01- PARASHAT BERESHIT
No princípio, Hashem cria todo o universo, incluindo o
tempo, do nada. Este processo de criação
continua por 6 dias. No sétimo dia,
Hashem descansa, criando assim o universo espiritual de Shabat, que nos
acompanha a cada 7 dias.
Adam e Chava - o casal humano - são colocados no Gan (Jardim do) Éden. Chava é seduzida pela serpente a comer da fruta proibida da “Árvore da Sabedoria do bem e do mal”, dando este fruto também a Adam. Transcorrendo em erro, Adam e Chava se tornam incapazes de permanecer no paraíso espiritual do Éden. Morte e trabalho duro (tanto físico como espiritual) entram no mundo, junto com a dor de parto.
Aqui começa o trabalho de corrigir o pecado de Adam e Chava, que será o tema da história do mundo. Caim e Hevel, os primeiros dois filhos de Adam e Chava, trazem oferendas a Hashem. Hevel oferece o melhor de seu rebanho e sua oferenda é aceita, mas Caim oferece o pior de suas sementes e sua oferenda é rejeitada.
Na briga que surge por isto, Caim mata a Hevel e é condenado a perambular pela terra. A Torá traz a genealogia de Adam e Chava até o nascimento de Noach (Noé). Depois da morte de Shet, a humanidade submerge em maldade e Hashem decide eliminar o Homem em um dilúvio que vai inundar o mundo. Contudo, um homem – Noach – encontra graça aos olhos de Hashem.
Adam e Chava - o casal humano - são colocados no Gan (Jardim do) Éden. Chava é seduzida pela serpente a comer da fruta proibida da “Árvore da Sabedoria do bem e do mal”, dando este fruto também a Adam. Transcorrendo em erro, Adam e Chava se tornam incapazes de permanecer no paraíso espiritual do Éden. Morte e trabalho duro (tanto físico como espiritual) entram no mundo, junto com a dor de parto.
Aqui começa o trabalho de corrigir o pecado de Adam e Chava, que será o tema da história do mundo. Caim e Hevel, os primeiros dois filhos de Adam e Chava, trazem oferendas a Hashem. Hevel oferece o melhor de seu rebanho e sua oferenda é aceita, mas Caim oferece o pior de suas sementes e sua oferenda é rejeitada.
Na briga que surge por isto, Caim mata a Hevel e é condenado a perambular pela terra. A Torá traz a genealogia de Adam e Chava até o nascimento de Noach (Noé). Depois da morte de Shet, a humanidade submerge em maldade e Hashem decide eliminar o Homem em um dilúvio que vai inundar o mundo. Contudo, um homem – Noach – encontra graça aos olhos de Hashem.
DIA
UM
No primeiro dia de criação, Hashem
cria os "céus" e a "Terra". Mas Hashem acabou de
virar o interruptor de luz com a declaração "Deixe que haja
luz!" Hashem chama
o "dia" da luz e a "noite" das trevas.
DIA
DOIS:
No segundo dia, Hashem
separa o "céu" da "terra". Os céus se levantam, e a
terra adere para o campo de origem.
DIA
TRÊS:
O problema com a terra é que tudo está
molhado! Água, água em todos os lugares! Então Hashem faz
uma grande onda com terra seca! Isso é certo, as águas se separam em
oceanos, mares, rios, lagos e riachos.
Com a água fora do caminho, a terra brota grama e
árvores, e um favorito pessoal do Eterno, o Gan Eden(o Jardim do
Eden).
DIA
QUATRO:
A quarta criação: sol, lua, os planetas e as
estrelas no céu.
DIA
CINCO:
Hashem volta ao campo no
quinto dia, criando insetos, pássaros e peixes.
DIA
SEIS:
No sexto dia Hashem cria
os Leões, tigres, elefantes e todos os outros animais!
No final do sexto dia Hashem cria
o homem do pó da terra.
DIA SETE:
E viu Hashem que toda sua criação foi muito boa e no
sétimo dia descansou.
A CRIAÇÃO
DO HOMEM:
No primeiro dia de Tishrei, sexto dia da criação, Hashem forma o corpo do
homem. Ele recolhe o pó de todos os quatro cantos da terra.
O primeiro homem é chamado de "Adam" da
palavra Adamah -
"terra".
Hashem respira o
sopro da vida - um Neshama (alma),
- para Adão e o corpo imóvel ganha vida. Ele é o primeiro homem, um homem
perfeito. Hashem coloca
Adão em Gan Eden,onde
ele viverá para sempre - se ele pode manter apenas um mandamento!
No Jardim, o primeiro trabalho de Adam é nomear todos os animais. Dois por dois, o macho e a fêmea de cada espécie. Ele os nomeia, primeiro em Lashon Hakodesh (hebraico) e, em seguida, em todas as outras 70 línguas do mundo. Ao realizar esta monumental tarefa, Adam percebe que ele é a única criatura no mundo que falta uma companheira.
Boa observação! Hashem concorda: "Não é bom para o homem ficar sozinho". Hashem decide dar a Adam uma companheira. Então ele coloca Adão em um sono profundo. Agora, dar a Adam uma companheira foi o plano de Hashem o tempo todo. Aqui está a prova: Adam tem treze costelas; nós só temos 12. Hashem remove essa décima terceira costela de Adam e cria Chava, a primeira mulher, cara de Adam; a esposa dele.
Há apenas uma Mitzvá para que Adão observe no Jardim: Ele é comandado a não comer do Eitz HaDa-at (a árvore do conhecimento) do Bem e do Mal. Se ele puder tirar isso por um dia, Adão e seus descendentes viverão para sempre! Se ele ou Chava tocarem, eles vão morrer. Simples assim. Bem, vamos ver sobre isso!
Há mais um personagem na cena do jardim, a cobra. Esta não é uma cobra comum, essa cobra podia andar e conversar. Ela caminha até Chava! A cobra se faz de inocente: " Hashem te disse para não comer nenhum dos frutos do jardim?" A serpente pergunta.
Esse é o tipo de introdução que a serpente tem esperado. Ele sabe que Hashem nunca ordenou a Adão que não tocasse a árvore, mas Chava não sabe disso! A cobra empurra-a contra a árvore do conhecimento. É um milagre ... ela não morreu! Isso não faz sentido para Chava. Se ela não morresse de tocar a árvore, talvez seu querido marido estivesse mentindo com ela para comer da árvore!
Chava escolhe uma fruta do Eitz HaDa'at e morde. Então ela corre para Adão e lhe dá um pedaço. Assim que dão uma mordida na fruta proibida, Adam e Chava mudam. O Yetzer Hara entra em seus corpos. Eles são agora verdadeiros seres humanos da pior maneira, não mais perfeitos. Seus olhos agora estão abertos. Eles percebem muitas coisas novas. A primeira coisa que eles percebem é que eles não têm nenhuma roupa! Rapidamente, eles se cobrem com folhas de figueira.
De repente, Hashem chama os dois - "Onde você está?" Adam e Chava tentam tímidamente se esconder entre as árvores. Claro, não se esconde de Hashem. Agora, Adam e Chava sabem que nunca deveriam ter comido o fruto proibido. Mas em vez de admitir seu erro e fazer Teshuva, eles jogam "o jogo da culpa". Adam culpa Chava e Chava culpa a cobra. Mal movimento! Tudo o que Hashem queria era ouvir "Desculpe!" Agora Adam, Chava e a cobra serão punidos por seus pecados.
Durante seis dias, Hashem cria os céus e a terra. No
sétimo, ele descansa. É disso que se trata da idéia do Shabat . Seis dias por
semana, trabalhamos e estudamos, fazemos o que é necessário para viver neste
mundo. Mas, quando o sol se põe na sexta-feira à noite, a agitação do
mundo é posta para trás e a celebração do Shabat nos
rodeia. No Shabat ,
não realizamos nenhum trabalho. Em vez disso, proclamamos que Hashem é o mestre de
toda a criação.
No Jardim, o primeiro trabalho de Adam é nomear todos os animais. Dois por dois, o macho e a fêmea de cada espécie. Ele os nomeia, primeiro em Lashon Hakodesh (hebraico) e, em seguida, em todas as outras 70 línguas do mundo. Ao realizar esta monumental tarefa, Adam percebe que ele é a única criatura no mundo que falta uma companheira.
Boa observação! Hashem concorda: "Não é bom para o homem ficar sozinho". Hashem decide dar a Adam uma companheira. Então ele coloca Adão em um sono profundo. Agora, dar a Adam uma companheira foi o plano de Hashem o tempo todo. Aqui está a prova: Adam tem treze costelas; nós só temos 12. Hashem remove essa décima terceira costela de Adam e cria Chava, a primeira mulher, cara de Adam; a esposa dele.
Há apenas uma Mitzvá para que Adão observe no Jardim: Ele é comandado a não comer do Eitz HaDa-at (a árvore do conhecimento) do Bem e do Mal. Se ele puder tirar isso por um dia, Adão e seus descendentes viverão para sempre! Se ele ou Chava tocarem, eles vão morrer. Simples assim. Bem, vamos ver sobre isso!
Há mais um personagem na cena do jardim, a cobra. Esta não é uma cobra comum, essa cobra podia andar e conversar. Ela caminha até Chava! A cobra se faz de inocente: " Hashem te disse para não comer nenhum dos frutos do jardim?" A serpente pergunta.
Chava responde: "Nós podemos comer frutas de
qualquer árvore, mas a que está no centro do jardim não. Por que meu marido,
Adam, disse que nem estamos autorizados a tocá-lo!"
Esse é o tipo de introdução que a serpente tem esperado. Ele sabe que Hashem nunca ordenou a Adão que não tocasse a árvore, mas Chava não sabe disso! A cobra empurra-a contra a árvore do conhecimento. É um milagre ... ela não morreu! Isso não faz sentido para Chava. Se ela não morresse de tocar a árvore, talvez seu querido marido estivesse mentindo com ela para comer da árvore!
Chava escolhe uma fruta do Eitz HaDa'at e morde. Então ela corre para Adão e lhe dá um pedaço. Assim que dão uma mordida na fruta proibida, Adam e Chava mudam. O Yetzer Hara entra em seus corpos. Eles são agora verdadeiros seres humanos da pior maneira, não mais perfeitos. Seus olhos agora estão abertos. Eles percebem muitas coisas novas. A primeira coisa que eles percebem é que eles não têm nenhuma roupa! Rapidamente, eles se cobrem com folhas de figueira.
De repente, Hashem chama os dois - "Onde você está?" Adam e Chava tentam tímidamente se esconder entre as árvores. Claro, não se esconde de Hashem. Agora, Adam e Chava sabem que nunca deveriam ter comido o fruto proibido. Mas em vez de admitir seu erro e fazer Teshuva, eles jogam "o jogo da culpa". Adam culpa Chava e Chava culpa a cobra. Mal movimento! Tudo o que Hashem queria era ouvir "Desculpe!" Agora Adam, Chava e a cobra serão punidos por seus pecados.
Primeiro, as punições da cobra:
- Acredite
ou não, as cobras originalmente tinham braços e pernas e podiam
falar! Hashem decreta que, a partir de agora, todas as
cobras vão rastejar em suas barrigas e falar linguagem de cobra.
- O
plano original era que a cobra fosse maior do que todos os outros
animais. Era suposto ser um servo para a humanidade. Agora, a
cobra seria mais baixa do que todos os outros animais!
- A
pele da cobra trocará a cada 7 anos e como dói!
- O
homem terá um ódio natural em direção à cobra.
- A
cobra se tornaria um ser mortal e morreria.
Em seguida a vida eterna de Chava é tirada. Ela
morrerá como um ser mortal. Durante o parto, ela experimentará uma grande
dor. Amamentar as crianças também será uma dor!
Finalmente, Adão é punido. Claro, ele perde sua
vida eterna. Originalmente, todos os alimentos cresciam
naturalmente. Agora, o homem teria que cultivar o solo e suar para ganhar
o pão.
Hashem dá uma olhada
nas folhas de figueira que vestem Adam e Chava e Ele decide que isso
simplesmente não será possível! Hashem leva
a pele derrubada da cobra e corta roupas para as duas estrelas caídas
vestir. Adam e Chava são obrigados a deixar o Gan Eden. De agora em
diante, estão sozinhos! Dois Malachim com
espadas flamejantes são colocados no portão do jardim para mantê-los afastados.
