimentar
Instruções:
1) Encha jarra com água
2) Adicione brilho à água (mais glicerina e / ou corante alimentar se estiver usando)
3) Use uma pistola de cola ou vedante para proteger a tampa do frasco
4) Decore o lado de fora do frasco com adesivos de estrela
5) Agite seu globo, gire-o de cabeça para baixo e veja as multidões de estrelas!



















SHABAT SHALOM!!!



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

04 - PARASHAT VAIERA


A Parashat (porção da leitura da Torá) desta semana é chamada de “Vaierá – Apareceu”. Recapitulando, em nossa última semana nos foi contado como Hashem comandou Avram a deixar sua casa em Charan. Então Avram fez suas malas e iniciou a jornada de sua vida. 



Hashem conduziu-o a terra de Canaan. Mas veio junto com ele uma seca que o forçou a abandonar a terra prometida e viajar para o Egito, onde um “rapto” terminou com o Faraó e família acoçados por uma praga, 400 anos antes de “Yetziat Mitzraim” (o êxodo do Egito).


Avram foi mandado embora do Egito por declarar que Sarai era sua irmã, mas ficou um homem rico. De volta novamente a Canaan, o sobrinho de Avram se muda para Sodoma e é capturado em uma guerra. Avram lutou com 5 reis e ganhou, conquistando a liberdade de Lot. Hashem então mudou o nome de Avram para Avraham, e de Sarai para Sarah (Sara), e prometeu que num futuro próximo eles iam ter um filho.

A Parashat  Vaierá inicia relatando o episódio em que Avraham, apesar de seu extremo desconforto pelo recente brit milá – circuncisão, procura receber os viajantes que ele vê de longe nesse dia tão quente. Àqueles que ele pensa serem três homens, mas que na verdade são anjos enviados por Hashem.

Os anjos entregam sua mensagem, declarando que Sara milagrosamente dará à luz a seu primeiro filho no prazo de um ano, com a idade de 90 anos (o próprio Avraham teria cem anos). Em seguida, eles seguem para a cidade de Sodoma. Hashem informa a Avraham que as cidades de Sodoma e Gomorra serão destruídas por causa da perversidade, e Avraham responde com uma longa prece e dialoga com Hashem pedindo pelo salvamento das cidades.

Não havendo dez cidadãos íntegros, Hashem começa a destruir as cidades, mas não antes que os anjos salvem o sobrinho de Avraham, Lot e sua família da destruição, sua esposa olha para traz durante a fuga e vira uma estatua de sal. Acreditando que o mundo inteiro havia sido destruído, as duas filhas de Lot embebedam o pai, para que ambas possam ficar grávidas dele, e cada uma acaba tendo um filho.
ara é raptada por Avimelech, o rei de Guerar, que não havia percebido que ela era casada. Hashem faz um milagre, castigando-o com uma peste que o impede de tocá-la e informa Avimelech que Sara é casada, quando então é imediatamente libertada.

Sara concebe e dá a luz Itzchak (Isaac), e Avraham faz uma grande comemoração. Sara vê Ishmael (o filho de Avraham com Hagar) como uma ameaça ao bem-estar espiritual de seu próprio filho. Relutante a princípio, Avraham segue a ordem de Hashem, de dar ouvidos à esposa, expulsando Ishmael e Hagar de sua casa. Com Ishmael a ponto de morrer de sede no deserto, Hashem escuta seus gritos e faz com que Hagar encontre um poço de água e 
com isso o jovem é salvo.

Avraham celebra um pacto com Avimelech na cidade de Be'er Sheva, e vivem em paz por muitos anos. A porção da Torá conclui com a akedá, o altar, o décimo e último teste de Avraham, no qual ele demonstra sua fé absoluta à ordem do Criador, de oferecer seu amado filho Itzchak em sacrifício (akedá).

Com o nascimento de Isaac, Abraham e Sarah começaram sua própria família. Infelizmente, não acabam os problemas. Abraão é obrigado a sacrificar seu filho. A cidade de Lot é destruída. E Ismael e Agar são banidos.


SESSÃO DE PERGUNTAS:



1. Quantos homens vieram cumprimentar Avraham em sua barraca?
Três.

2. O que o primeiro homem disse a Avraham?
Que Sarah dará à luz.

3. Quantos homens justos precisam estar em Sodoma para Deus salvar a cidade?
Dez.

4. O que acontece com a esposa de Lot quando ela olha para a cidade de Sodoma?
Ela se volta para um pilar de sal.

5. Quantos anos tem o Yitzchak quando ele é circuncidado?
8 dias de idade.

6. Quantos anos tem Avraham quando nasce Yitzchak?
100 anos

7. Qual é a reação de Avraham quando Sarah lhe diz para banir Yishmael e Hagar?
Avraham está desconfortável fazendo isso até que Deus lhe peça para ouvir Sarah.

8. O que Deus ordena a Avraham para fazer a seu filho, Yitzchak?

Deus pede a Avraham para sacrificar seu próprio filho. 



Sugestões de atividades














TAPETE DE SEJA BEM VINDO

No início da leitura da Torá desta semana, Parshat Vayera, três homens (aka anjos) aparecem na tenda de Abraão. Abraão imediatamente corre para cumprimentá-los, curvar-se e alimentá-los. 
Esta história é a base para associar Abraham e Sarah com o grande valor judaico de Hachnasat Orchim ou o acolhimento dos convidados. Pergunte aos seus filhos por que eles acham que esta é uma mitzvá tão importante. Você também pode discutir o que faz um "bom" anfitrião e o que faz um "bom" convidado. Finalmente, na tentativa de imitar nossos grandes antepassados, você pode fazer um capacho personalizado para que os hóspedes se sintam imediatamente recebidos em sua casa!
Materiais:
Capacho ou tapete barato comprado na loja simples
Pinturas ou marcadores permanentes
Opcional: Stencils
Instruções:
Decida quais frases ou imagens você deseja incluir em seu tapete de bem vindo. Por exemplo, você pode escrever "WELCOME" ou em hebraico "BRUCHIM HABAIM". Ou, você pode escrever os nomes ou as iniciais das pessoas em sua família. Para imagens, você pode pintar formas abstratas e desenhos ou imagens de pessoas como seus amigos e familiares.
Usando estênceis ou a mão livre, pinte ou desenhe suas imagens e palavras no felpudo. Deixe um tempo suficiente para o seu trabalho secar e, em seguida, coloque o seu tapete ou capacho para receber seus convidados de Shabat!
Você também pode convidar seus convidados para assinar seu nome, escrever uma mensagem ou desenhar em seu tapete de boas vindas.

















Estátua de sal


SHABAT SHALOM!!!



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


05- PARASHAT CHAYE SARA

A Parashat (porção da leitura da Torá) desta semana é chamada de “Chaie Sara – A Vida de Sara”.

 Recapitulando, em nossa última Parashat, Hashem veio cumprir com Sua promessa de dar a Avraham e Sara um herdeiro. Mas anos mais tarde, é dado para Avraham um último e verdadeiro “Teste de Fé”. Ele é ordenado a sacrificar Itzchak.  Justo quando Avraham estava a ponto de baixar a faca, um malach (anjo) aparece e contem o golpe em tempo. Nossa Parashat inicia no momento em que Avraham retorna a sua casa, para sua tenda em Beer Sheva. 

Sara não estava em casa e parece que ela seguiu pela estrada até Chevron (Hebron) para saber sobre o sacrifício de seu filho querido.


A Parashá começa citando a morte de nossa matriarca Sara, na idade de 127 anos, e a busca de nosso patriArca Avraham (Abraão) por um local apropriado ao seu descanso e que fosse digno de sua grandeza.

Avraham recusa-se a aceitar a generosa oferta de Efron (um membro da nação hitita que vivia na terra de Israel) de dar-lhe Mearat Hamachpelá, na cidade de Chevron, sem custo algum. E Avraham termina por pagar uma enorme soma de dinheiro pelo lote, onde finalmente sepulta sua amada esposa.

Avraham envia seu fiel servo, Eliezer, de volta a seu país de origem e à sua família, a fim de encontrar uma esposa conveniente para casar com Itzchak.

Chegando à cidade de Aram Naharaim, Eliezer bolava um plano pelo qual conseguirá selecionar uma moça recatada e generosa, apropriada para o filho de seu amo.

Eliezer reza a D'us para que Ele lhe conceda sucesso nesta missão, fazendo o plano funcionar: “ele decide ficar à beira do poço da cidade, esperando que uma moça lhe ofereça, e a seus camelos, água para beber”.

Esta pessoa, pensou ele, que dar-se-ia ao trabalho de servir água para um estranho, e seus dez camelos, indo além do cumprimento do dever, certamente possuiria um grande caráter de bondade.