Fora do Jardim do Éden, Adam e Chava tem seus filhos
Caim e Abel. Um era muito diferente do outro. Certo dia Adam explicou a seus
filhos que eles deveriam oferecer sacrifícios ao Criador. Caim oferece como
sacrifício seu pior novilho e tecidos feios. Já Abel oferece ao Criador seu
melhor e mais novo carneirinho, tecidos da melhor qualidade. O Eterno se agrada
da oferta de Abel mas repudia a oferta de Caim. Com muita inveja do imão Caim
mata Abel. Após matar seu irmão Caim resolve se esconder de Deus, mas Deus tudo
pode ver e logo pergunta para Caim: - onde está seu irmão??? Caim muito esperto
responde: - eu não sou babá do meu irmão!
Hashem explica a Kayin que
ao assassinar seu irmão, ele não só matou o Hevel, mas ele também matou todos
os descendentes não conhecidos de Hevel. Como um castigo, Kayin está
condenado a vagar pela terra pelo resto de sua vida. No momento em que ele
se instalar em algum lugar, as pessoas irão aterrorizá-lo até que ele seja
forçado a seguir em frente. Até a terra tremula sob seus pés.
Kayin não pode aguentar! Ele imediatamente admite
seu pecado e pede piedade a Hashem . Surpreendentemente, Hashem aceita
a expiação de Kayin e dá a Kayin uma pequena margem de manobra. Ele coloca
um sinal na cabeça de Kayin - um aviso aos animais e pessoas das gerações
futuras para se manter longe dele. Além disso, Hashem promete
não punir Kayin por sete gerações.
Esta semana vemos a criação do mundo e do
homem e da mulher. Nós observamos Adão e Eva em sua vida no paraíso e seu
eventual exílio do Jardim do Éden.
SESSÃO DE PERGUNTAS:
1. O que existia antes de Deus começar
a criar o mundo?
A terra estava surpreendentemente
vazia com a escuridão.
2. O que foi criado no segundo dia?
Os ceús.
3. Quando foi criado o Homem?
No sexto dia.
4. À imagem de quem o homem foi criado?
À imagem de Deus.
5. O que Deus fez no sétimo dia?
Ele descansou.
6. Do que foi criada a Mulher?
De uma costela de homem.
7. Quem convenceu a mulher a comer da
árvore do conhecimento?
Uma serpente.
8. Quando Deus estava bravo com a
humanidade, havia um homem em quem Deus encontrou graça. Quem era?
Noé.
Animais para recortar e colar nos respectivos dias da criação:
OUTRAS SUGESTÕES DE ATIVIDADE:
SHABAT SHALOM!!!
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02 - PARASHAT NOACH
Dez gerações após a criação do primeiro homem, Adam
HaRishon, seus descendentes corromperam o mundo com imoralidade, idolatria e
roubos. Conseqüentemente, D’us resolveu mandar um dilúvio que destruiria a
todos os habitantes da Terra com exceção de Noach, o único homem justo de sua
era, sua família, e número suficiente de animais para reabitar a Terra.
D’us instrui Noach a construir uma Arca para escapar do
Dilúvio.
Noach e sua família reunem um macho e uma fêmea de cada
espécie de animal. Noach é comandado a levar a bordo mais seis pares de cada
animal doméstico kosher para ser usado para sacrifícios.
Agora, não vamos esquecer a comida! Junto com os animais
vêm toneladas e toneladas de alimentos de todas as variedades! Um monte de
feno, cachos de bananas, sacolas de sementes e muitas folhas.
Sete dias depois, no dia 17 de Cheshvan, a chuva começa a
cair. Noé, de seiscientos anos, sua
esposa Na'ama, seus três filhos Shem, Chom e Yafes, junto com suas esposas,
entram na Teva (arca).O forte aguaceiro inunda os lagos, rios e oceanos. A
terra seca rapidamente desaparece nesta enorme investida de águas da inundação.
As pessoas podem correr, mas não podem se esconder. À medida que os níveis de
água se elevam cada vez mais, as pessoas malignas escalam seus telhados e
buscam refúgio nas montanhas. Mas as águas da inundação se elevam acima dos
picos mais altos. Chove por quarenta dias e quarenta noites e, quando a chuva
termina, todo homem, mulher, criança e animal morreram. Daqui em diante, é
apenas Noach, sua família e os animais.
De volta ao Teva, é uma vida difícil para a família Noach
também. Os animais do dia e da noite de cada tamanho, forma, cor e som fazem
muito barulho. Imagine o horário de alimentação que Noach tem que manter! Todos
os tipos de animais de elefante para coruja da noite exigem comida em todos os
momentos do dia e da noite. O mau cheiro
coco, lixo e nenhum lugar para esvaziá-los!
Depois de quarenta
dias e quarenta noites, o dilúvio inunda toda a Terra, incluindo o topo das
mais altas montanhas. Após 150 dias, a água começa a ceder. No dia dezessete do
sétimo mês, a Arca pára no Monte Ararat. Noach manda inicialmente um corvo e
posteriormente uma pomba para ter certeza que as águas evaporaram. A pomba
retorna.
Uma semana depois, Noach envia outra vez uma pomba, que volta na mesma
noite com um galho de oliveira no seu bico. Após outros sete dias, Noach
novamente envia uma pomba que desta vez não retorna. D’us diz para Noach e sua
família saírem da Arca. Noach oferece sacrifícios para D’us dos animais que
viajaram na Arca com este propósito. D’us promete nunca inundar o mundo
novamente e mostra o arco-íris como sinal de seu pacto.
Agora Noach e seus descendentes são permitidos comer
carne, ao contrário de Adam. D’us ordena as Sete Leis Universais: a proibição
contra idolatria, adultério, roubo, blasfêmias, assassinato, comer a carne de
um animal vivo e a instituição de um sistema legal.
O clima do mundo, como conhecemos hoje em dia, é
estabelecido. Noach planta um vinhedo e fica embriagado com seu fruto. Cham, um
dos filhos de Noach, fica feliz em ver seu pai bêbado e desnudo. Porém, Shem e
Yafet, andando de costas, sem olhar para seu pai desnudo conseguem cobri-lo.
Devido a esse incidente, Cham é amaldiçoado á ser escravo de escravos.
A Torá lista os filhos de Noach, três filhos dos quais descenderam
as setenta nações do mundo. A Torá recorda a história da Torre de Bavel, que
resultou em D’us ter fragmentado a comunicação em muitas línguas e a dispersão
dos povos pelo mundo. A Parashá conclui com a genealogia de Noach a Avraham.
SESSÃO DE PERGUNTAS:
1.
Nomeie os três filhos de Noé.
Shem,
Ham e Japheth.
2. O
que Deus disse a Noé para construir?
Uma
Arca.
3.
Todos sabemos que Noé teve que trazer animais em dois, mas se o animal fosse
considerado kosher, quantos pares de animais ele deveria trazer?
7
pares.
4.
Quanto tempo durou a chuva?
40
dias e 40 noites.
5.
Qual foi o primeiro pássaro que Noé enviou da Arca?
Um
Corvo.
6.
Qual foi o segundo pássaro que Noé enviou da arca?
Uma
pomba.
7.
Com o que a pomba voltou?
Uma
folha de oliveira.
8.
Qual é a primeira coisa que Noah faz depois de sair da arca?
Ele
constrói um altar e oferece uma oferta.
9.
Que sinal Deus nos dá a promessa de que não teremos outra inundação?
Um
arco-íris.
10.
Qual foi o castigo de Deus para a construção da Torre de Babel?
O
mundo já não fala em um idioma.
SHABAT SHALOM!!!
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1. Quantos homens vieram cumprimentar
Avraham em sua barraca?
A Parashat (porção da leitura da Torá) desta semana é
chamada de “Chaie Sara – A Vida de Sara”.
Recapitulando, em nossa última Parashat, Hashem veio cumprir com Sua promessa de dar a Avraham e Sara um herdeiro. Mas anos mais tarde, é dado para Avraham um último e verdadeiro “Teste de Fé”. Ele é ordenado a sacrificar Itzchak. Justo quando Avraham estava a ponto de baixar a faca, um malach (anjo) aparece e contem o golpe em tempo. Nossa Parashat inicia no momento em que Avraham retorna a sua casa, para sua tenda em Beer Sheva.
Sara não estava em casa e parece que ela seguiu pela estrada até Chevron (Hebron) para saber sobre o sacrifício de seu filho querido.
1. Quantos anos tinha Sarah quando ela
morreu?
1. Quais são
os nomes dos gêmeos de Rivka?
1. O que Yaakov vê nos seus sonhos?
Travesseiro de pedras:
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03 - PARASHAT LECH LECHA
A Parashá
(porção da leitura da Torá) desta semana é chamada de “Lech Lechá – Vá para
você”. Em nossa última semana, nos foi contado sobre o fim de toda a criatura
viva e a reconstrução do mundo após o Dilúvio de Noach. No final da porção,
encontramos que o mundo novamente infringe seu pacto – do Arco-Íris no céu –
provocando Hashem novamente com atos de idolatria e a conseqüente dispersão
após o término da torre de Babel e o nascimento de Avram e sua prova no fogo.
É
aqui que começamos, com o tzivui da primeira aliá de nosso povo a terra de
Israel:
A Parashá
Lech Lechá inicia com o chamado de D'us a Avram, para que deixasse sua terra de
origem e a casa de seu pai, sua posição de status e prosperidade, e viajasse à
terra que Ele lhe mostraria.
Na chegada à
terra de Israel com sua esposa Sarai e o sobrinho Lot, eles descobrem que a
terra foi assolada por uma terrível escassez e por esta razão Hashem comanda-os
para ir ao Egito por um breve período. Os egípcios imediatamente capturam
Sarai, a quem Avram havia identificado como sua irmã, e a levam ao Rei Egípcio.
D'us reage
afligindo o rei e sua família com uma peste debilitante até que a liberte,
quando então eles retornam à terra de Israel cheios de presentes. Os pastores
de Avram e Lot começaram a brigar e os dois decidem se separar, com Lot
escolhendo as férteis planícies de Sodoma como sua porção.
A Torá então
descreve a guerra infame entre os quatro reis e os cinco reis, durante a qual
Lot é feito prisioneiro. Muitos são mortos devido a batalha e a fuga, porém há
os que escaparam apesar de estarem presos em “área-movediça”.
A parashá
aqui nos relata a iniciativa de Avram em salvar seu sobrinho Com a ajuda de
D’us, ele derrota miraculosamente os quatro reis vitoriosos e salva seu
sobrinho e todos os demais. Porém, Avram se recusa a ficar com as honrarias ou
os despojos de guerra para si e traz uma oferenda a Hashem do dízimo através de
Malki-Tzedek (Shem, o filho de Noach), Cohen da época em Shalem (futura
Yerushalaim) .
D'us reafirma
a Avram que Ele está a seu lado, e promete que seus descendentes serão tantos
que serão incontáveis como as estrelas no céu. O Criador então entra na
simbólica “Aliança Entre as Partes”, com Avram, prometendo que seus filhos
herdarão a terra de Israel, mas não antes de serem exilados numa longa servidão
- 400 anos.
Como eles não
tem filhos, Sarai dá sua serva Hagar a Avram como esposa, e nasce seu filho
Ishmael. Anos depois, D'us muda o nome de Avram (Abrão) para Avraham (Abraão),
e o de Sarai para Sara, e o instrui na mitzvá, preceito, de brit milá,
circuncisão.
A porção
conclui quando Avraham na idade de 99, circuncida a si mesmo e a seu filho
Ishmael, juntamente com os outros homens da família.
"A Torá
não nos conta apenas histórias. A Torá nos ensina que um judeu deve dedicar sua
vida a ouvir Hashem. É por isso que a primeira história sobre Avraham Avinu, o
primeiro judeu, é que Hashem diz pra ele fazer algo e ele faz. " Por isso
ele foi escolhido para liderar uma grande nação.
"Quando
uma pessoa faz boas ações para si mesmo, é muito importante, mas aqui a Torá
está nos ensinando o que significa ser judeu: Hashem nos diz o que fazer e nós
fazemos. Isso exatamente o que Avraham fez e a Torá nos ensina a seguir seu
exemplo ".
SESSÃO DE PERGUNTAS:
Avram inicia uma jornada que o leva a
uma nova terra onde ele começa sua nova família e começa uma nova religião.
1. Para
que Avran é escolhido?
Ele é escolhido para liderar uma grande
nação.
2. Quem
foi com Avram em sua jornada?
Sarai, sua esposa e Lot, seu sobrinho e
todas as almas que o seguiam.
3.
Por que Avram foi para o Egito?
Havia uma fome na terra.
4. Por
que Lot deixou Avram e se mudou para as planícies da Jordânia?
Os rebanhos de ovelhas de Avram e os
rebanhos de ovelhas de Lot tornaram-se grandes para viver juntos.
5.
Duas vezes Deus promete a Avraham que seus descendentes serão muitos. Com o que
Deus os compara?
O pó da Terra e as estrelas no céu
6.
Quem é Hagar?
Hagar é a serva de Sarai, ela dá a
Abram, esperando que Hagar possa ter filhos.
7.
Qual o nome do filho de Hagar com Avram?
Ismael.
8.
Quantos anos deve ter um menino judeu quando for circuncidado?
8 dias de idade.
9.
Para o que os nomes de Avram e Sarai mudaram?
Avraham e Sarah
Sugestões de atividades:
Na parashat
desta semana, Parashat Lech Lecha, Deus promete fazer de Abraão uma grande
nação:
"E ele o
trouxe para fora, e disse: Olhe agora para os céus, e conte as estrelas, se
você é capaz de contar; e ele lhe disse: Então a sua semente seja.
"(Gênesis 15: 5). As crianças adoram as estrelas e elas adoram o brilho,
então qualquer projeto envolvendo os dois seria ótimo para a parashat desta
semana. Eu sempre quis fazer um "globo de neve", então eu decidi usar
isso como uma chance de fazer um "globo estrelar" em vez disso!
Materiais:
• Jarra de vidro (de geléia ou comida
para bebês)
• Água destilada
• Glitter prata, lantejoulas de
estrelinhas
• Pistola de cola ou vedante
• Opcional: algumas gotas de glicerina
• Opcional: adesivos de estrela, figurinhas
• Opcional: coloração alimentar
Instruções:
1) Encha
jarra com água
2) Adicione
brilho à água (mais glicerina e / ou corante alimentar se estiver usando)
3) Use uma
pistola de cola ou vedante para proteger a tampa do frasco
4) Decore o
lado de fora do frasco com adesivos de estrela
SHABAT SHALOM!!!
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04 - PARASHAT VAIERA
A Parashat (porção da leitura da Torá) desta semana é
chamada de “Vaierá – Apareceu”. Recapitulando, em nossa última semana nos foi
contado como Hashem comandou Avram a deixar sua casa em Charan. Então Avram fez
suas malas e iniciou a jornada de sua vida.
Hashem conduziu-o a terra de
Canaan. Mas veio junto com ele uma seca que o forçou a abandonar a terra
prometida e viajar para o Egito, onde um “rapto” terminou com o Faraó e família
acoçados por uma praga, 400 anos antes de “Yetziat Mitzraim” (o êxodo do Egito).
Avram foi mandado embora do Egito por declarar que Sarai era
sua irmã, mas ficou um homem rico. De volta novamente a Canaan, o sobrinho de
Avram se muda para Sodoma e é capturado em uma guerra. Avram lutou com 5 reis e
ganhou, conquistando a liberdade de Lot. Hashem então mudou o nome de Avram
para Avraham, e de Sarai para Sarah (Sara), e prometeu que num futuro próximo
eles iam ter um filho.
A Parashat Vaierá
inicia relatando o episódio em que Avraham, apesar de seu extremo desconforto
pelo recente brit milá – circuncisão, procura receber os viajantes que ele vê
de longe nesse dia tão quente. Àqueles que ele pensa serem três homens, mas que
na verdade são anjos enviados por Hashem.
Os anjos entregam sua mensagem, declarando que Sara
milagrosamente dará à luz a seu primeiro filho no prazo de um ano, com a idade
de 90 anos (o próprio Avraham teria cem anos). Em seguida, eles seguem para a
cidade de Sodoma. Hashem informa a Avraham que as cidades de Sodoma e Gomorra
serão destruídas por causa da perversidade, e Avraham responde com uma longa
prece e dialoga com Hashem pedindo pelo salvamento das cidades.
Não havendo dez cidadãos íntegros, Hashem começa a destruir
as cidades, mas não antes que os anjos salvem o sobrinho de Avraham, Lot e sua
família da destruição, sua esposa olha para traz durante a fuga e vira uma
estatua de sal. Acreditando que o mundo inteiro havia sido destruído, as duas
filhas de Lot embebedam o pai, para que ambas possam ficar grávidas dele, e
cada uma acaba tendo um filho.
S ara é raptada por Avimelech, o rei de Guerar, que não havia
percebido que ela era casada. Hashem faz um milagre, castigando-o com uma peste
que o impede de tocá-la e informa Avimelech que Sara é casada, quando então é
imediatamente libertada.
Sara concebe e dá a luz Itzchak (Isaac), e Avraham faz uma
grande comemoração. Sara vê Ishmael (o filho de Avraham com Hagar) como uma
ameaça ao bem-estar espiritual de seu próprio filho. Relutante a princípio,
Avraham segue a ordem de Hashem, de dar ouvidos à esposa, expulsando Ishmael e
Hagar de sua casa. Com Ishmael a ponto de morrer de sede no deserto, Hashem
escuta seus gritos e faz com que Hagar encontre um poço de água e
com isso o
jovem é salvo.
Avraham celebra um pacto com Avimelech na cidade de Be'er
Sheva, e vivem em paz por muitos anos. A porção da Torá conclui com a akedá, o
altar, o décimo e último teste de Avraham, no qual ele demonstra sua fé
absoluta à ordem do Criador, de oferecer seu amado filho Itzchak em sacrifício
(akedá).
Com o nascimento de Isaac, Abraham e Sarah começaram sua
própria família. Infelizmente, não acabam os problemas. Abraão é obrigado a
sacrificar seu filho. A cidade de Lot é destruída. E Ismael e Agar são banidos.
SESSÃO DE PERGUNTAS:
Três.
2. O que o primeiro homem disse a Avraham?
Que Sarah
dará à luz.
3. Quantos homens justos precisam estar em
Sodoma para Deus salvar a cidade?
Dez.
4. O que acontece com a esposa de Lot
quando ela olha para a cidade de Sodoma?
Ela se volta
para um pilar de sal.
5. Quantos anos tem o Yitzchak quando ele é
circuncidado?
8 dias de
idade.
6. Quantos anos tem Avraham quando nasce
Yitzchak?
100 anos
7. Qual é a reação de Avraham quando Sarah
lhe diz para banir Yishmael e Hagar?
Avraham está
desconfortável fazendo isso até que Deus lhe peça para ouvir Sarah.
8. O que Deus ordena a Avraham para fazer a
seu filho, Yitzchak?
Deus pede a
Avraham para sacrificar seu próprio filho.
Sugestões de atividades
TAPETE DE SEJA BEM VINDO
No início da leitura da Torá desta semana, Parshat
Vayera, três homens (aka anjos) aparecem na tenda de Abraão. Abraão
imediatamente corre para cumprimentá-los, curvar-se e alimentá-los.
Esta história é a base para associar Abraham e
Sarah com o grande valor judaico de Hachnasat Orchim ou o
acolhimento dos convidados. Pergunte aos seus filhos por que eles acham
que esta é uma mitzvá tão importante. Você também pode discutir o que faz um
"bom" anfitrião e o que faz um "bom"
convidado. Finalmente, na tentativa de imitar nossos grandes antepassados,
você pode fazer um capacho personalizado para que os hóspedes se sintam
imediatamente recebidos em sua casa!
Materiais:
Capacho ou tapete barato comprado na loja
simples
Pinturas ou marcadores permanentes
Opcional: Stencils
Pinturas ou marcadores permanentes
Opcional: Stencils
Instruções:
Decida quais frases ou imagens você deseja incluir
em seu tapete de bem vindo. Por exemplo, você pode escrever
"WELCOME" ou em hebraico "BRUCHIM HABAIM". Ou, você pode
escrever os nomes ou as iniciais das pessoas em sua família. Para imagens,
você pode pintar formas abstratas e desenhos ou imagens de pessoas como seus
amigos e familiares.
Usando estênceis ou a mão livre, pinte ou desenhe
suas imagens e palavras no felpudo. Deixe um tempo suficiente para o seu
trabalho secar e, em seguida, coloque o seu tapete ou capacho para receber seus
convidados de Shabat!
Você também pode convidar seus convidados para
assinar seu nome, escrever uma mensagem ou desenhar em seu tapete de boas
vindas.
SHABAT SHALOM!!!
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05- PARASHAT CHAYE SARA
A Parashat (porção da leitura da Torá) desta semana é
chamada de “Chaie Sara – A Vida de Sara”.05- PARASHAT CHAYE SARA
Recapitulando, em nossa última Parashat, Hashem veio cumprir com Sua promessa de dar a Avraham e Sara um herdeiro. Mas anos mais tarde, é dado para Avraham um último e verdadeiro “Teste de Fé”. Ele é ordenado a sacrificar Itzchak. Justo quando Avraham estava a ponto de baixar a faca, um malach (anjo) aparece e contem o golpe em tempo. Nossa Parashat inicia no momento em que Avraham retorna a sua casa, para sua tenda em Beer Sheva.
Sara não estava em casa e parece que ela seguiu pela estrada até Chevron (Hebron) para saber sobre o sacrifício de seu filho querido.
A Parashá começa citando a morte de nossa matriarca Sara,
na idade de 127 anos, e a busca de nosso patriArca Avraham (Abraão) por um
local apropriado ao seu descanso e que fosse digno de sua grandeza.
Avraham recusa-se a aceitar a generosa oferta de Efron
(um membro da nação hitita que vivia na terra de Israel) de dar-lhe Mearat
Hamachpelá, na cidade de Chevron, sem custo algum. E Avraham termina por pagar
uma enorme soma de dinheiro pelo lote, onde finalmente sepulta sua amada
esposa.
Avraham envia seu fiel servo, Eliezer, de volta a seu
país de origem e à sua família, a fim de encontrar uma esposa conveniente para
casar com Itzchak.
Chegando à cidade de Aram Naharaim, Eliezer bolava um
plano pelo qual conseguirá selecionar uma moça recatada e generosa, apropriada
para o filho de seu amo.
Eliezer reza a D'us para que Ele lhe conceda sucesso
nesta missão, fazendo o plano funcionar: “ele decide ficar à beira do poço da
cidade, esperando que uma moça lhe ofereça, e a seus camelos, água para beber”.
Esta pessoa, pensou ele, que dar-se-ia ao trabalho de
servir água para um estranho, e seus dez camelos, indo além do cumprimento do
dever, certamente possuiria um grande caráter de bondade.
Rivka passa pelo teste, e após receber presentes enviados
por Avraham, ela leva Eliezer à casa de seu pai. Eliezer conta os eventos do
dia à família da moça e pede a Rivka que volte com ele para desposar Itzchak.
Ela aceita, e eles se casam.
Com o papel de Avraham, como pai do povo judeu, completo
e o manto da liderança passado à próxima geração, a porção é encerrada com uma
breve genealogia dos outros filhos de Avraham com sua esposa Keturá (que muitos
comentaristas afirmam ser na verdade Hagar) e seu morte com a idade de 175
anos.
Na Parashá, o nosso patriarca Avraham, havendo criado corretamente
a seu filho Itzchak para que seguisse seus passos, se encontra frente ao
desafio de encontrar uma esposa que seja adequada ao futuro Pai do Povo Judeu.
A tarefa de Avraham, como pai, não terminou simplesmente porque seu filho havia
demonstrado ser um justo. Sua tarefa não se completou até que não proveio a
Itzchak todo o necessário para continuar com a missão de seu pai e cumprir com
seu próprio potencial.
Verdade em tudo
“Cento e vinte e sete, foram os anos da vida de Sara”
(Bereshit ,23:1)
O comentarista Rashi explica, "Os anos da vida de
Sara - eles foram todos igualmente bons."