Rivka passa pelo teste, e após receber presentes enviados por Avraham, ela leva Eliezer à casa de seu pai. Eliezer conta os eventos do dia à família da moça e pede a Rivka que volte com ele para desposar Itzchak. Ela aceita, e eles se casam.

Com o papel de Avraham, como pai do povo judeu, completo e o manto da liderança passado à próxima geração, a porção é encerrada com uma breve genealogia dos outros filhos de Avraham com sua esposa Keturá (que muitos comentaristas afirmam ser na verdade Hagar) e seu morte com a idade de 175 anos.

Na Parashá, o nosso patriarca Avraham, havendo criado corretamente a seu filho Itzchak para que seguisse seus passos, se encontra frente ao desafio de encontrar uma esposa que seja adequada ao futuro Pai do Povo Judeu. A tarefa de Avraham, como pai, não terminou simplesmente porque seu filho havia demonstrado ser um justo. Sua tarefa não se completou até que não proveio a Itzchak todo o necessário para continuar com a missão de seu pai e cumprir com seu próprio potencial.

Verdade em tudo

“Cento e vinte e sete, foram os anos da vida de Sara” (Bereshit ,23:1)
O comentarista Rashi explica, "Os anos da vida de Sara - eles foram todos igualmente bons."

Mas uma questão pode ser feita: Por acaso a maioria dos anos da vida de Sara não estiveram preenchidos com sofrimentos, desejo por crianças, vivendo em desterro, confinada nas mãos do Faraó e Avimelech? Então, como nós podemos dizer que todos seus anos foram igualmente bons?

E a resposta é simples: durante sua vida inteira, em relação a tudo aquilo que parecia ruim, Sara dizia: "Isto também é para o bem." Ela viu a bondade de D’us em tudo!

É uma semana mais ocupada para Abraão e sua família. Sarah e Abraham morrem em idades antigas maduras. Isaac toma uma esposa e encontra amor.


SESSÃO DE PERGUNTAS:


1. Quantos anos tinha Sarah quando ela morreu?
127.

2. O que Abraão pediu ao seu servo para fazer?
Para encontrar uma esposa para seu filho, Isaac.

3. Que teste o empregado de Abraão estabeleceu para a noiva potencial de Isaac?
Ele pede que ela ofereça água não só ao servo, mas também aos seus camelos.

4. Quantos anos tinha Abraão quando ele morreu?
175 



SUGESTÕES DE ATIVIDADES














SHABAT SHALOM!!!


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


06 - PARASHAT TOLDOT



A Parashat desta semana é chamada de “Toldot – que significa Gerações”. Nesta semana, a parashat começa narrando a vida de nosso patriarca Itzchak (IZAQUE), seu casamento e filhos, sua obra a ser passada a posteridade.

A Parashá inicia contando o episódio do patriarca Itzchak, como após vinte anos de casamento sem filhos (Itzchak se casou com 40 anos), suas preces a Hashem são respondidas e Rivka concebe gêmeos, Essav (ESAÚ) e Yakov.

A gravidez é muito dolorosa os gêmeos já competiam dentro da barriga da mãe. Hashem revela a Rivka que o sofrimento é um prelúdio do conflito, nesse mundo, que ocorrerá entre as duas grandes nações que descenderão desses gêmeos - Roma e Israel. De Essav (ESAÚ) descenderá Roma e Yakov será Israel.

Essav (Esaú) nasce primeiro, e em seguida Yakov, segurando o calcanhar de Essav (Esaú). Quando eles crescem, a diferença entre os gêmeos se torna aparente: Essav (Esaú) é um caçador, homem do campo, do mundo físico, enquanto que Yakov senta nas tendas de Torá desenvolvendo sua alma.

No dia do funeral de seu avô Avraham, Yakov está cozinhando uma sopa de lentilha, a comida tradicional de luto. Essav (Esaú) entra correndo, esfomeado após um dia de caçadas e vende seu direito de primogênito (e as responsabilidades espirituais dessa posição) por um prato de sopa (quente e semicrua, de cor avermelhada).

Itzchak (Isaque) planeja viajar para o Egito devido à escassez de comida, mas Hashem o lembra que por causa da Akedá (quando ele foi oferecido como sacrifício e o Eterno enviou um Anjo que não permitiu que ele fosse sacrificado colocando um carneiro no lugar), ele se tornou sagrado e deve permanecer na Terra Sagrada de Israel. Ele então vai para Guerar, na terra dos Plishtim (Filisteus), e para proteger Rivka ele diz que ela é sua irmã, mas na verdade Rivka era sua esposa.

Itzchak desperta inveja quando enriquece rapidamente, e o Rei Avimelech lhe pede para ir embora.

Itzchak escava novamente três fontes escavadas pelo seu pai, profeticamente aludindo aos três Beit HaMikdash (Templos) que serão construídos no futuro. O  Rei Avimelech, observando as bênçãos que D’us presenteou Itzchak (ISAQUE), faz um pacto com ele.

Quando Itzchak (IZAQUE) percebe que está por morrer, ele já não enxerga mais, ele chama Essav (Esaú) para abençoá-lo. Rivka, age profeticamente para Yakov receber as bênçãos no lugar de seu irmão, planejando uma forma de Yakov personificar seu irmão.

Quando Essav frustrado reclama com seu pai que seu irmão comprou os direitos de primogênito, Itzchak percebe que Yakov merecia esses direitos por valorizar as responsabilidades ao invés dos privilégios e confirma suas bênçãos. Essav jura matar seu irmão e Rivka manda Yakov para seu irmão Lavan na casa de Betuel, aonde ele possa encontrar uma esposa, mais tarde ele encontra Raquel e se casa com ela.

Essav (Esaú) na hora da fome não lembrou das bênçãos que receberia por ser o primeiro filho a nascer, ele era o primogênito. Ele vendeu seus direitos para o irmão Yakov por um prato de lentilha. Depois que seu irmão recebeu as bênçãos no lugar ele ficou com tanto ódio que resolver caçar o próprio irmão e mata-lo mas o Eterno o protegeu.

Imagine como Yakov deve ter se sentido vestido com as roupas de Essav (Esaú), esgueirando-se no quarto do pai e fingindo, para receber as bênçãos que pertenciam a seu irmão. O puro e sensível Yakov, que passara toda sua vida encerrada nas “tendas de estudo," vestindo roupas de caça e pondo cabelo falso nos braços e atrás do pescoço para procurar "o orvalho do céu e a melhor parte da terra". Para que, afinal, Yakov precisava do "orvalho do céu e da melhor parte da terra"?

Na verdade, Itzchak planejava dividir o mundo entre seus dois filhos. Essav, o empreendedor "homem do mundo" receberia seus recursos materiais, e o venerável Yakov herdaria o legado espiritual de Avraham. Yakov presidiria as tendas de estudo, onde se ensina e se aprende a Divina sabedoria, e onde uma placa na parede daria a Essav os créditos por suas generosas contribuições para apoiar estes esforços virtuosos.

Mas Rivka interveio. Não, disse ela, o mundo material não pode ser entregue aos materialistas. São os Yakovs do mundo - os espirituais que desdenham a busca pelo poder e pela fortuna - que devem exercer o poder e controlar a riqueza. "Venha cá," disse ela ao filho. "Vista as roupas de seu irmão e entre no quarto de seu pai - não podemos permitir que Essav receba as bênçãos."

"Mas o que farei com as propriedades? Não sou homem de negócios."
"Graças a D'us! Imagine como seria o mundo se os assuntos comerciais fossem geridos por homens de negócios!"

CARACTERISTICAS DE JACÓ (YAKOV) ESAÚ (ESSAV):

Esaú (ESSAV) - peludo, caçador, ruivo, homem forte, ousado, habilidoso com as armas, o preferido de Isaque (Itzchak), Roma.

Jacó (YAKOV) - liso, agricultor/pastor do campo, meigo e pacífico, pessoa simples, caseiro, o preferido de Rebeca (Rivka), Israel.


SESSÃO DE PERGUNTAS:


1. Quais são os nomes dos gêmeos de Rivka?
Esav e Yaakov.

2. O que Esav vendeu para comer um cozido de lentilhas de Yaakov?
Esav vendeu seu direito de nascença.

3. Onde foi Yitzchak quando houve fome em sua terra?
Lugar algum. Yitzchak ficou em Gerar.

4. Quem decide enganar Yitzchak?
Sua esposa, Rivka.

5. Como Yaakov engana seu pai?
Yaakov vestiu roupas de Esav e Rivka colocou peles sobre os braços e pescoço de Yaakov.

6. Como Esav reage quando ele descobre que Yaakov roubou sua benção?
Esav fica furioso e jura matar o irmão.

7. Para onde corre o Yaakov?
Yaakov sai e corre para Lavan da família de Rivka.



SUGESTÕES DE ATIVIDADES:





























SHABAT SHALOM!!!


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

07 - VAYETZE

A Parashat HaShavua (porção da leitura da Tora desta semana) é chamada de “Vaietze” – E Saiu. Esta é a sétima porção do livro de Gênesis, a porção que inicia narrando a viagem de nosso patriarca Yakov, seu casamento e filhos e finalmente seu retorno a terra de Israel.

A Parashá inicia contando o episódio da fuga do patriarca Yakov. Fugindo de Essav, Yakov parte de Beer Sheva e viaja a caminho de Charan, aonde vive a família de sua mãe.

Após parar por catorze anos na Ieshivá de Shem e Ever, ele continua sua jornada e chega ao Monte Moriá, aonde seu pai Itzchak foi oferecido como sacrifício, e o local futuro do Beit HaMikdash. 

Ele se deita para dormir e tem um sonho profético de anjos subindo e descendo de uma escada entre a terra e o céu. À medida que o sol se põe, ele encontra um lugar para descansar. Em vez de um travesseiro, Yaakov recolhe algumas das pedras próximas e as coloca debaixo da cabeça. Depois de uma noite de sonhos, Yaakov acorda e continua a viajar para a "terra dos povos do Oriente", Yaakov deixa Beer Sheba para ir a Haran.. É durante aquela parte de sua jornada, que Yaakov encontra um poço. Há bandos de ovelhas que estão deitados perto do poço e uma mulher: Rachel. No entanto, ninguém pode chegar à água do poço devido à enorme rocha que cobre a abertura do poço. É Yaakov que remove a rocha do poço permitindo que as ovelhas bebam.

D’us lhe promete a Terra de Israel, que ele fundará uma grande nação e que será protegido Divinamente aonde quer que esteja. Yakov acorda e promete construir um altar lá e dar um dízimo de tudo o que receber.

Ele viaja para Charan e encontra sua prima Rachel na fonte. Ele faz um acordo com o pai de Rachel, Lavan, de trabalhar por sete anos para então se casar com ela, mas Lavan engana Yakov e substitui Rachel por sua irmã mais velha, Lea. Yakov se responsabiliza em trabalhar outros sete anos para se casar também com Rachel.

Lea lhe dá quatro filhos - Reuven, Shimon, Levi e Yehuda -as primeiras tribos de Israel. Rachel tem inveja de não poder conceber e oferece á Yakov sua serva, Bilá. Bilá dá á luz a Dan e Naftali. Lea também oferece á Yakov sua serva, Zilpá, que concebe Dan e Asher. Lea dá á luz a Issachar, Zevulun e uma filha, Diná. D’us finalmente abençoa Rachel com um filho, Iossef.

Yakov decide deixar Lavan, mas Lavan, sabendo quanta riqueza Yakov lhe produziu, reluta em deixá-lo ir embora, e faz um contrato de trabalho com ele. Lavan tenta novamente enganar Yakov, mas não sucede, e Yakov enriquece ainda mais.
Vinte anos depois, Yakov, percebendo que Lavan ressente sua fortuna, aproveita a temporária ausência de seu sogro, e foge com sua família. Lavan os persegue mas D’us o avisa para não machucá-los.

Yakov e Lavan fazem um acordo e Lavan retorna para sua casa. Yakov continua sua viajem á caminho de seu irmão Essav.

Com Yaakov em Haran, ele começa a pensar em começar uma família. Enquanto Yaakov está noivo para se casar com Rachel, ele é enganado para se casar com Leah, a irmã mais velha de Rachel, no dia do casamento. Quando Yaakov está pronto para deixar Charan, ele tem filhos de Leah, Rachel, Bilhah e Zilpah! A maioria das doze tribos nascem na parcela da Torá dessa semana.

Esta semana estamos seguindo a vida de Yaakov quando ele sai da casa de seu pai e começa uma família sua.



SESSÃO DE PERGUNTAS:

1. O que Yaakov vê nos seus sonhos?
Uma escada subindo ao céu com anjos subindo e descendo.

2. O que Yaakov fez quando viu pela primeira vez Rachel?
Ele rolou a pedra muito pesada da boca do poço.

3. Quanto tempo o Yaakov trabalhou pela primeira vez para Rachel?
Yaakov concordou em trabalhar por 7 anos para se casar com Rachel.

4. Com quem Yakov acabou se casando primeiro?
Leah, a irmã mais velha de Rachel.

5. Qual irmã não poderia ter filhos?
Rachel.

6. Nomeie os filhos de Leah.
Reuven, Shimon, Levi, Yehuda, Issachar, Zevulun, Dinah.

7. Por que Yaakov escolhe deixar Lavan depois que Yosef nasceu?
Yaakov quer voltar para sua terra natal. 










Travesseiro de pedras:





















SHABAT SHALOM!!!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

08 - PARASHAT VAYISHLACH

Em nosso último episódio, Yaakov pegou suas esposas, filhos e posses e se separou da casa de Lavan com pressa. Quando Lavan descobriu que eles se foram, ele perseguiu Yaakov, com a intenção de ensinar-lhe uma lição. Mas Hashem advertiu Lavan para manter suas mãos fora de Yaakov. Então Lavan fez um tratado de paz.

Quando nossa parashat começa, Yaakov está prestes a encarar seu irmão Esav pela primeira vez em mais de 34 anos. Esav esqueceu a maneira inteligente de que Yaakov "roubou" a brachot do primeiro nascido de seu nariz? Quem sabe?

REUNIÃO FAMILIAR        
Então, Yaakov envia um par de mensageiros à frente de Seir, onde Esav vive. Os mensageiros não precisaram viajar muito longe antes de detectar Esav e 400 soldados indo direto para eles! Rapidamente, os mensageiros retornam a Yaakov com as notícias temidas. "Soldados ... armas ... isso significa guerra!" declara Yaakov. Embora Hashem tenha prometido proteção, Yaakov se prepara para a batalha de três maneiras: 
1.         Yaakov não está a correr riscos. No caso de ele ou alguém em sua família pecar em algum lugar, ele reza para Hashem pela segurança de sua casa.
2.         Yaakov prepara presentes para Esav: ouro, prata e jóias, além de mais 200 cabras, camelos, vacas, touros e burros. Ele ordena aos seus servos que não os entregassem a Esav de uma só vez, mas que os espalhe para que eles parecem mais numerosos.
3.         Yaakov divide seu povo em dois grupos, de modo que, se um grupo for atacado, o outro pode fugir para isso.

Yaakov move sua família e posses de volta ao rio Yabok, onde eles estarão seguros. À noite, ele percebe que ele deixou um par de frascos no antigo acampamento. Sendo um verdadeiro tzadik, mesmo os mais pequenos frascos e pertences são importantes para ele. Então ele volta para recuperá-los.

 Yaakov luta com um Malach Do outro lado, um homem estranho o ataca. Toda a noite eles lutam, braço no braço. Ambos os homens possuem força incrível. Nem um pode derrubar o outro. À medida que os primeiros raios do sol aparecem no horizonte, em desespero, o estranho desloca o quadril de Yaakov. Agora, Yaakov é deixado mancando, mas ainda não vai afrouxar o controle sobre o estranho. Agora o estranho começa a entrar em pânico! Ele implora que Yaakov deixe ir. Mas antes que Yaakov o libere, ele quer saber por que e quem é esse estranho.

O estranho revela-se como um Malach (Anjo). Não é apenas qualquer Malach ... Ele é Malach de Esav (anjo da guarda), em uma missão para ensinar a Yaakov uma lição sobre mexer com Esav. Em vez disso, é Hashem quem ensina tanto a Malach quanto a Yaakov uma lição. Essa lição é que Hashem sempre protegerá Yaakov contra seus inimigos.

Yaakov insiste que Malach o abençoe. Na verdade, o Malach lhe dá uma mega- bracha. Primeiro, reconhece o direito de Yaakov ao brachot de Yitzchok . Em segundo lugar, o Malach declara que "de agora em diante você (Yaakov) será conhecido como Yisroel", declarando que Yaakov lutou com um Malach e ganhou. Agora, Yaakov poderia ter certeza de que ele seria bem sucedido em seu iminente confronto com Esav.

Como o Malach atingiu a articulação do quadril de Yaakov, a Torah proíbe um judeu de comer o Gid Ha-Nashe - o nervo ciático na articulação do quadril de um animal.