Mas uma questão pode ser feita: Por acaso a maioria dos
anos da vida de Sara não estiveram preenchidos com sofrimentos, desejo por
crianças, vivendo em desterro, confinada nas mãos do Faraó e Avimelech? Então,
como nós podemos dizer que todos seus anos foram igualmente bons?
E a resposta é simples: durante sua vida inteira, em
relação a tudo aquilo que parecia ruim, Sara dizia: "Isto também é para o
bem." Ela viu a bondade de D’us em tudo!
É uma semana mais ocupada para Abraão e sua família.
Sarah e Abraham morrem em idades antigas maduras. Isaac toma uma esposa e
encontra amor.
SESSÃO DE PERGUNTAS:
127.
2. O que Abraão pediu ao seu servo para
fazer?
Para
encontrar uma esposa para seu filho, Isaac.
3. Que teste o empregado de Abraão
estabeleceu para a noiva potencial de Isaac?
Ele
pede que ela ofereça água não só ao servo, mas também aos seus camelos.
4. Quantos anos tinha Abraão quando ele
morreu?
175
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
SHABAT SHALOM!!!
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06 - PARASHAT TOLDOT
A Parashat desta semana é chamada de “Toldot – que significa
Gerações”. Nesta semana, a parashat começa narrando a vida de nosso patriarca
Itzchak (IZAQUE), seu casamento e filhos, sua obra a ser passada a posteridade.
A Parashá inicia contando o episódio do patriarca Itzchak,
como após vinte anos de casamento sem filhos (Itzchak se casou com 40 anos),
suas preces a Hashem são respondidas e Rivka concebe gêmeos, Essav (ESAÚ) e
Yakov.
A gravidez é muito dolorosa os gêmeos já competiam dentro da
barriga da mãe. Hashem revela a Rivka que o sofrimento é um prelúdio do
conflito, nesse mundo, que ocorrerá entre as duas grandes nações que
descenderão desses gêmeos - Roma e Israel. De Essav (ESAÚ) descenderá Roma e Yakov
será Israel.
Essav (Esaú) nasce primeiro, e em seguida Yakov, segurando o
calcanhar de Essav (Esaú). Quando eles crescem, a diferença entre os gêmeos se
torna aparente: Essav (Esaú) é um caçador, homem do campo, do mundo físico,
enquanto que Yakov senta nas tendas de Torá desenvolvendo sua alma.
No dia do funeral de seu avô Avraham, Yakov está cozinhando
uma sopa de lentilha, a comida tradicional de luto. Essav (Esaú) entra
correndo, esfomeado após um dia de caçadas e vende seu direito de primogênito
(e as responsabilidades espirituais dessa posição) por um prato de sopa (quente
e semicrua, de cor avermelhada).
Itzchak (Isaque) planeja viajar para o Egito devido à
escassez de comida, mas Hashem o lembra que por causa da Akedá (quando ele foi
oferecido como sacrifício e o Eterno enviou um Anjo que não permitiu que ele
fosse sacrificado colocando um carneiro no lugar), ele se tornou sagrado e deve
permanecer na Terra Sagrada de Israel. Ele então vai para Guerar, na terra dos
Plishtim (Filisteus), e para proteger Rivka ele diz que ela é sua irmã, mas na
verdade Rivka era sua esposa.
Itzchak desperta inveja quando enriquece rapidamente, e o
Rei Avimelech lhe pede para ir embora.
Itzchak escava novamente três fontes escavadas pelo seu pai,
profeticamente aludindo aos três Beit HaMikdash (Templos) que serão construídos
no futuro. O Rei Avimelech, observando
as bênçãos que D’us presenteou Itzchak (ISAQUE), faz um pacto com ele.
Quando Itzchak (IZAQUE) percebe que está por morrer, ele já
não enxerga mais, ele chama Essav (Esaú) para abençoá-lo. Rivka, age
profeticamente para Yakov receber as bênçãos no lugar de seu irmão, planejando
uma forma de Yakov personificar seu irmão.
Quando Essav frustrado reclama com seu pai que seu irmão
comprou os direitos de primogênito, Itzchak percebe que Yakov merecia esses
direitos por valorizar as responsabilidades ao invés dos privilégios e confirma
suas bênçãos. Essav jura matar seu irmão e Rivka manda Yakov para seu irmão
Lavan na casa de Betuel, aonde ele possa encontrar uma esposa, mais tarde ele
encontra Raquel e se casa com ela.
Essav (Esaú) na hora da fome não lembrou das bênçãos que
receberia por ser o primeiro filho a nascer, ele era o primogênito. Ele vendeu
seus direitos para o irmão Yakov por um prato de lentilha. Depois que seu irmão
recebeu as bênçãos no lugar ele ficou com tanto ódio que resolver caçar o
próprio irmão e mata-lo mas o Eterno o protegeu.
Imagine como Yakov deve ter se sentido vestido com as roupas
de Essav (Esaú), esgueirando-se no quarto do pai e fingindo, para receber as
bênçãos que pertenciam a seu irmão. O puro e sensível Yakov, que passara toda
sua vida encerrada nas “tendas de estudo," vestindo roupas de caça e pondo
cabelo falso nos braços e atrás do pescoço para procurar "o orvalho do céu
e a melhor parte da terra". Para que, afinal, Yakov precisava do
"orvalho do céu e da melhor parte da terra"?
Na verdade, Itzchak planejava dividir o mundo entre seus
dois filhos. Essav, o empreendedor "homem do mundo" receberia seus
recursos materiais, e o venerável Yakov herdaria o legado espiritual de
Avraham. Yakov presidiria as tendas de estudo, onde se ensina e se aprende a
Divina sabedoria, e onde uma placa na parede daria a Essav os créditos por suas
generosas contribuições para apoiar estes esforços virtuosos.
Mas Rivka interveio. Não, disse ela, o mundo material não
pode ser entregue aos materialistas. São os Yakovs do mundo - os espirituais
que desdenham a busca pelo poder e pela fortuna - que devem exercer o poder e
controlar a riqueza. "Venha cá," disse ela ao filho. "Vista as
roupas de seu irmão e entre no quarto de seu pai - não podemos permitir que
Essav receba as bênçãos."
"Mas o que farei com as propriedades? Não sou homem de
negócios."
"Graças a D'us! Imagine como seria o mundo se os
assuntos comerciais fossem geridos por homens de negócios!"
CARACTERISTICAS DE JACÓ (YAKOV) ESAÚ (ESSAV):
Esaú (ESSAV) - peludo, caçador, ruivo, homem forte, ousado,
habilidoso com as armas, o preferido de Isaque (Itzchak), Roma.
Jacó (YAKOV) - liso, agricultor/pastor do campo, meigo e
pacífico, pessoa simples, caseiro, o preferido de Rebeca (Rivka), Israel.
SESSÃO DE PERGUNTAS:
Esav e
Yaakov.
2. O que
Esav vendeu para comer um cozido de lentilhas de Yaakov?
Esav vendeu
seu direito de nascença.
3. Onde foi
Yitzchak quando houve fome em sua terra?
Lugar algum.
Yitzchak ficou em Gerar.
4. Quem
decide enganar Yitzchak?
Sua esposa,
Rivka.
5. Como
Yaakov engana seu pai?
Yaakov
vestiu roupas de Esav e Rivka colocou peles sobre os braços e pescoço de
Yaakov.
6. Como Esav
reage quando ele descobre que Yaakov roubou sua benção?
Esav fica
furioso e jura matar o irmão.
7. Para onde
corre o Yaakov?
Yaakov sai e
corre para Lavan da família de Rivka.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
SHABAT SHALOM!!!
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07 - VAYETZE
A Parashat
HaShavua (porção da leitura da Tora desta semana) é chamada de “Vaietze” – E
Saiu. Esta é a sétima porção do livro de Gênesis, a porção que inicia narrando
a viagem de nosso patriarca Yakov, seu casamento e filhos e finalmente seu
retorno a terra de Israel.
A Parashá
inicia contando o episódio da fuga do patriarca Yakov. Fugindo de Essav, Yakov
parte de Beer Sheva e viaja a caminho de Charan, aonde vive a família de sua
mãe.
Após parar
por catorze anos na Ieshivá de Shem e Ever, ele continua sua jornada e chega ao
Monte Moriá, aonde seu pai Itzchak foi oferecido como sacrifício, e o local
futuro do Beit HaMikdash.
Ele se deita para dormir e tem um sonho profético de
anjos subindo e descendo de uma escada entre a terra e o céu. À medida que o
sol se põe, ele encontra um lugar para descansar. Em vez de um travesseiro,
Yaakov recolhe algumas das pedras próximas e as coloca debaixo da cabeça.
Depois de uma noite de sonhos, Yaakov acorda e continua a viajar para a
"terra dos povos do Oriente", Yaakov deixa Beer Sheba para ir a
Haran.. É durante aquela parte de sua jornada, que Yaakov encontra um poço. Há
bandos de ovelhas que estão deitados perto do poço e uma mulher: Rachel. No
entanto, ninguém pode chegar à água do poço devido à enorme rocha que cobre a
abertura do poço. É Yaakov que remove a rocha do poço permitindo que as ovelhas
bebam.
D’us lhe
promete a Terra de Israel, que ele fundará uma grande nação e que será
protegido Divinamente aonde quer que esteja. Yakov acorda e promete construir
um altar lá e dar um dízimo de tudo o que receber.
Ele viaja
para Charan e encontra sua prima Rachel na fonte. Ele faz um acordo com o pai
de Rachel, Lavan, de trabalhar por sete anos para então se casar com ela, mas
Lavan engana Yakov e substitui Rachel por sua irmã mais velha, Lea. Yakov se
responsabiliza em trabalhar outros sete anos para se casar também com Rachel.
Lea lhe dá
quatro filhos - Reuven, Shimon, Levi e Yehuda -as primeiras tribos de Israel.
Rachel tem inveja de não poder conceber e oferece á Yakov sua serva, Bilá. Bilá
dá á luz a Dan e Naftali. Lea também oferece á Yakov sua serva, Zilpá, que
concebe Dan e Asher. Lea dá á luz a Issachar, Zevulun e uma filha, Diná. D’us
finalmente abençoa Rachel com um filho, Iossef.
Yakov decide
deixar Lavan, mas Lavan, sabendo quanta riqueza Yakov lhe produziu, reluta em
deixá-lo ir embora, e faz um contrato de trabalho com ele. Lavan tenta
novamente enganar Yakov, mas não sucede, e Yakov enriquece ainda mais.
Vinte anos
depois, Yakov, percebendo que Lavan ressente sua fortuna, aproveita a
temporária ausência de seu sogro, e foge com sua família. Lavan os persegue mas
D’us o avisa para não machucá-los.
Yakov e Lavan
fazem um acordo e Lavan retorna para sua casa. Yakov continua sua viajem á
caminho de seu irmão Essav.
Com Yaakov em
Haran, ele começa a pensar em começar uma família. Enquanto Yaakov está noivo
para se casar com Rachel, ele é enganado para se casar com Leah, a irmã mais
velha de Rachel, no dia do casamento. Quando Yaakov está pronto para deixar
Charan, ele tem filhos de Leah, Rachel, Bilhah e Zilpah! A maioria das doze
tribos nascem na parcela da Torá dessa semana.
Esta semana
estamos seguindo a vida de Yaakov quando ele sai da casa de seu pai e começa
uma família sua.
SESSÃO DE PERGUNTAS:
Uma escada subindo ao céu com anjos
subindo e descendo.
2.
O que Yaakov fez quando viu pela primeira vez Rachel?
Ele rolou a pedra muito pesada da boca
do poço.
3.
Quanto tempo o Yaakov trabalhou pela primeira vez para Rachel?
Yaakov concordou em trabalhar por 7
anos para se casar com Rachel.
4.
Com quem Yakov acabou se casando primeiro?
Leah, a irmã mais velha de Rachel.
5.
Qual irmã não poderia ter filhos?
Rachel.
6.
Nomeie os filhos de Leah.
Reuven,
Shimon, Levi, Yehuda, Issachar, Zevulun, Dinah.
7.
Por que Yaakov escolhe deixar Lavan depois que Yosef nasceu?
Yaakov quer voltar para sua terra
natal.
Travesseiro de pedras:
SHABAT SHALOM!!!
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08 - PARASHAT VAYISHLACH
Em nosso último episódio, Yaakov pegou suas esposas,
filhos e posses e se separou da casa de Lavan com pressa. Quando Lavan
descobriu que eles se foram, ele perseguiu Yaakov, com a intenção de
ensinar-lhe uma lição. Mas Hashem advertiu Lavan para manter suas mãos fora de
Yaakov. Então Lavan fez um tratado de paz.
1. Quantos homens Esav trouxe para
conhecer o Yaakov?
1.
Por que os irmãos de Yosef o odiaram tanto?
1. Quem se aproxima de Yosef para
interceder em nome de Binyamin?
Quando nossa parashat começa, Yaakov está prestes a
encarar seu irmão Esav pela primeira vez em mais de 34 anos. Esav esqueceu a
maneira inteligente de que Yaakov "roubou" a brachot do primeiro nascido
de seu nariz? Quem sabe?
REUNIÃO FAMILIAR
Então, Yaakov envia um par de mensageiros à frente de
Seir, onde Esav vive. Os mensageiros não precisaram viajar muito longe antes de
detectar Esav e 400 soldados indo direto para eles! Rapidamente, os mensageiros
retornam a Yaakov com as notícias temidas. "Soldados ... armas ... isso
significa guerra!" declara Yaakov. Embora Hashem tenha prometido proteção,
Yaakov se prepara para a batalha de três maneiras:
1. Yaakov
não está a correr riscos. No caso de ele ou alguém em sua família pecar em
algum lugar, ele reza para Hashem pela segurança de sua casa.
2. Yaakov
prepara presentes para Esav: ouro, prata e jóias, além de mais 200 cabras,
camelos, vacas, touros e burros. Ele ordena aos seus servos que não os entregassem
a Esav de uma só vez, mas que os espalhe para que eles parecem mais numerosos.
3. Yaakov
divide seu povo em dois grupos, de modo que, se um grupo for atacado, o outro
pode fugir para isso.
Yaakov move sua família e posses de volta ao rio Yabok,
onde eles estarão seguros. À noite, ele percebe que ele deixou um par de
frascos no antigo acampamento. Sendo um verdadeiro tzadik, mesmo os mais
pequenos frascos e pertences são importantes para ele. Então ele volta para
recuperá-los.
Yaakov luta com um
Malach Do outro lado, um homem estranho o ataca. Toda a noite eles lutam, braço
no braço. Ambos os homens possuem força incrível. Nem um pode derrubar o outro.
À medida que os primeiros raios do sol aparecem no horizonte, em desespero, o
estranho desloca o quadril de Yaakov. Agora, Yaakov é deixado mancando, mas
ainda não vai afrouxar o controle sobre o estranho. Agora o estranho começa a
entrar em pânico! Ele implora que Yaakov deixe ir. Mas antes que Yaakov o
libere, ele quer saber por que e quem é esse estranho.
O estranho revela-se como um Malach (Anjo). Não é apenas
qualquer Malach ... Ele é Malach de Esav (anjo da guarda), em uma missão para
ensinar a Yaakov uma lição sobre mexer com Esav. Em vez disso, é Hashem quem
ensina tanto a Malach quanto a Yaakov uma lição. Essa lição é que Hashem sempre
protegerá Yaakov contra seus inimigos.
Yaakov insiste que Malach o abençoe. Na verdade, o Malach
lhe dá uma mega- bracha. Primeiro, reconhece o direito de Yaakov ao brachot de
Yitzchok . Em segundo lugar, o Malach declara que "de agora em diante você
(Yaakov) será conhecido como Yisroel", declarando que Yaakov lutou com um
Malach e ganhou. Agora, Yaakov poderia ter certeza de que ele seria bem
sucedido em seu iminente confronto com Esav.
Como o Malach atingiu a articulação do quadril de Yaakov,
a Torah proíbe um judeu de comer o Gid Ha-Nashe - o nervo ciático na
articulação do quadril de um animal.
Quando o sol nasce, Yaakov vê Esav e seu exército se
aproximando. Yaakov fica na vanguarda do seu acampamento, pronto para enfrentar
Esav. Quando Esav se muda, Yaakov arca diante dele sete vezes. Isso acalma
Esav. Ele corre até Yaakov com trinta anos de abraços e beijos. Quando Esav vê
as esposas, filhos e bens que Yaakov acumulou, ele sugere que viajem juntos por
um tempo. Mas Yaakov sabe que no fundo, Esav é mau. É melhor separar maneiras
agora antes de influenciar a família.
Yaakov puxa Esav de lado. Tanto quanto ele gostaria de
marchar sua família junto com as tropas, as criancinhas e suas esposas nunca
poderiam passar do campo de treinamento. Esav e Yaakov concordam em se
encontrar mais tarde no Monte Seir. É aí que Esav e seu clã se estabeleceram.
Claro, Yaakov não tem planos imediatos de aproximar-se daquela montanha, mas
nossos sábios dizem que um dia Yaakov e Esav irão enfrentar Seir quando
Moshiach chegar.
O clã de Yaakov instala-se nos arredores de Shechem.
Yaakov agora tem onze filhos e uma filha, Dina. Os meninos têm muito o que
fazer para cuidar dos rebanhos, mas Dina leva uma vida aborrecida, sentada ao
redor da barraca apenas esperando por algo excitante acontecer. Ela não percebe
que estes são tempos perigosos para uma garota estar sozinha.
Bem, um dia passa um grupo ruidoso de meninas locais.
Este é o intervalo que Dina está esperando. Sem a permissão de seu pai, ela
corre para a rua para verificar a agitação. Mas Dina não sabe que ela causou
uma agitação própria. Sh'chem, filho de Chamor, um príncipe de uma tribo
chamada Chivi, a viu. Ele decide que ele gosta de Dina. Na verdade, ele gosta
tanto dela que ele a sequestra para torná-la sua esposa.
Quando Yaakov e seus filhos retornam dos campos, ficam
surpresos ao ver o Chamor, o pai de Sh'mem, sentado no alpendre. Eles logo
percebem que Dina está sendo mantida em cativeiro. Todos ficam furiosos! Mas Chamor
vê a situação como uma oportunidade. Ele admite que seu filho é um pouco
compulsivo. Mas talvez haja uma maneira de fazer um bom Shiduch desta bagunça.
Chamor oferece a Yaakov todo o dinheiro que ele pode reunir. "Vamos ser
uma grande família feliz", declara Chamor. "Meus meninos se casarão
com suas meninas e vice-versa. Seria essa uma piada?
Shimon e Levi, dois dos filhos de Yaakov, não querem
fazer nenhuma negociação. Eles estão cansados de falar e eles estão bravos de
Chamor pensar em virar um seqüestro para um Shiduch. Eles também estão loucos
que as pessoas da cidade não estão na casa de Sh'chem protestando contra o
seqüestro e exigindo sua libertação. Eles querem vingança - a todos! Aqui está
o que eles fazem: "Olhe aqui, Chamor", eles dizem ao pai: "Nós
pensamos que é uma boa idéia para que nossas duas famílias se juntem, mas nós
temos uma regra, que qualquer homem que quer ser parte da nossa família tem que
ser circuncidado.
Chamor volta para a cidade e convence todos os homens a
aceitarem a circuncisão. Não há problema, eles pensam que, uma vez que Yaakov é
tão rico, eles farão um pacote de shekels casando-se com sua família. Pouco
sabem que isso faz parte de uma trama vingativa.
No terceiro dia após a circuncisão em massa, quando os
habitantes da cidade estão mais doentes e mais fracos, Shimon e Levi encostaram
suas espadas e se dirigem para a cidade. Eles assassinaram Chamor, Sh'chem e
todos os homens da cidade, trazendo Dina de volta do banho de sangue. Quando
Yaakov ouve sobre o massacre, ele fica realmente bravo. Como Shimon e Levi
podem fazer uma manifestação de matança que põe em risco a reputação familiar
de Yaakov? Até agora, as nações cananeias sempre viram Yaakov como um tzadik de
paz . Mas agora ele será visto como uma grande ameaça que deve ser esmagada.
Hashem lembra a Yaakov que sua família será protegida das nações vizinhas, e na
verdade elas são. Assim como Yaakov temia, no rescaldo do massacre sangrento,
outros exércitos atacam Yaakov, mas ele é vitorioso em todas as batalhas.
Finalmente, esses exércitos desistem e deixam Yaakov em paz.
Em toda
a emoção, há uma coisa que Yaakov esqueceu. Lembre-se do que Yaakov prometeu
fazer por Hashem se ele voltasse com segurança para Eretz Yisroel. Yaakov
prometeu oferecer sacrifícios. Hashem ordena-lhe que Yaakov volte para Bait Ail
para oferecer os mesmos Korbanot que ele prometeu há muito tempo.
Antes de partir para Bait Ail, Yaakov faz um anúncio. Se
alguém tiver algum ídolo dos despojos do massacre de Shimon e Levi, é melhor
que se livrar deles - enterre-os no chão ou entregue-os a Yaakov para
disposição. Com isso, toda a família - esposas, crianças, criadas e seguidores
- se transformam em suas togas de Shabbat, as melhores, em homenagem ao
Korbanot que estão prestes a oferecer.
Quando chegam em Bait Ail, Yaakov recolhe pedras e
constrói um Mizbayach (altar). Sobre este Mizbayach ele oferece o Korbanot a
Hashem em agradecimento por uma saída bem sucedida da casa de Lavan, e uma
reunião sem eventos com seu irmão Esav. Afinal, Yaakov chegou à casa de Lavan,
um menino e deixou 20 anos depois, um homem casado com 4 esposas, 11 crianças e
muitos rebanhos e pertences. Há muito para agradecer!
Enquanto está em Bait Ail, um membro muito amado e
confiado da família Yaakov morre. Ela é Devora, a enfermeira da mãe de Yaakov.
Yaakov a enterra debaixo de uma grande árvore em Bait Ail. Mas esse não é o fim
desta maratona de luto. Yaakov em breve recebe outra pior das más notícias. Sua
mãe, Rivka morre. Hashem usa esse momento para confortar Yaakov com a promessa
de que ele terá muitos descendentes que herdarão a terra de Canaã.
Yaakov é a cabeça
de sua família em direção a Chevron, onde seu pai, Yitzchak, vive. Ao longo do
caminho, perto de Bait Lechem, Rachel dá à luz seu segundo filho, Binyamin. O
nascimento deste segundo filho pela esposa mais amada de Yaakov é uma ocasião
feliz que se torna trágica! Rachel morre durante o parto. Yaakov enterra Rachel
logo depois. Ele montou um monumento sobre o túmulo. Este monumento é conhecido
como "Kever (o túmulo de) Rachel". Ainda hoje, os judeus rezam por
Hashem neste mesmo ponto, com a promessa de que Rachel vai inaugurar o nosso
tefilot para shamayim.
Yitzchak está extasiado ao ver seu filho justo, Yaakov e
todo o seu pequeno Tzadiklach. Yitzchak vive até 180 anos.
BRACHA ESAV
A Torá nos diz que Esav e seus descendentes se instalaram
na terra de Edom. Sua família produz muitos reis e governantes que conquistam
muitas terras. Este é o cumprimento da Yitzchak bracha (benção) para Esav:
"Você será bem sucedido na guerra."
Agora que você sabe que de Esav bracha se tornou
realidade.
SESSÃO DE PERGUNTAS:
400
2. Por que Yaakov dividiu seu
acampamento em dois antes de se encontrar com Esav?
Yaakov
teve medo de conhecer Esav. Ele pensou e criou dois campos se alguém fosse destruído, o
outro seria salvo.
3. Depois de dividir o seu acampamento
em dois, quais outras coisas fez Yaakov para se preparar para a chegada de
Esav?
Yaakov
orou a Deus e depois preparou um presente para Esav.
4. Quando Yaakov estava lutando, onde
ele foi machucado?
No
quadril.
5. Que bênção o Yaakov recebeu após a
luta?
Seu
nome foi mudado de Yaakov para Yisrael.
6. Quando os dois irmãos finalmente se
viram, o que Esav fez?
Correu
em direção a Yaakov, abraçou-o, beijou-o e chorou.