Quando o sol nasce, Yaakov vê Esav e seu exército se aproximando. Yaakov fica na vanguarda do seu acampamento, pronto para enfrentar Esav. Quando Esav se muda, Yaakov arca diante dele sete vezes. Isso acalma Esav. Ele corre até Yaakov com trinta anos de abraços e beijos. Quando Esav vê as esposas, filhos e bens que Yaakov acumulou, ele sugere que viajem juntos por um tempo. Mas Yaakov sabe que no fundo, Esav é mau. É melhor separar maneiras agora antes de influenciar a família.
Yaakov puxa Esav de lado. Tanto quanto ele gostaria de marchar sua família junto com as tropas, as criancinhas e suas esposas nunca poderiam passar do campo de treinamento. Esav e Yaakov concordam em se encontrar mais tarde no Monte Seir. É aí que Esav e seu clã se estabeleceram. Claro, Yaakov não tem planos imediatos de aproximar-se daquela montanha, mas nossos sábios dizem que um dia Yaakov e Esav irão enfrentar Seir quando Moshiach chegar.

O clã de Yaakov instala-se nos arredores de Shechem. Yaakov agora tem onze filhos e uma filha, Dina. Os meninos têm muito o que fazer para cuidar dos rebanhos, mas Dina leva uma vida aborrecida, sentada ao redor da barraca apenas esperando por algo excitante acontecer. Ela não percebe que estes são tempos perigosos para uma garota estar sozinha.

Bem, um dia passa um grupo ruidoso de meninas locais. Este é o intervalo que Dina está esperando. Sem a permissão de seu pai, ela corre para a rua para verificar a agitação. Mas Dina não sabe que ela causou uma agitação própria. Sh'chem, filho de Chamor, um príncipe de uma tribo chamada Chivi, a viu. Ele decide que ele gosta de Dina. Na verdade, ele gosta tanto dela que ele a sequestra para torná-la sua esposa.

Quando Yaakov e seus filhos retornam dos campos, ficam surpresos ao ver o Chamor, o pai de Sh'mem, sentado no alpendre. Eles logo percebem que Dina está sendo mantida em cativeiro. Todos ficam furiosos! Mas Chamor vê a situação como uma oportunidade. Ele admite que seu filho é um pouco compulsivo. Mas talvez haja uma maneira de fazer um bom Shiduch desta bagunça. Chamor oferece a Yaakov todo o dinheiro que ele pode reunir. "Vamos ser uma grande família feliz", declara Chamor. "Meus meninos se casarão com suas meninas e vice-versa. Seria essa uma piada?

Shimon e Levi, dois dos filhos de Yaakov, não querem fazer nenhuma negociação. Eles estão cansados de falar e eles estão bravos de Chamor pensar em virar um seqüestro para um Shiduch. Eles também estão loucos que as pessoas da cidade não estão na casa de Sh'chem protestando contra o seqüestro e exigindo sua libertação. Eles querem vingança - a todos! Aqui está o que eles fazem: "Olhe aqui, Chamor", eles dizem ao pai: "Nós pensamos que é uma boa idéia para que nossas duas famílias se juntem, mas nós temos uma regra, que qualquer homem que quer ser parte da nossa família tem que ser circuncidado.

Chamor volta para a cidade e convence todos os homens a aceitarem a circuncisão. Não há problema, eles pensam que, uma vez que Yaakov é tão rico, eles farão um pacote de shekels casando-se com sua família. Pouco sabem que isso faz parte de uma trama vingativa.

No terceiro dia após a circuncisão em massa, quando os habitantes da cidade estão mais doentes e mais fracos, Shimon e Levi encostaram suas espadas e se dirigem para a cidade. Eles assassinaram Chamor, Sh'chem e todos os homens da cidade, trazendo Dina de volta do banho de sangue. Quando Yaakov ouve sobre o massacre, ele fica realmente bravo. Como Shimon e Levi podem fazer uma manifestação de matança que põe em risco a reputação familiar de Yaakov? Até agora, as nações cananeias sempre viram Yaakov como um tzadik de paz . Mas agora ele será visto como uma grande ameaça que deve ser esmagada. Hashem lembra a Yaakov que sua família será protegida das nações vizinhas, e na verdade elas são. Assim como Yaakov temia, no rescaldo do massacre sangrento, outros exércitos atacam Yaakov, mas ele é vitorioso em todas as batalhas. Finalmente, esses exércitos desistem e deixam Yaakov em paz.

            Em toda a emoção, há uma coisa que Yaakov esqueceu. Lembre-se do que Yaakov prometeu fazer por Hashem se ele voltasse com segurança para Eretz Yisroel. Yaakov prometeu oferecer sacrifícios. Hashem ordena-lhe que Yaakov volte para Bait Ail para oferecer os mesmos Korbanot que ele prometeu há muito tempo.

Antes de partir para Bait Ail, Yaakov faz um anúncio. Se alguém tiver algum ídolo dos despojos do massacre de Shimon e Levi, é melhor que se livrar deles - enterre-os no chão ou entregue-os a Yaakov para disposição. Com isso, toda a família - esposas, crianças, criadas e seguidores - se transformam em suas togas de Shabbat, as melhores, em homenagem ao Korbanot que estão prestes a oferecer.

Quando chegam em Bait Ail, Yaakov recolhe pedras e constrói um Mizbayach (altar). Sobre este Mizbayach ele oferece o Korbanot a Hashem em agradecimento por uma saída bem sucedida da casa de Lavan, e uma reunião sem eventos com seu irmão Esav. Afinal, Yaakov chegou à casa de Lavan, um menino e deixou 20 anos depois, um homem casado com 4 esposas, 11 crianças e muitos rebanhos e pertences. Há muito para agradecer!

Enquanto está em Bait Ail, um membro muito amado e confiado da família Yaakov morre. Ela é Devora, a enfermeira da mãe de Yaakov. Yaakov a enterra debaixo de uma grande árvore em Bait Ail. Mas esse não é o fim desta maratona de luto. Yaakov em breve recebe outra pior das más notícias. Sua mãe, Rivka morre. Hashem usa esse momento para confortar Yaakov com a promessa de que ele terá muitos descendentes que herdarão a terra de Canaã.

 Yaakov é a cabeça de sua família em direção a Chevron, onde seu pai, Yitzchak, vive. Ao longo do caminho, perto de Bait Lechem, Rachel dá à luz seu segundo filho, Binyamin. O nascimento deste segundo filho pela esposa mais amada de Yaakov é uma ocasião feliz que se torna trágica! Rachel morre durante o parto. Yaakov enterra Rachel logo depois. Ele montou um monumento sobre o túmulo. Este monumento é conhecido como "Kever (o túmulo de) Rachel". Ainda hoje, os judeus rezam por Hashem neste mesmo ponto, com a promessa de que Rachel vai inaugurar o nosso tefilot para shamayim.

Yitzchak está extasiado ao ver seu filho justo, Yaakov e todo o seu pequeno Tzadiklach. Yitzchak vive até 180 anos.

BRACHA ESAV
A Torá nos diz que Esav e seus descendentes se instalaram na terra de Edom. Sua família produz muitos reis e governantes que conquistam muitas terras. Este é o cumprimento da Yitzchak bracha (benção) para Esav: "Você será bem sucedido na guerra."
Agora que você sabe que de Esav bracha se tornou realidade.




SESSÃO DE PERGUNTAS:



1. Quantos homens Esav trouxe para conhecer o Yaakov?
400

2. Por que Yaakov dividiu seu acampamento em dois antes de se encontrar com Esav?
Yaakov teve medo de conhecer Esav. Ele pensou e  criou dois campos se alguém fosse destruído, o outro seria salvo.

3. Depois de dividir o seu acampamento em dois, quais outras coisas fez Yaakov para se preparar para a chegada de Esav?
Yaakov orou a Deus e depois preparou um presente para Esav.

4. Quando Yaakov estava lutando, onde ele foi machucado?
No quadril.

5. Que bênção o Yaakov recebeu após a luta?
Seu nome foi mudado de Yaakov para Yisrael.

6. Quando os dois irmãos finalmente se viram, o que Esav fez?
Correu em direção a Yaakov, abraçou-o, beijou-o e chorou.

7. Qual o nome da filha de Leah e Yaakov?
Dina

8. Quais dois irmãos lideraram a luta contra Shechem?
Shimon e Levi.

9. Quem foi o décimo segundo filho nascido para Yaakov?
Binyamin

10. Quais dois parentes de Yaakov morreram nesta parashat?
Rachel, sua esposa e Yitzchak, seu pai 






O Malach deu uma mega brachá para Yaakov, mudou seu nome para Yisrael!!!
Escreva seu nome ou o significado dele em um cartaz!!! Faça colagens, use gliter e muita criatividade!!!







Que tal criar um ringue de luta? YAKOV X MALACH



Dá até para colar a imagem da luta de Yacov e o Malach dentro do ringue.


SHABAT SHALOM!!!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

09 - PARASHAT VAYESHEV

A Parashat HaShavua (porção da leitura da Tora desta semana) é chamada de “Vaieshev” – E habitou. Esta é a nona porção do livro de Gênesis, a porção que inicia narrando a vida de nosso patriarca Yakov na terra de Israel.
Yakov Avinu se estabelece na terra de Canaan. Seu filho predileto, Iossef, lhe traz informações intrigantes sobre seus irmãos, sempre entrega os planos dos irmão. Yakov presenteia Iossef com uma túnica especial, multi colorida, de lã.

Iossef aumenta ainda mais a raiva de seus irmãos, ao contar seus sonhos proféticos - Uma noite, Yosef sonha com que ele e seus irmãos estão amarrando talos de grãos no campo. O pacote de Yosef sobe no ar. Então, os pacotes dos irmãos se inclinam para o pacote de Yosef. No dia seguinte, Yosef corre para contar a todos os irmãos sobre isso.  Eles sabem o que Yosef está pensando e odeiam por agir tão superior a eles.

Mas a imaturidade de Yosef e seus ciúmes não descontam o sonho. Isso se tornaria realidade. Há apenas alguns detalhes que precisam desvendar. Sim, seus irmãos se curvarão para ele, mas eles não saberão que é ele. Eles vão pensar que é um vice-rei egípcio que recebe a honra. E quanto aos talos de grãos? Pouco sabem que haverá uma fome terrível que os obrigará a ir ao Egito para comprar grãos.

Logo depois, Yosef tem outro sonho. Neste, Yosef é uma estrela no céu. Onze estrelas menores, o sol e a lua o cercam e inclinam-se para ele. Yosef tem que contar a seus irmãos sobre esse! Ele está tão animado, nem espera que seus irmãos estejam sozinhos. Ele anuncia seu sonho na mesa de jantar enquanto Yaakov escuta. Yaakov é um homem inteligente. Ele sabe como isso tudo parece aos seus outros filhos. Eles vão odiar Yosef por fazê-los parecer inferiores perante Yaakov. Então ele diz a Yosef que o sonho é apenas uma ilusão ridícula, especialmente porque a lua representa Rachel e Rachel está morta. Mas, secretamente, Yaakov espera ver como esta profecia se cumprirá.

Os irmãos julgam Iossef e decidem executá-lo, eles tinham muita raiva de Iossef pois ele era também o filho favorito da esposa favorita de Yakov, a Rachel. Quando Iossef vai para Shechem, seus irmãos têm piedade e decidem, influenciados por Reuven, colocá-lo em um poço ao invés de matá-lo.

Iehuda os convence a tirá-lo do poço e vendê-lo para uma caravana de Ishmaelim (descendentes de Ishmael) que estava passando por eles nesse momento. Quando Reuven retorna e vê que o poço está vazio, ele rasga suas roupas como sinal de sofrimento. Os irmãos mancham a túnica de Iossef em sangue de carneiro e mostram-na para seu pai Yakov, que assume que Iossef foi devorado por um animal selvagem. Yakov não se consola.

Enquanto isso, no Egito Iossef é vendido para Potifar, o Chefe dos Verdugos do Faraó.
Enquanto isso, Iossef chega ao poder na casa de seu mestre egípcio. Sua extrema beleza atrai não correspondidas tentativas de sedução da mulher de seu mestre. Irada pela rejeição de Iossef, ela calunia Iossef, acusando-o falsamente de tê-la seduzido, e ele é aprisionado.

Iossef é jogado na prisão onde novamente é alçado a uma posição de liderança, desta vez ficando encarregado dos prisioneiros. Dez anos depois, o copeiro chefe do faraó e o padeiro são jogados na mesma prisão. Certa noite eles têm um sonho intrigante, que Iossef interpreta de forma acurada, e o copeiro retorna a seu cargo antigo e o padeiro é executado, como Iossef havia predito.

A Parashá conclui com o fato de que, apesar de sua promessa após ser libertado, o mordomo chefe esquece de ajudar Iossef, e Iossef permanece preso. Como leitura extra, temos a festa de Chanuká.



SESSÃO DE PERGUNTAS



1. Por que os irmãos de Yosef o odiaram tanto?
Eles estavam com ciúmes porque Yaakov amava Yosef, mais do que os outros irmãos.

2. Quantos sonhos Yosef compartilha com seus irmãos?
Dois.

3. O que estava nos sonhos de Yosef?
Galhos de trigo e estrelas da lua do sol.

4. O que os irmãos queriam fazer primeiro com Yosef quando o viram de longe?
Eles queriam matar Yosef.

5. Quem salvou Yosef sugerindo colocá-lo em um poço?
Reuven.

6. Quem comprou Yosef?
Midianitas e depois Potifar.

7. Quem foram os dois presos que Yossef interpretou o sonho?
O copeiro e o Padeiro.

8. Quando Yosef ajuda o copeiro e o padeiro a interpretar seus sonhos, quem vive e quem morre?
O copeiro volta ao seu trabalho. O padeiro é morto.

 Como estamos perto da festa de Chanukah, aqui vai uma leitura extra!!


Chanuká – a festa Significado



Literalmente, "Inauguração". A festa recebeu este nome em comemoração ao fato histórico de que os macabeus "chanu" (descansaram) das batalhas no "cá" (25º dia) de Kislev.

Por Que Se Comemora?

Antiocus, rei da Síria, governou a Terra de Israel depois da morte de Alexandre, o Grande. Pressionou os judeus a aceitarem a cultura greco-helenista, proibindo o cumprimento das mitzvot (preceitos) da Tora e forçando a prática da idolatria pagã.
Antiocus foi apoiado por milhares de soldados de seu exército. Em 165 AEC, os Macabeus, corajosos lutadores oriundos de uma família de muita fé, os Chashmonaim, apesar do antagonismo esmagador, saíram vitoriosos de uma batalha travada contra o inimigo.
O Templo Sagrado, violado pelos rituais greco-pagãos, foi novamente purificado e consagrado e a Menorá (candelabro) reacesa com o azeite puro de oliva, descoberto no Templo.

A quantidade encontrada era suficiente para apenas um dia, mas milagrosamente durou 8 dias, até que um novo óleo puro pudesse ser produzido e trazido ao Templo. Em lembrança destes milagres comemoramos Chanuká durante oito dias.

Costumes

  • Acender a Chanukiá
  • Distribuir dinheiro - Chanuká Guelt, (para mitzvá de tzedaká).
  • Brincar com o Sevivon (pião)
  • Comer sonhos e bolinhos de batata.

Chanuká – costumes e tradições

Como Acender a Chanukiá



A festa dura por oito dias, iniciando-se em 24 de Kislev.
É preferível que todos os membros da família estejam presentes ao acendimento da chanukiá.

O acendimento da Chanukiá deve ser especial, ou seja, ninguém deve fazer nada exceto contemplar as velinhas acesas durante o período de meia-hora após o acendimento. Este período deve ser especialmente observado pelas mulheres, exceção feita ao Shabat, que não se pode mexer.

O horário de acendimento é ao anoitecer, para que queime pelo menos ½ hora após o anoitecer, excedido Shabat que se acende antes das velas de Shabat e não se mexe mais. A luz da chanukiá é sagrada e não pode ser usada para outro fim que cumprir a mitzvá de propagar o milagre, através de apenas contemplar sua luz.

A forma de acender é de dentro para fora, ou seja, coloca-se as velas do dia anterior, começando da primeira e acrescenta-se mais uma.

Ao acender, inicia-se pela última vela acrescentada, seguindo a ordem oposta a da colocação. Usa-se o Shamash, vela auxiliar com posição em destaque das demais,ou qualquer fogo estranho, pois é proibido passar de uma vela a outra. Caso alguma vela apagar, pode ser reacesa para que durem um mínimo de ½ hora através de um Shamash (qualquer), excedido Shabat. O pavio e o óleo do dia anterior podem ser usados no dia seguinte e o que sobrar no último dia deve ser queimado ou jogado fora após os 8 dias de Chanuká.

É permitido apagar as velas após a ½ hora noturna, e sendo assim, outra pessoa poderá utilizar a mesma chanukiá – óleo, velas, pavios, etc   inclusive na mesma noite ou subseqüentes, exceção feita ao Shabat, que não se pode mexer. As velas podem ser de azeite, óleo, ou parafina, sendo mais bonito com azeite.

Na saída de Shabat, é melhor fazer havdalá antes de acender em casa. O acendimento diário na sinagoga, entre Minchá e Maariv, não isenta de acender em casa. Para aqueles que não tem possibilidade ou estão em viagem, é oportuno perguntar ao Rabino de sua sinagoga.

A chanukiá deve ser valiosa, na medida do possível, e limpa. Deve ser acesa em qualquer lugar onde haja judeus morando, de preferência no umbral oposto a mezuzá e / ou na janela, porém, deve ser protegida do vento.