7. Qual o nome da filha de Leah e Yaakov?
Dina
8. Quais dois irmãos lideraram a luta
contra Shechem?
Shimon
e Levi.
9. Quem foi o décimo segundo filho
nascido para Yaakov?
Binyamin
10. Quais dois parentes de Yaakov
morreram nesta parashat?
Rachel,
sua esposa e Yitzchak, seu pai
O Malach deu uma mega brachá para Yaakov, mudou seu nome para Yisrael!!!
Escreva seu nome ou o significado dele em um cartaz!!! Faça colagens, use gliter e muita criatividade!!!
Que tal criar um ringue de luta? YAKOV X MALACH
Dá até para colar a imagem da luta de Yacov e o Malach dentro do ringue.
SHABAT SHALOM!!!
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09 - PARASHAT VAYESHEV
A Parashat
HaShavua (porção da leitura da Tora desta semana) é chamada de “Vaieshev” – E
habitou. Esta é a nona porção do livro de Gênesis, a porção que inicia narrando
a vida de nosso patriarca Yakov na terra de Israel.
Yakov Avinu
se estabelece na terra de Canaan. Seu filho predileto, Iossef, lhe traz
informações intrigantes sobre seus irmãos, sempre entrega os planos dos irmão.
Yakov presenteia Iossef com uma túnica especial, multi colorida, de lã.
Iossef
aumenta ainda mais a raiva de seus irmãos, ao contar seus sonhos proféticos -
Uma noite, Yosef sonha com que ele e seus irmãos estão amarrando talos de grãos
no campo. O pacote de Yosef sobe no ar. Então, os pacotes dos irmãos se
inclinam para o pacote de Yosef. No dia seguinte, Yosef corre para contar a
todos os irmãos sobre isso. Eles sabem o
que Yosef está pensando e odeiam por agir tão superior a eles.
Mas a
imaturidade de Yosef e seus ciúmes não descontam o sonho. Isso se tornaria
realidade. Há apenas alguns detalhes que precisam desvendar. Sim, seus irmãos
se curvarão para ele, mas eles não saberão que é ele. Eles vão pensar que é um
vice-rei egípcio que recebe a honra. E quanto aos talos de grãos? Pouco sabem
que haverá uma fome terrível que os obrigará a ir ao Egito para comprar grãos.
Logo depois,
Yosef tem outro sonho. Neste, Yosef é uma estrela no céu. Onze estrelas
menores, o sol e a lua o cercam e inclinam-se para ele. Yosef tem que contar a
seus irmãos sobre esse! Ele está tão animado, nem espera que seus irmãos
estejam sozinhos. Ele anuncia seu sonho na mesa de jantar enquanto Yaakov
escuta. Yaakov é um homem inteligente. Ele sabe como isso tudo parece aos seus
outros filhos. Eles vão odiar Yosef por fazê-los parecer inferiores perante
Yaakov. Então ele diz a Yosef que o sonho é apenas uma ilusão ridícula, especialmente
porque a lua representa Rachel e Rachel está morta. Mas, secretamente, Yaakov
espera ver como esta profecia se cumprirá.
Os irmãos
julgam Iossef e decidem executá-lo, eles tinham muita raiva de Iossef pois ele
era também o filho favorito da esposa favorita de Yakov, a Rachel. Quando
Iossef vai para Shechem, seus irmãos têm piedade e decidem, influenciados por
Reuven, colocá-lo em um poço ao invés de matá-lo.
Iehuda os
convence a tirá-lo do poço e vendê-lo para uma caravana de Ishmaelim
(descendentes de Ishmael) que estava passando por eles nesse momento. Quando
Reuven retorna e vê que o poço está vazio, ele rasga suas roupas como sinal de
sofrimento. Os irmãos mancham a túnica de Iossef em sangue de carneiro e
mostram-na para seu pai Yakov, que assume que Iossef foi devorado por um animal
selvagem. Yakov não se consola.
Enquanto
isso, no Egito Iossef é vendido para Potifar, o Chefe dos Verdugos do Faraó.
Enquanto
isso, Iossef chega ao poder na casa de seu mestre egípcio. Sua extrema beleza
atrai não correspondidas tentativas de sedução da mulher de seu mestre. Irada
pela rejeição de Iossef, ela calunia Iossef, acusando-o falsamente de tê-la
seduzido, e ele é aprisionado.
Iossef é
jogado na prisão onde novamente é alçado a uma posição de liderança, desta vez
ficando encarregado dos prisioneiros. Dez anos depois, o copeiro chefe do faraó
e o padeiro são jogados na mesma prisão. Certa noite eles têm um sonho
intrigante, que Iossef interpreta de forma acurada, e o copeiro retorna a seu
cargo antigo e o padeiro é executado, como Iossef havia predito.
A Parashá
conclui com o fato de que, apesar de sua promessa após ser libertado, o mordomo
chefe esquece de ajudar Iossef, e Iossef permanece preso. Como leitura extra,
temos a festa de Chanuká.
SESSÃO DE PERGUNTAS
Eles estavam com ciúmes porque Yaakov
amava Yosef, mais do que os outros irmãos.
2.
Quantos sonhos Yosef compartilha com seus irmãos?
Dois.
3.
O que estava nos sonhos de Yosef?
Galhos de trigo e estrelas da lua do
sol.
4.
O que os irmãos queriam fazer primeiro com Yosef quando o viram de longe?
Eles queriam matar Yosef.
5.
Quem salvou Yosef sugerindo colocá-lo em um poço?
Reuven.
6.
Quem comprou Yosef?
Midianitas e depois Potifar.
7.
Quem foram os dois presos que Yossef interpretou o sonho?
O copeiro e o Padeiro.
8.
Quando Yosef ajuda o copeiro e o padeiro a interpretar seus sonhos, quem vive e
quem morre?
O copeiro volta ao seu trabalho. O
padeiro é morto.
Como estamos perto da festa de Chanukah, aqui vai uma leitura extra!!
Chanuká – a festa Significado
Literalmente,
"Inauguração". A festa recebeu este nome em comemoração ao fato
histórico de que os macabeus "chanu" (descansaram) das batalhas no
"cá" (25º dia) de Kislev.
Por Que Se
Comemora?
Antiocus, rei
da Síria, governou a Terra de Israel depois da morte de Alexandre, o Grande.
Pressionou os judeus a aceitarem a cultura greco-helenista, proibindo o
cumprimento das mitzvot (preceitos) da Tora e forçando a prática da idolatria
pagã.
Antiocus foi
apoiado por milhares de soldados de seu exército. Em 165 AEC, os Macabeus,
corajosos lutadores oriundos de uma família de muita fé, os Chashmonaim, apesar
do antagonismo esmagador, saíram vitoriosos de uma batalha travada contra o
inimigo.
O Templo
Sagrado, violado pelos rituais greco-pagãos, foi novamente purificado e
consagrado e a Menorá (candelabro) reacesa com o azeite puro de oliva,
descoberto no Templo.
A quantidade
encontrada era suficiente para apenas um dia, mas milagrosamente durou 8 dias,
até que um novo óleo puro pudesse ser produzido e trazido ao Templo. Em
lembrança destes milagres comemoramos Chanuká durante oito dias.
Costumes
- Acender a Chanukiá
- Distribuir dinheiro - Chanuká Guelt, (para mitzvá de tzedaká).
- Brincar com o Sevivon (pião)
- Comer sonhos e bolinhos de batata.
Chanuká – costumes e tradições
Como Acender
a Chanukiá
A festa dura
por oito dias, iniciando-se em 24 de Kislev.
É preferível
que todos os membros da família estejam presentes ao acendimento da chanukiá.
O acendimento
da Chanukiá deve ser especial, ou seja, ninguém deve fazer nada exceto
contemplar as velinhas acesas durante o período de meia-hora após o
acendimento. Este período deve ser especialmente observado pelas mulheres,
exceção feita ao Shabat, que não se pode mexer.
O horário de
acendimento é ao anoitecer, para que queime pelo menos ½ hora após o anoitecer,
excedido Shabat que se acende antes das velas de Shabat e não se mexe mais. A
luz da chanukiá é sagrada e não pode ser usada para outro fim que cumprir a
mitzvá de propagar o milagre, através de apenas contemplar sua luz.
A forma de
acender é de dentro para fora, ou seja, coloca-se as velas do dia anterior,
começando da primeira e acrescenta-se mais uma.
Ao acender,
inicia-se pela última vela acrescentada, seguindo a ordem oposta a da
colocação. Usa-se o Shamash, vela auxiliar com posição em destaque das
demais,ou qualquer fogo estranho, pois é proibido passar de uma vela a outra.
Caso alguma vela apagar, pode ser reacesa para que durem um mínimo de ½ hora
através de um Shamash (qualquer), excedido Shabat. O pavio e o óleo do dia
anterior podem ser usados no dia seguinte e o que sobrar no último dia deve ser
queimado ou jogado fora após os 8 dias de Chanuká.
É permitido
apagar as velas após a ½ hora noturna, e sendo assim, outra pessoa poderá
utilizar a mesma chanukiá – óleo, velas, pavios, etc inclusive na mesma noite ou subseqüentes,
exceção feita ao Shabat, que não se pode mexer. As velas podem ser de azeite,
óleo, ou parafina, sendo mais bonito com azeite.
Na saída de
Shabat, é melhor fazer havdalá antes de acender em casa. O acendimento diário
na sinagoga, entre Minchá e Maariv, não isenta de acender em casa. Para aqueles
que não tem possibilidade ou estão em viagem, é oportuno perguntar ao Rabino de
sua sinagoga.
A chanukiá
deve ser valiosa, na medida do possível, e limpa. Deve ser acesa em qualquer
lugar onde haja judeus morando, de preferência no umbral oposto a mezuzá e / ou
na janela, porém, deve ser protegida do vento.
As bênçãos
podem ser encontradas em qualquer Sidur ou panfleto da festa, seguindo-se a
regra das duas bênçãos: “lehadlik ner chanuká” e “sheassá nissim laávoteinu
...”, acrescida de “shehêchianu ...” na primeira vez que acender durante os
oito dias. Alguém que não acendeu algum dos dias, deve acender o número de
velas correspondentes ao dia da festa que for acender. Após as bênçãos há o
costume geral de falar o texto de “Hanerot Halalú” e se for ashkenazi, dizer
“Maoz Tzur”; se for sefaradi, dizer “Mizmor Shir Chanukat HaBait”, conforme
pode ser encontrado no Sidur ou panfletos da festa.
Sevivon - A
origem
Antiocus
decretou que cada aula de Tora era crime punível com morte ou prisão. Em
desafio, as crianças estudavam em segredo, e quando as patrulhas sírias eram
avistadas, fingiam estar jogando uma inocente brincadeira de pião, também
conhecido como dreidel (em idish) ou sevivon (em hebraico).
As letras
Todo sevivon
possui quatro lados com uma letra hebraica em cada um deles. Cada letra é a
inicial de uma palavra. As quatro letras são:
Nun primeira
letra da palavra nes, que significa "milagre"
Guimel
primeira letra de gadol, que significa "grande"
Hei primeira
letra de haya, que significa "era" ou "foi"
Shin primeira
letra de sham, que significa "lá"
Juntas, estas
letras formam a frase: "Um grande milagre aconteceu lá".
Em Israel, ao
invés da letra shin (para designar sham, lá), o sevivon possui a letra pei de
pô, aqui, para que as letras dos lados do pião forme a frase: "Um grande
milagre aconteceu aqui".
Em tempo, se
você não souber brincar, ou não lembrar, pergunta a seus filhos ou netos: com
certeza eles ficarão felizes em brincar com você!
Sonhos e
Bolinhos de Batata
Na festa de
Chanuká há o costume de ingerir comidas fritas em óleo como bolinhos de batata
(levivot ou latkes), e sonhos (sufganiot). Estes alimentos são preparados e
degustados em honra ao milagre que ocorreu com o azeite.
Pratos à base
de laticínios, como bolinhos de queijo, são também apreciados, pois lembram os
feitos de uma famosa heroína judia, Yehudit, na época do Segundo Templo Sagrado
de Jerusalém.