As bênçãos podem ser encontradas em qualquer Sidur ou panfleto da festa, seguindo-se a regra das duas bênçãos: “lehadlik ner chanuká” e “sheassá nissim laávoteinu ...”, acrescida de “shehêchianu ...” na primeira vez que acender durante os oito dias. Alguém que não acendeu algum dos dias, deve acender o número de velas correspondentes ao dia da festa que for acender. Após as bênçãos há o costume geral de falar o texto de “Hanerot Halalú” e se for ashkenazi, dizer “Maoz Tzur”; se for sefaradi, dizer “Mizmor Shir Chanukat HaBait”, conforme pode ser encontrado no Sidur ou panfletos da festa.

Sevivon - A origem



Antiocus decretou que cada aula de Tora era crime punível com morte ou prisão. Em desafio, as crianças estudavam em segredo, e quando as patrulhas sírias eram avistadas, fingiam estar jogando uma inocente brincadeira de pião, também conhecido como dreidel (em idish) ou sevivon (em hebraico).
As letras
Todo sevivon possui quatro lados com uma letra hebraica em cada um deles. Cada letra é a inicial de uma palavra. As quatro letras são:
Nun primeira letra da palavra nes, que significa "milagre"
Guimel primeira letra de gadol, que significa "grande"
Hei primeira letra de haya, que significa "era" ou "foi"
Shin primeira letra de sham, que significa "lá"
Juntas, estas letras formam a frase: "Um grande milagre aconteceu lá".
Em Israel, ao invés da letra shin (para designar sham, lá), o sevivon possui a letra pei de pô, aqui, para que as letras dos lados do pião forme a frase: "Um grande milagre aconteceu aqui".

Em tempo, se você não souber brincar, ou não lembrar, pergunta a seus filhos ou netos: com certeza eles ficarão felizes em brincar com você!

Sonhos e Bolinhos de Batata

Na festa de Chanuká há o costume de ingerir comidas fritas em óleo como bolinhos de batata (levivot ou latkes), e sonhos (sufganiot). Estes alimentos são preparados e degustados em honra ao milagre que ocorreu com o azeite.
Pratos à base de laticínios, como bolinhos de queijo, são também apreciados, pois lembram os feitos de uma famosa heroína judia, Yehudit, na época do Segundo Templo Sagrado de Jerusalém.

Israel encontrava-se sitiada pelo cruel e opressivo exército Greco-Sírio. Yehudit ajudou a assegurar a vitória para as forças judaicas, assassinando o terrível general do exército grego, Holofernes. Deu a ele queijo salgado para comer, acompanhado de vinho forte para eliminar sua sede. O vinho o "derrubou" fazendo-o cair em sono profundo. Yehudit então tomou de sua espada e o matou. Os soldados do general fugiram com medo. A vitória dos Macabeus seguiu-se a este ato de coragem. 




Hoje teremos sugestões de atividades para Parashat e para festa de Chanukah!!!







































SHABAT SHALOM!!!


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10 - PARASHAT MIKETZ

Em nosso último episódio, Yosef foi vendido em escravidão, primeiro por seus irmãos para comerciantes árabes, depois para Potifar, ministro de Faraó. Mas Yosef escalou a escada de sucesso na casa de Potifar e se tornou o Supervisor.

 Quando Yosef recusou os "caprichos" da esposa de Potifar, Yosef acabou na prisão. Mesmo na prisão, Yosef subiu para "o rei dos condenados". Apenas quando parece que ele estaria preso para sempre, o mordomo e o padeiro de faraó acabaram atrás das grades e Yosef interpretou seus sonhos. 

Agora o mordomo é livre e ele está carregando uma mensagem para faraó que Yosef é inocente. Mas o mordomo entregará?
À medida que a parachat começa, Yosef está na na prisão há 12 anos. Chegou finalmente a hora de Yosef cumprir seu destino. Então Hashem enche a cabeça sonolenta Do faraó com dois sonhos malucos:

Em seu primeiro sonho, faraó está à beira do Nilo quando ele vê sete vacas gordas saindo do rio. Não muito atrás, sete vacas magras estão furtivamente atrás delas. As sete vacas magras abrem suas bocas e engolem as vacas gordas inteiras! A coisa maluca é que essas vacas magras permanecem magras. Faraó acorda, mas não há tempo para pensar em vacas, porque ele tem outro sonho logo em seguida.

 Faraó adormece pela segunda vez, ele vê sete sadias e boas espigas de grão crescendo num único talo. De repente, faraó percebe sete talos de grãos magros e triturados. Esses talos magros devoram os sete sadios. Mas - acredite ou não - os talos magros ainda parecem tão inchados como sempre.

O que significam esses sonhos? Faraó se pergunta. No meio da noite, faraó reúne seus mágicos, sábios e conselheiros. Mas, tão malvados como os sonhos, as explicações são 
ainda mais estranhas:

"Você terá sete filhas, mas todos morrerão".
"Você conquistará sete países, mas eles se rebelarão contra você".
"Você vai comer sete grandes hambúrgueres e você ainda terá fome".
"Você vai comprar sete ações da Faraó-Tech e vai descer sete pontos".

As explicações tolas são infinitas - e irritantes! Apenas quando o drible dos sonhos está começando a secar, o mordomo recebe um chute divino! De repente, dois anos mais tarde, ele se lembra de Yosef!

Após um banho e fazer a barba, Yosef faz uma aparição diante do rei. Depois de ouvir os sonhos, Yosef começa: "Vou explicar seus sonhos, mas primeiro: - essa interpretação é trazida a você pela generosa doação de visão profética. Apenas Hashem conhece o verdadeiro significado de qualquer sonho. E agora, com a ajuda de Hashem, eu vou te dizer o significado de seus sonhos. "

Yosef começa explicando que ambos os sonhos predizem o mesmo evento. Durante sete anos, o Egito terá muito para comer. A terra produzirá mais grãos e milho do que nunca. 

Mas uma vez que os sete anos terminaram, a fome começará. O Egito vai cair em um estiramento de dores de estômago de sete anos. Essa fome será tão difícil que ninguém se lembrará dos sete anos de abundância. Sete vacas gordas e bons talos significam sete anos bons e cheios de comida. Sete vacas magras e talos magros significam sete anos de fome. Agora, essa é uma interpretação dos sonhos!

Mas o que faraó pode fazer sobre isso? Bem, com sorte para faraó, Yosef tem uma resposta ambientalmente correta: contratar um homem sábio para armazenar grãos durante os anos de abundância para que haja o suficiente para comer quando a fome vier.

Contratar um homem sábio? Yosef é o homem mais sábio que Faraó já conheceu. Faraó remove seu anel e coloca-o no dedo de Yosef e lhe dá um nome egípcio Zaphenat Paneach. Yosef está vestido com a melhor roupa de linho e usa um colar de ouro e até se desloca na carruagem de Faraó. Em uma questão de horas, Yosef passou de uma cadeia de trinta anos para o pino rei. Yosef agora é vice-rei do faraó, esse é o segundo comando. Yosef tem reinado livre em todo o Egito. A fome - e todos os movimentos políticos egípcios - estão nas mãos de Yosef.

Um outro pequeno detalhe: Faraó dá a filha de Potifar, Osnat, para Yossef como esposa. Ela acaba por ser a filha de Dina, que tinha sido adotada pelo Potifar. Mesmo no Egito, Yosef consegue encontrar uma boa menina judia! Dois filhos nasceram para Yosef antes dos anos da fome, Menashe e Efraim.

Os sonhos de faraó se tornam realidade e, durante os próximos sete anos, o Egito está rolando em grãos. Yosef coloca seu plano em ação: ele possui casas de armazenamento governamentais construídas e leva uma porcentagem de todo o grão cultivado no Egito. 

Quando os sete anos terminaram, a maioria dos egípcios está pronta para os tempos difíceis. Eles montaram suas próprias lojas e tinham grãos suficientes para durar os tempos difíceis. Infelizmente para eles, Hashem está executando um show de plano. Isso significa que só pode haver uma casa de armazenamento no Egito - o silo de Yosef é o vencedor! O grão permanece agradável e fresco.

Enquanto isso, o resto do mundo também está com fome. Eles não sabiam sobre os sete bons anos e eles não podem levar muitos dos sete anos ruins. De cada direção, as caravanas estão indo para a capital egípcia para comprar grãos.

Claro, todo esse plano foi colocado em movimento divino para cumprir a promessa de Hashem a Avraham, Yitzchak e Yaakov. O primeiro passo do plano de Hashem está levando os filhos de Yaakov ao Egito. E isso está prestes a acontecer agora ... Yaakov envia dez de seus filhos para comprar grãos no Egito. Somente Binyamin permanecerá em casa. Depois de perder Yosef, Yaakov não está disposto a correr qualquer chance com o único filho restante de Rachel.