Israel
encontrava-se sitiada pelo cruel e opressivo exército Greco-Sírio. Yehudit
ajudou a assegurar a vitória para as forças judaicas, assassinando o terrível
general do exército grego, Holofernes. Deu a ele queijo salgado para comer,
acompanhado de vinho forte para eliminar sua sede. O vinho o
"derrubou" fazendo-o cair em sono profundo. Yehudit então tomou de
sua espada e o matou. Os soldados do general fugiram com medo. A vitória dos
Macabeus seguiu-se a este ato de coragem.
Hoje teremos sugestões de atividades para Parashat e para festa de Chanukah!!!
SHABAT SHALOM!!!
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10 - PARASHAT MIKETZ
Em nosso último episódio, Yosef foi vendido em
escravidão, primeiro por seus irmãos para comerciantes árabes, depois para
Potifar, ministro de Faraó. Mas Yosef escalou a escada de sucesso na casa de
Potifar e se tornou o Supervisor.
Quando Yosef recusou os "caprichos" da esposa de Potifar, Yosef acabou na prisão. Mesmo na prisão, Yosef subiu para "o rei dos condenados". Apenas quando parece que ele estaria preso para sempre, o mordomo e o padeiro de faraó acabaram atrás das grades e Yosef interpretou seus sonhos.
Agora o mordomo é livre e ele está carregando uma mensagem para faraó que Yosef é inocente. Mas o mordomo entregará?
1. Quantos sonhos tem Faraó?
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A Parashat HaShavua (porção da leitura da Torá) desta
semana é chamada de “Vaigash – Se aproximou”.A porção dessa semana começa
contado sobre o que acontece após a descoberta do cálice na bolsa de Biniamin,
o que confunde os irmãos em seu caminho de volta a casa de seu pai.Quando Yosef recusou os "caprichos" da esposa de Potifar, Yosef acabou na prisão. Mesmo na prisão, Yosef subiu para "o rei dos condenados". Apenas quando parece que ele estaria preso para sempre, o mordomo e o padeiro de faraó acabaram atrás das grades e Yosef interpretou seus sonhos.
Agora o mordomo é livre e ele está carregando uma mensagem para faraó que Yosef é inocente. Mas o mordomo entregará?
À medida que a parachat começa, Yosef está na na prisão
há 12 anos. Chegou finalmente a hora de Yosef cumprir seu destino. Então Hashem
enche a cabeça sonolenta Do faraó com dois sonhos malucos:
Em seu primeiro sonho, faraó está à beira do Nilo quando
ele vê sete vacas gordas saindo do rio. Não muito atrás, sete vacas magras
estão furtivamente atrás delas. As sete vacas magras abrem suas bocas e engolem
as vacas gordas inteiras! A coisa maluca é que essas vacas magras permanecem
magras. Faraó acorda, mas não há tempo para pensar em vacas, porque ele tem
outro sonho logo em seguida.
Faraó adormece
pela segunda vez, ele vê sete sadias e boas espigas de grão crescendo num único
talo. De repente, faraó percebe sete talos de grãos magros e triturados. Esses
talos magros devoram os sete sadios. Mas - acredite ou não - os talos magros
ainda parecem tão inchados como sempre.
O que significam esses sonhos? Faraó se pergunta. No meio
da noite, faraó reúne seus mágicos, sábios e conselheiros. Mas, tão malvados
como os sonhos, as explicações são
ainda mais estranhas:
"Você terá sete filhas, mas todos morrerão".
"Você conquistará sete países, mas eles se rebelarão
contra você".
"Você vai comer sete grandes hambúrgueres e você
ainda terá fome".
"Você vai comprar sete ações da Faraó-Tech e vai
descer sete pontos".
As explicações tolas são infinitas - e irritantes! Apenas
quando o drible dos sonhos está começando a secar, o mordomo recebe um chute
divino! De repente, dois anos mais tarde, ele se lembra de Yosef!
Após um banho e fazer a barba, Yosef faz uma aparição
diante do rei. Depois de ouvir os sonhos, Yosef começa: "Vou explicar seus
sonhos, mas primeiro: - essa interpretação é trazida a você pela generosa
doação de visão profética. Apenas Hashem conhece o verdadeiro significado de
qualquer sonho. E agora, com a ajuda de Hashem, eu vou te dizer o significado
de seus sonhos. "
Yosef começa explicando que ambos os sonhos predizem o
mesmo evento. Durante sete anos, o Egito terá muito para comer. A terra
produzirá mais grãos e milho do que nunca.
Mas uma vez que os sete anos
terminaram, a fome começará. O Egito vai cair em um estiramento de dores de
estômago de sete anos. Essa fome será tão difícil que ninguém se lembrará dos
sete anos de abundância. Sete vacas gordas e bons talos significam sete anos
bons e cheios de comida. Sete vacas magras e talos magros significam sete anos
de fome. Agora, essa é uma interpretação dos sonhos!
Mas o que faraó pode fazer sobre isso? Bem, com sorte
para faraó, Yosef tem uma resposta ambientalmente correta: contratar um homem
sábio para armazenar grãos durante os anos de abundância para que haja o
suficiente para comer quando a fome vier.
Contratar um homem sábio? Yosef é o homem mais sábio que
Faraó já conheceu. Faraó remove seu anel e coloca-o no dedo de Yosef e lhe dá
um nome egípcio Zaphenat Paneach. Yosef está vestido com a melhor roupa de
linho e usa um colar de ouro e até se desloca na carruagem de Faraó. Em uma
questão de horas, Yosef passou de uma cadeia de trinta anos para o pino rei.
Yosef agora é vice-rei do faraó, esse é o segundo comando. Yosef tem reinado
livre em todo o Egito. A fome - e todos os movimentos políticos egípcios -
estão nas mãos de Yosef.
Um outro pequeno detalhe: Faraó dá a filha de Potifar,
Osnat, para Yossef como esposa. Ela acaba por ser a filha de Dina, que tinha sido
adotada pelo Potifar. Mesmo no Egito, Yosef consegue encontrar uma boa menina
judia! Dois filhos nasceram para Yosef antes dos anos da fome, Menashe e
Efraim.
Os sonhos de faraó se tornam realidade e, durante os
próximos sete anos, o Egito está rolando em grãos. Yosef coloca seu plano em
ação: ele possui casas de armazenamento governamentais construídas e leva uma
porcentagem de todo o grão cultivado no Egito.
Quando os sete anos terminaram,
a maioria dos egípcios está pronta para os tempos difíceis. Eles montaram suas
próprias lojas e tinham grãos suficientes para durar os tempos difíceis.
Infelizmente para eles, Hashem está executando um show de plano. Isso significa
que só pode haver uma casa de armazenamento no Egito - o silo de Yosef é o
vencedor! O grão permanece agradável e fresco.
Enquanto isso, o resto do mundo também está com fome.
Eles não sabiam sobre os sete bons anos e eles não podem levar muitos dos sete
anos ruins. De cada direção, as caravanas estão indo para a capital egípcia
para comprar grãos.
Claro, todo esse plano foi colocado em movimento divino
para cumprir a promessa de Hashem a Avraham, Yitzchak e Yaakov. O primeiro
passo do plano de Hashem está levando os filhos de Yaakov ao Egito. E isso está
prestes a acontecer agora ... Yaakov envia dez de seus filhos para comprar
grãos no Egito. Somente Binyamin permanecerá em casa. Depois de perder Yosef,
Yaakov não está disposto a correr qualquer chance com o único filho restante de
Rachel.
Yosef calcula que, com uma fome mundial, ele deve se
encontrar com seus irmãos.
Quando eles finalmente se apresentam, ele os
reconhece instantaneamente. Mas eles não o reconhecem Yosef, o vice rei, e com
uma boa razão: lembre-se, Yosef era apenas um filho de dezessete anos quando
foi vendido. Ele mal tinha barba! Além disso, quem esperaria ver a Yosef na
roupa de um vice-rei?
Os irmãos se aproximam do vice-rei e se curvam diante
dele. Isso é muito próximo do sonho de Yosef sobre as roldanas. Mas há algo de
errado com essa cena. Yosef percebe que Binyamin é o único irmão que não veio.
Por quê? Eles também o venderam? Yosef esperou ansiosamente por este dia
chegar. Aqui está ele, finalmente se reuniu com seus irmãos. Mas a persistente
questão do dia ainda está em pé: eles realmente se arrependem de vendê-lo todos
esses anos atrás? Sem revelar sua verdadeira identidade, Yosef olha seus irmãos
com desconfiança. "Por que vocês entraram na cidade a partir de dez entradas
separadas? Vocês são espiões?" Os irmãos estão atordoados! O show está
pronto. Eles explicam tudo sobre como venderam a Yosef.
Agora, Yosef sabe que os irmãos realmente se arrependem
de vendê-lo. Mas ele sente que precisa manter o disfarce apenas um pouco mais.
Então ele lança todos eles na prisão.
Três dias depois, Yosef deixa seus irmãos
fora da prisão. Ele enche seus sacos de grãos e os envia para alimentar suas
famílias em Canaã. Mas antes que eles deixem Yosef faz um plano para ver seu
irmão de sangue, o mais novo. Ele adverte que não está totalmente convencido de
que não são espiões. Na próxima vez que decidirem comprar o grão no
Egito, é
melhor trazer seu irmão, Binyamin, ou então eles serão enviados de volta para
Canaan sem cabeça. Yosef decide ainda segurar Shimon até o Os irmãos retornam
ao Egito com Binyamin.
Os irmãos estão perturbados, sabendo como isso vai
aborrecer o pai. Falando entre si em hebraico, uma língua certamente não falada
pelo vice-rei, eles determinam que Hashem está punindo-os pelo tratamento de
Yosef. Agora eles realmente se arrependem pela dor que causaram a seu pai Yaakov, Binyamin e Yosef. Pouco os
irmãos percebem que o próprio Yosef está de pé neste mesmo quarto. Ele entende
cada palavra que disseram e não pode mais reter suas lágrimas! De repente,
Yosef sai da sala chorando.
Enquanto isso, Yosef ordena seus guardas para arrumar os
sacos dos irmãos com grãos.
Quando os irmãos chegam em casa, ficam maravilhados
com o sacos de grãos, eles estavam cheios de dinheiro. Eles sabem que esta
comida não vai durar para sempre e em algum momento terão de voltar para o
Egito, eles terão que trazer Binyamin. Yaakov simplesmente se recusa a ceder às
demandas do vice-rei. Mas o fornecimento de comida é obrigado a diminuir e seu
filho, Shimon, está fazendo tempo na masmorra de faraó esperando que Binyamin
chegue. Ele terá que comprometer-se a salvar o Shimon. Yehuda concorda em
assumir a responsabilidade pessoal pela segurança de Binyamin. Finalmente,
Yaakov cede relutantemente.
Os onze irmãos retornam para o Egito e estão diante do
vice-rei com cabeças curvadas.
Agora a profecia foi cumprida. Todos os onze
irmãos se curvaram diante de Yosef. A primeira coisa que Yosef pergunta é como
o pai está. Uma vez que sua saúde é confirmada, Yosef se volta para Binyamin,
um homem completamente adulto, e pergunta-lhe: "Você tem outros
irmãos?" Binyamin responde que seu outro irmão, Yosef, está perdido há
muitos anos. Binyamin foi manchado com tristeza pela perda de Yosef. Agora, um
homem casado, ele mesmo nomeou todos os seus dez filhos com sugestões de nome
desta tristeza, como "Bela", que significa "engolido" desde
que Yosef foi "engolido por estranhos e desapareceu".
Yosef mais uma vez perde sua compostura, ele sai da sala
para não chorar diante de seus irmãos. Quando ele é reconstituído, Yosef
convida todos os irmãos a jantar. Na mesa, Yosef pega um cálice de prata.
"Este é o meu cálice mágico com o qual posso contar a idade de todos".
Ele então finge usar o cálice para dividir o grupo de acordo com suas mães de
nascimento e, em seguida, mais antigo para o mais novo. Ele acaba com a
procissão de assentos declarando que Binyamin e ele se sentarão juntos, já que
nenhum deles tem mãe.
Durante todo este tempo, Yosef falou em egípcio,
comunicando-se com seus irmãos através de um tradutor. Nenhum dos irmãos nunca
suspeita que ele é realmente Yosef.
Antes de terminarem o jantar, Yosef ordena ao seu filho
Menashe que coloque seus sacos com grão e devolva seu dinheiro. Ele também
ordena que ele coloque seu cálice de prata no saco de Binyamin. Menashe aguarda
até que os irmãos estejam em caminho para Canaã. Imagine sua surpresa quando
uma tropa de soldados egípcios os saudou. Menashe acusa os irmãos de roubar o
cálice mágico do vice-rei. Os irmãos insistem que são inocentes e prontamente
concordam em buscar os sacos. Eles nunca suspeitam que o cálice esteja dentro
do saco de Binyamin! Quando o cálice é encontrado no saco de Binyamin, os
irmãos rasgam suas roupas em luto. Eles percebem que foram enquadrados e
Binyamin está com grandes problemas. Como eles vão explicar a perda do único
filho restante de Rachel para o pai deles? Devastados, todos retornam ao Egito.
Yosef planejou uma prova final para ver se seus irmãos
realmente lamentam vendê-lo todos esses anos atrás. Yosef diz-lhes que são
todos livres para ir - com exceção de Binyamin. Ele deve ficar aqui no Egito e
viver sua vida como escravo, já que ele é quem roubou a taça. Yehuda implora ao
vice-rei para deixá-lo tomar o lugar de Binyamin. Mas Yosef recusa a oferta.
Yosef mudará de idéia? Os irmãos podem persuadir Yosef a
deixar Binyamin ir, ou o deixarão para trás?
Yosef começa a leitura da Torah esta semana na prisão e termina
como o segundo no comando de todo o Egito. Parece que ele esteve ocupado.
SESSÃO DE PERGUNTAS:
Dois
sonhos.
2. Qual animal e quantos desses animais
aparecem no primeiro sonho de Faraó?
Quatorze
vacas. Sete vacas saudáveis e sete doentias.
3. O que Yosef faz antes de conhecer o
Faraó?
Ele
faz o corte de cabelo e muda suas roupas.
4. Como Yosef interpreta os sonhos de
Faraó?
Haverá
sete anos de abundância, seguido de sete anos de fome na terra do Egito.
5.Que nome o Faraó dá a Yosef?
Zaphenath-Paneach.
6. Quais são os nomes dos dois filhos de
Yosef?
Menashe
e Efraim.
7. Quantos irmãos desceram ao Egito pela
primeira vez, para obter comida durante a fome?
Dez.
8. Quem ficou em casa?
Binyamin.
9. O que Yosef acusou seus irmãos de serem?
Espiões.
10. O que Yosef instrui seu filho
Menashe a fazer?
Preencha
os sacos do seu irmão com comida, mas coloque a taça de prata de Yosef na bolsa
de Binyamin.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
SHABAT SHALOM!!!
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11 - PARASHAT VAIGASH
Então, Iehuda “se aproxima” eloqüentemente, mas com
firmeza, e se oferece a si e aos irmãos como escravos a Iossef em troca da
libertação de Biniamin. Esse ato de humanidade, faz com que Iossef perceba
claramente que os irmãos mudaram desde quando o deixaram no poço, fazendo
teshuvá. Então Iossef agora se revela a eles como seu irmão e pergunta como
está seu pai.
Os irmãos chocados, se envergonham; mas Iossef os
consola, dizendo que tudo era parte do plano da Providência Divina – Hashgachá
Pratit, Hashem o uso para alimentar sua família durante os tempos de fome. Ele
os manda de volta para seu pai Yakov com a mensagem de que eles se estabeleçam
na terra de Goshen como pastores, para que vivam longe do estilo de vida dos egípcios
No princípio,
Yakov não aceita as novidades mas quando ele reconhece os sinais na mensagem,
ele vê que foi realmente enviada por seu filho Iossef e seu espírito é revivido.
Yakov viaja para Goshen com sua família e posses.
Hashem se comunica com Yakov através de uma visão
noturna. Ele lhe diz para não temer a descida a terra do Egito e suas
conseqüências negativas, porque lá D’us estabelecerá o Bnei Israel, filhos de
Israel, como uma grande nação ainda que eles tenham que viver em uma terra
cheia de imoralidade e corrupção. D’us prometeu que seu povo ainda voltaria
para Canaã.
A Torá então lista a descendência de nosso patriarca
Yakov e alude ao nascimento de
Iocheved, a qual nasce na fronteira da terra do
Egito e que será a mãe de Moshe Rabeinu. No total, são enumeradas setenta almas
quando o Bnei Israel desce para o Egito.
Finalmente, Iossef
é reunido com seu pai depois de 22 anos de separação. Ele abraça seu pai de já
130 anos e emocionado chora de alegria, enquanto seu pai recita o Shema Israel.
Iossef estabelece sua família na terra de Goshen pois averia mais 5 anos de
fome e então leva seu pai e cinco dos seus irmãos menos poderosos para Faraó.
Yakov abençoa o Faraó, quando é inquirido de sua idade.
Conforme a fome aumenta na terra do Egito, Iossef recebe
todo o povo e suas posses como pagamento para fornecer alimento. Toda a terra
do Egito se torna posse do Faraó e todo o povo se torna escravo de Iossef, o
qual lhes exige que se circuncidem – conforme a lei para um escravo comprado por
um Iehudi...(Midrash Raba)
Iossef então redistribui a população com exceção dos
sacerdotes egípcios, que são sustentados através de um decreto do Faraó. As
crianças de Yakov/Israel se estabelecem e crescem muito em número.
A parcela da Torá desta semana nos dá o tão esperado
encontro entre Yosef e seus irmãos e, finalmente, Yosef e seu pai, Yaakov.
SESSÃO DE PERGUNTAS:
Yehuda.
2. Qual é a primeira pergunta que Yosef
pergunta quando revela sua identidade a seus irmãos?
"Eu
sou Yosef. O meu pai ainda está vivo? "
3. Por que Yosef convida sua família a
viver no Egito?
Há
ainda mais cinco anos de fome.
4. Em que terra Yaakov e seus filhos se
instalaram?
Goshen.
5. O que Hashem diz a Yaakov na noite
anterior, ele sai de Beer Sheeba para o Egito?
Não
tenha medo de ir ao Egito. Eu vou fazer você ser uma grande nação lá. E farei
com que você volte para Canaã.
6. Quantas pessoas foram para o Egito?
Setenta.
7. Onde Yosef encontra Yaakov?
Na
terra de Goshen.
8. Quantos anos tem Yaakov quando ele
vem para o Egito?
130.
9. Como o Yosef consegue se tornar tão
bem sucedido no Egito?
As
pessoas trocam seu dinheiro, depois seu gado e depois sua terra por comida
durante a fome.
Na Parashat desta semana, Parshat Vayigash, Yossef revela
dramicamente sua verdadeira identidade para seus irmãos. Até este ponto, os
irmãos não o reconheceram porque - de acordo com o Midrash - ele vestiu roupas
elaboradas egípcias.
Esta é uma oportunidade de conversar com nossos filhos sobre
o que nossa roupa diz sobre nossa própria identidade e quais costumes assumimos
a partir da cultura não-judaica. Neste ofício, as crianças podem fingir ser
Yossef usando uma máscara egípcia e depois - walla! - Remova-o quando quiserem
revelar sua verdadeira identidade!
SHABAT SHALOM!!!
12 - PARASHAT VAIECHI
A Parashat HaShavua (porção da leitura da Torá) desta semana
é chamada de “Vaiechi – e viveu”. Esta é a décima segunda e última porção do
livro de Bereshit, a porção que narra os acontecimentos até ao falecimento do
patriarca
Yakov e de Iossef em Mitzraim (terra do Egito).
Yakov e de Iossef em Mitzraim (terra do Egito).
Após viver por 17
anos no Egito, Yakov sente que seus dias estão terminando e ele chama Iossef.
Ele faz com que Iossef jure enterrá-lo em Mearat HaMachpelá (Caverna de
Machpelá), local aonde foram enterrados Adam e Chava, Avraham e Sara, Itzchak e
Rivka.
Yakov adoece e Iossef leva até ele seus dois filhos, Efraim
e Menashe. Yakov eleva Efraim e Menashe ao status de seus próprios filhos,
dando a Iossef uma porção dobrada, removendo o status de seu filho primogênito
Reuven.
Como Yakov fica cego devido a sua idade avançada, Iossef
aproxima seus filhos até seu avô. Yakov os beija e abraça e então começa a
abençoá-los, Yaakov colocou a mão direita em Efraim, o filho mais novo e a mão
esquerda em Menashe, o filho mais velho - mas Iossef o interrompe
e indica que Menashe é o mais velho. Yakov explica que ele quer abençoar Efraim
com sua mão mais forte porque Ieoshua, o servo de Moshe, descenderá dele (e
Ieoshua será o conquistador de Eretz Israel e também ensinará Tora para o Povo
Judeu).
Yakov chama também seus outros filhos para abençoá-los. As
bênçãos de Yakov refletem o caráter único e a habilidade de cada tribo,
direcionando cada um sobre sua missão única de servir D’us.
Yakov falece com 147 anos e Iossef manda embalsamá-lo, com
intenção de honrar o pai como se fosse um nobre perante o povo de Mitzraim. Há
uma opinião entre os Sábios que essa atitude lhe custou anos de vida.
Na seqüência, uma grande procissão acompanha o funeral do
patriarca Yakov ao seu lugar de descanso, na Caverna da Machpelá em Chevron.
Após a morte de
Yakov, os irmãos temem que Iossef venha a se vingar deles. Iossef os
tranqüiliza, prometendo até mesmo sustentar a eles e a suas famílias.
Iossef e seus irmãos vivem o resto de seus dias no Egito.
Porém, antes de seu falecimento, Iossef prevê para seus irmãos que D’us os
libertará do Egito. Ele faz com que os irmãos prometam levar seus ossos com
eles ao saírem do Egito.
Iossef morre com 110 anos e é embalsamado e sepultado no
Egito. Assim termina o Sefer Bereshit, o primeiro dos cinco Livros da Tora.
SESSÃO DE PERGUNTAS:
Antes que
Yaakov morra, ele recolhe sua família ao seu redor para abençoá-los e
pedir-lhes para enterrá-lo de volta em Canaã. No final da leitura da Torá
desta semana, o último pedido de Yosef é o mesmo que o de seu pai, para que ele
também seja enterrado em Canaã.
1.
Qual é o desejo moribundo de Yaakov?
Ser enterrado em Israel.
2.
Que coisa surpreendente fez Yaakov enquanto abençoava Efraim e Menashe?
Yaakov colocou a mão
direita em Efraim, o filho mais novo e a mão esquerda em Menashe, o filho mais
velho.
3. Qual foi a explicação de Yaakov
para isso?
Que Efraim, que é mais
novo, se tornará uma tribo maior.
4.
Onde está enterrado Yaakov?
Na caverna em Machpelah, em
Israel.
5.
Por que Yosef finalmente perdoa seus irmãos?
Yosef acreditava que tudo
fazia parte de um plano maior definido por Deus.
16.
Qual foi o desejo moribundo de Yosef?
Ele queria ser enterrado em
Israel.
Almofada HaMalach:
Na parashat desta semana, Vaiechi, Jacob abençoa seus netos antes de morrer. Parte de sua benção inclui esta passagem: "O Anjo que me salvou de todo mal, abençoe as crianças. E seja chamado neles meu nome e os nomes de meus pais, Abraão e Isaac, e se multipliquem como os peixes, muito no meio da terra.
Esta benção, conhecida como "Hamalach" em hebraico, é tradicionalmente cantada na hora de dormir juntamente com o Shema. Criar uma fronha com as palavras de "Hamalach" aumentará este lindo ritual para dormir.
Materiais:
Travesseiro de algodão branco
Tintas e marcadores de tecido
Papel de transferência
Fonte hebraica
Impressora a jato de tinta
Ferro
Instruções:
- Imprima as palavras de "Hamalach" no documento de transferência. Passe o ferro nas palavras na fronha seguindo as indicações da embalagem de adesivo.
- Adicione cores e desenhos usando tintas ou marcadores.
- DORMIR! Layla Tov!
- Outra opção é fazer toda a arte utilizando apenas canetas e tintas para tecidos!
LABIRINTO
Fontes:
http://chumash.escolajudaicavirtual.org
http://www.challahcrumbs.com
http://www.torahtots.com
http://www.torahtots.com