Yosef calcula que, com uma fome mundial, ele deve se encontrar com seus irmãos. 

Quando eles finalmente se apresentam, ele os reconhece instantaneamente. Mas eles não o reconhecem Yosef, o vice rei, e com uma boa razão: lembre-se, Yosef era apenas um filho de dezessete anos quando foi vendido. Ele mal tinha barba! Além disso, quem esperaria ver a Yosef na roupa de um vice-rei?

Os irmãos se aproximam do vice-rei e se curvam diante dele. Isso é muito próximo do sonho de Yosef sobre as roldanas. Mas há algo de errado com essa cena. Yosef percebe que Binyamin é o único irmão que não veio. Por quê? Eles também o venderam? Yosef esperou ansiosamente por este dia chegar. Aqui está ele, finalmente se reuniu com seus irmãos. Mas a persistente questão do dia ainda está em pé: eles realmente se arrependem de vendê-lo todos esses anos atrás? Sem revelar sua verdadeira identidade, Yosef olha seus irmãos com desconfiança. "Por que vocês entraram na cidade a partir de dez entradas separadas? Vocês são espiões?" Os irmãos estão atordoados! O show está pronto. Eles explicam tudo sobre como venderam a Yosef.

Agora, Yosef sabe que os irmãos realmente se arrependem de vendê-lo. Mas ele sente que precisa manter o disfarce apenas um pouco mais. Então ele lança todos eles na prisão. 

Três dias depois, Yosef deixa seus irmãos fora da prisão. Ele enche seus sacos de grãos e os envia para alimentar suas famílias em Canaã. Mas antes que eles deixem Yosef faz um plano para ver seu irmão de sangue, o mais novo. Ele adverte que não está totalmente convencido de que não são espiões. Na próxima vez que decidirem comprar o grão no 

Egito, é melhor trazer seu irmão, Binyamin, ou então eles serão enviados de volta para Canaan sem cabeça. Yosef decide ainda segurar Shimon até o Os irmãos retornam ao Egito com Binyamin.

Os irmãos estão perturbados, sabendo como isso vai aborrecer o pai. Falando entre si em hebraico, uma língua certamente não falada pelo vice-rei, eles determinam que Hashem está punindo-os pelo tratamento de Yosef. Agora eles realmente se arrependem pela dor que causaram  a seu pai Yaakov, Binyamin e Yosef. Pouco os irmãos percebem que o próprio Yosef está de pé neste mesmo quarto. Ele entende cada palavra que disseram e não pode mais reter suas lágrimas! De repente, Yosef sai da sala chorando.

Enquanto isso, Yosef ordena seus guardas para arrumar os sacos dos irmãos com grãos. 

Quando os irmãos chegam em casa, ficam maravilhados com o sacos de grãos, eles estavam cheios de dinheiro. Eles sabem que esta comida não vai durar para sempre e em algum momento terão de voltar para o Egito, eles terão que trazer Binyamin. Yaakov simplesmente se recusa a ceder às demandas do vice-rei. Mas o fornecimento de comida é obrigado a diminuir e seu filho, Shimon, está fazendo tempo na masmorra de faraó esperando que Binyamin chegue. Ele terá que comprometer-se a salvar o Shimon. Yehuda concorda em assumir a responsabilidade pessoal pela segurança de Binyamin. Finalmente, Yaakov cede relutantemente.

Os onze irmãos retornam para o Egito e estão diante do vice-rei com cabeças curvadas. 

Agora a profecia foi cumprida. Todos os onze irmãos se curvaram diante de Yosef. A primeira coisa que Yosef pergunta é como o pai está. Uma vez que sua saúde é confirmada, Yosef se volta para Binyamin, um homem completamente adulto, e pergunta-lhe: "Você tem outros irmãos?" Binyamin responde que seu outro irmão, Yosef, está perdido há muitos anos. Binyamin foi manchado com tristeza pela perda de Yosef. Agora, um homem casado, ele mesmo nomeou todos os seus dez filhos com sugestões de nome desta tristeza, como "Bela", que significa "engolido" desde que Yosef foi "engolido por estranhos e desapareceu".

Yosef mais uma vez perde sua compostura, ele sai da sala para não chorar diante de seus irmãos. Quando ele é reconstituído, Yosef convida todos os irmãos a jantar. Na mesa, Yosef pega um cálice de prata. "Este é o meu cálice mágico com o qual posso contar a idade de todos". Ele então finge usar o cálice para dividir o grupo de acordo com suas mães de nascimento e, em seguida, mais antigo para o mais novo. Ele acaba com a procissão de assentos declarando que Binyamin e ele se sentarão juntos, já que nenhum deles tem mãe.

Durante todo este tempo, Yosef falou em egípcio, comunicando-se com seus irmãos através de um tradutor. Nenhum dos irmãos nunca suspeita que ele é realmente Yosef.

Antes de terminarem o jantar, Yosef ordena ao seu filho Menashe que coloque seus sacos com grão e devolva seu dinheiro. Ele também ordena que ele coloque seu cálice de prata no saco de Binyamin. Menashe aguarda até que os irmãos estejam em caminho para Canaã. Imagine sua surpresa quando uma tropa de soldados egípcios os saudou. Menashe acusa os irmãos de roubar o cálice mágico do vice-rei. Os irmãos insistem que são inocentes e prontamente concordam em buscar os sacos. Eles nunca suspeitam que o cálice esteja dentro do saco de Binyamin! Quando o cálice é encontrado no saco de Binyamin, os irmãos rasgam suas roupas em luto. Eles percebem que foram enquadrados e Binyamin está com grandes problemas. Como eles vão explicar a perda do único filho restante de Rachel para o pai deles? Devastados, todos retornam ao Egito.

Yosef planejou uma prova final para ver se seus irmãos realmente lamentam vendê-lo todos esses anos atrás. Yosef diz-lhes que são todos livres para ir - com exceção de Binyamin. Ele deve ficar aqui no Egito e viver sua vida como escravo, já que ele é quem roubou a taça. Yehuda implora ao vice-rei para deixá-lo tomar o lugar de Binyamin. Mas Yosef recusa a oferta.

Yosef mudará de idéia? Os irmãos podem persuadir Yosef a deixar Binyamin ir, ou o deixarão para trás?

Yosef começa a leitura da Torah esta semana na prisão e termina como o segundo no comando de todo o Egito. Parece que ele esteve ocupado.



SESSÃO DE PERGUNTAS:


1. Quantos sonhos tem Faraó?
Dois sonhos.

2. Qual animal e quantos desses animais aparecem no primeiro sonho de Faraó?
Quatorze vacas. Sete vacas saudáveis e sete doentias.

3. O que Yosef faz antes de conhecer o Faraó?
Ele faz o corte de cabelo e muda suas roupas.

4. Como Yosef interpreta os sonhos de Faraó?
Haverá sete anos de abundância, seguido de sete anos de fome na terra do Egito.

5.Que nome o Faraó dá a Yosef?
Zaphenath-Paneach.

6. Quais são os nomes dos dois filhos de Yosef?
Menashe e Efraim.

7. Quantos irmãos desceram ao Egito pela primeira vez, para obter comida durante a fome?
Dez.

8. Quem ficou em casa?
Binyamin.

9. O que Yosef acusou seus irmãos de serem?
Espiões.

10. O que Yosef instrui seu filho Menashe a fazer?
Preencha os sacos do seu irmão com comida, mas coloque a taça de prata de Yosef na bolsa de Binyamin. 



SUGESTÕES DE ATIVIDADES








































SHABAT SHALOM!!!



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 - PARASHAT VAIGASH

A Parashat HaShavua (porção da leitura da Torá) desta semana é chamada de “Vaigash – Se aproximou”.A porção dessa semana começa contado sobre o que acontece após a descoberta do cálice na bolsa de Biniamin, o que confunde os irmãos em seu caminho de volta a casa de seu pai.

Então, Iehuda “se aproxima” eloqüentemente, mas com firmeza, e se oferece a si e aos irmãos como escravos a Iossef em troca da libertação de Biniamin. Esse ato de humanidade, faz com que Iossef perceba claramente que os irmãos mudaram desde quando o deixaram no poço, fazendo teshuvá. Então Iossef agora se revela a eles como seu irmão e pergunta como está seu pai.

Os irmãos chocados, se envergonham; mas Iossef os consola, dizendo que tudo era parte do plano da Providência Divina – Hashgachá Pratit, Hashem o uso para alimentar sua família durante os tempos de fome. Ele os manda de volta para seu pai Yakov com a mensagem de que eles se estabeleçam na terra de Goshen como pastores, para que vivam longe  do estilo de vida dos egípcios

 No princípio, Yakov não aceita as novidades mas quando ele reconhece os sinais na mensagem, ele vê que foi realmente enviada por seu filho Iossef e seu espírito é revivido. Yakov viaja para Goshen com sua família e posses.

Hashem se comunica com Yakov através de uma visão noturna. Ele lhe diz para não temer a descida a terra do Egito e suas conseqüências negativas, porque lá D’us estabelecerá o Bnei Israel, filhos de Israel, como uma grande nação ainda que eles tenham que viver em uma terra cheia de imoralidade e corrupção. D’us prometeu que seu povo ainda voltaria para Canaã.

A Torá então lista a descendência de nosso patriarca Yakov e alude ao nascimento de 
Iocheved, a qual nasce na fronteira da terra do Egito e que será a mãe de Moshe Rabeinu. No total, são enumeradas setenta almas quando o Bnei Israel desce para o Egito.

 Finalmente, Iossef é reunido com seu pai depois de 22 anos de separação. Ele abraça seu pai de já 130 anos e emocionado chora de alegria, enquanto seu pai recita o Shema Israel. Iossef estabelece sua família na terra de Goshen pois averia mais 5 anos de fome e então leva seu pai e cinco dos seus irmãos menos poderosos para Faraó. Yakov abençoa o Faraó, quando é inquirido de sua idade.

Conforme a fome aumenta na terra do Egito, Iossef recebe todo o povo e suas posses como pagamento para fornecer alimento. Toda a terra do Egito se torna posse do Faraó e todo o povo se torna escravo de Iossef, o qual lhes exige que se circuncidem – conforme a lei para um escravo comprado por um Iehudi...(Midrash Raba)

Iossef então redistribui a população com exceção dos sacerdotes egípcios, que são sustentados através de um decreto do Faraó. As crianças de Yakov/Israel se estabelecem e crescem muito em número.

A parcela da Torá desta semana nos dá o tão esperado encontro entre Yosef e seus irmãos e, finalmente, Yosef e seu pai, Yaakov.


SESSÃO DE PERGUNTAS:


1. Quem se aproxima de Yosef para interceder em nome de Binyamin?
Yehuda.

2. Qual é a primeira pergunta que Yosef pergunta quando revela sua identidade a seus irmãos?
"Eu sou Yosef. O meu pai ainda está vivo? "

3. Por que Yosef convida sua família a viver no Egito?
Há ainda mais cinco anos de fome.

4. Em que terra Yaakov e seus filhos se instalaram?
Goshen.

5. O que Hashem diz a Yaakov na noite anterior, ele sai de Beer Sheeba para o Egito?
Não tenha medo de ir ao Egito. Eu vou fazer você ser uma grande nação lá. E farei com que você volte para Canaã.

6. Quantas pessoas foram para o Egito?
Setenta.

7. Onde Yosef encontra Yaakov?
Na terra de Goshen.

8. Quantos anos tem Yaakov quando ele vem para o Egito?
130.

9. Como o Yosef consegue se tornar tão bem sucedido no Egito?
As pessoas trocam seu dinheiro, depois seu gado e depois sua terra por comida durante a fome. 




Na Parashat desta semana, Parshat Vayigash, Yossef revela dramicamente sua verdadeira identidade para seus irmãos. Até este ponto, os irmãos não o reconheceram porque - de acordo com o Midrash - ele vestiu roupas elaboradas egípcias.

Esta é uma oportunidade de conversar com nossos filhos sobre o que nossa roupa diz sobre nossa própria identidade e quais costumes assumimos a partir da cultura não-judaica. Neste ofício, as crianças podem fingir ser Yossef usando uma máscara egípcia e depois - walla! - Remova-o quando quiserem revelar sua verdadeira identidade!




























SHABAT SHALOM!!!



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

12 - PARASHAT VAIECHI


A Parashat HaShavua (porção da leitura da Torá) desta semana é chamada de “Vaiechi – e viveu”. Esta é a décima segunda e última porção do livro de Bereshit, a porção que narra os acontecimentos até ao falecimento do patriarca 
Yakov e de Iossef em Mitzraim (terra do Egito).

 Após viver por 17 anos no Egito, Yakov sente que seus dias estão terminando e ele chama Iossef. Ele faz com que Iossef jure enterrá-lo em Mearat HaMachpelá (Caverna de Machpelá), local aonde foram enterrados Adam e Chava, Avraham e Sara, Itzchak e Rivka.
Yakov adoece e Iossef leva até ele seus dois filhos, Efraim e Menashe. Yakov eleva Efraim e Menashe ao status de seus próprios filhos, dando a Iossef uma porção dobrada, removendo o status de seu filho primogênito Reuven.

Como Yakov fica cego devido a sua idade avançada, Iossef aproxima seus filhos até seu avô. Yakov os beija e abraça e então começa a abençoá-los, Yaakov colocou a mão direita em Efraim, o filho mais novo e a mão esquerda em Menashe, o filho mais velho - mas Iossef o interrompe e indica que Menashe é o mais velho. Yakov explica que ele quer abençoar Efraim com sua mão mais forte porque Ieoshua, o servo de Moshe, descenderá dele (e Ieoshua será o conquistador de Eretz Israel e também ensinará Tora para o Povo Judeu).

Yakov chama também seus outros filhos para abençoá-los. As bênçãos de Yakov refletem o caráter único e a habilidade de cada tribo, direcionando cada um sobre sua missão única de servir D’us.

Yakov falece com 147 anos e Iossef manda embalsamá-lo, com intenção de honrar o pai como se fosse um nobre perante o povo de Mitzraim. Há uma opinião entre os Sábios que essa atitude lhe custou anos de vida.

Na seqüência, uma grande procissão acompanha o funeral do patriarca Yakov ao seu lugar de descanso, na Caverna da Machpelá em Chevron.

 Após a morte de Yakov, os irmãos temem que Iossef venha a se vingar deles. Iossef os tranqüiliza, prometendo até mesmo sustentar a eles e a suas famílias.
Iossef e seus irmãos vivem o resto de seus dias no Egito. Porém, antes de seu falecimento, Iossef prevê para seus irmãos que D’us os libertará do Egito. Ele faz com que os irmãos prometam levar seus ossos com eles ao saírem do Egito.


Iossef morre com 110 anos e é embalsamado e sepultado no Egito. Assim termina o Sefer Bereshit, o primeiro dos cinco Livros da Tora.



SESSÃO DE PERGUNTAS:

Antes que Yaakov morra, ele recolhe sua família ao seu redor para abençoá-los e pedir-lhes para enterrá-lo de volta em Canaã. No final da leitura da Torá desta semana, o último pedido de Yosef é o mesmo que o de seu pai, para que ele também seja enterrado em Canaã.

1. Qual é o desejo moribundo de Yaakov?
Ser enterrado em Israel. 
2. Que coisa surpreendente fez Yaakov enquanto abençoava Efraim e Menashe?
Yaakov colocou a mão direita em Efraim, o filho mais novo e a mão esquerda em Menashe, o filho mais velho. 
3. Qual foi a explicação de Yaakov para isso?
Que Efraim, que é mais novo, se tornará uma tribo maior. 
4. Onde está enterrado Yaakov?
Na caverna em Machpelah, em Israel. 
5. Por que Yosef finalmente perdoa seus irmãos?
Yosef acreditava que tudo fazia parte de um plano maior definido por Deus. 
16. Qual foi o desejo moribundo de Yosef?
Ele queria ser enterrado em Israel. 


Almofada HaMalach:


Na parashat desta semana,  Vaiechi, Jacob abençoa seus netos antes de morrer. Parte de sua benção inclui esta passagem: "O Anjo que me salvou de todo mal, abençoe as crianças. E seja chamado neles meu nome  e os nomes de meus pais, Abraão e Isaac, e se multipliquem como os peixes, muito no meio da terra.




Esta benção, conhecida como "Hamalach" em hebraico, é tradicionalmente cantada na hora de dormir juntamente com o Shema. Criar uma fronha com as palavras de "Hamalach" aumentará este lindo ritual para dormir.



Materiais:

Travesseiro de algodão branco
Tintas e marcadores de tecido
Papel de transferência
Fonte hebraica
Impressora a jato de tinta


Ferro

Instruções:

  1. Imprima as palavras de "Hamalach" no documento de transferência. Passe o ferro nas palavras na fronha seguindo as indicações da embalagem de adesivo.
  2. Adicione cores e desenhos usando tintas ou marcadores. 
  3. DORMIR! Layla Tov!
  4. Outra opção é fazer toda a arte utilizando apenas canetas e tintas para tecidos!

LABIRINTO

























SHABAT SHALOM!!!




Fontes:

http://chumash.escolajudaicavirtual.org

http://www.challahcrumbs.com
http://www.torahtots.com