1 - Parashat Vaykra
A Parashat HaShavua (porção da leitura da Torá desta semana) é chamada de “Vaikrá” – E Chamou. Esta é a primeira porção do livro de Vaikra (Levítico).
Em nosso último episódio, o Bnei Yisrael celebrou o Chanuká (inauguração) de Hamishkan por 8 dias. Durante esses 8 dias, Hashem instruiu Moshe nos rituais realizados por Kohanim e Leviyim.
A Parashat Vaikra começa com D'us chamando Moshe para o Mishkan (Tabernáculo do Deserto), onde ele receberá muitas mitzvot a serem passadas ao povo judeu.
A primeira metade da Porção da Torá descreve os vários korbanot, “sacrifícios”, opcionais trazidos por indivíduos.
Eles podem ser classificados em três categorias genéricas, cada qual dividida em várias gradações de tamanho e custo: o korban olá (oferenda de elevação) que é completamente consumido sobre o altar; o korban minchá (oferenda de refeição) a qual, por causa de seu conteúdo barato, é geralmente trazido por pessoas de poucos meios; e o korban shelamim (oferenda de paz) parcialmente queimado sobre o altar, com o restante dividido entre os donos e os Cohanim.
Três tipos de animais domésticos castrados e não castrados podem ser usados para Korbanot no Mishkan. Cada um nos lembra a grandeza do Avot (antepassados):
1. BOI - Avraham correu para obter um boi para servir seus convidados.
2. CORDEIRO - Yitzchak é comparado a um cordeiro quando foi trazido como um sacrifício.
3. CABRITO - Yaakov foi instruído por Rivka para levar dois cabritos do rebanho e trazê-los para o pai.
Apenas dois tipos de outros animais podem ser oferecidos:
Tartaruga e Pombos
Parashat Vayikra apresenta 5 tipos de korbanot:
1. Olah (oferta queimada).
Digamos que você está apenas com vontade de doar um korban como um presente para Hashem de sua própria vontade. Você tem a opção de dar um boi, um cordeiro, uma cabra, uma tartaruga ou um pombo. As aves podem ser masculinas ou femininas. Os animais, no entanto, devem ser do sexo masculino.
Hashem perdoará todos os pecados que envolvam não cumprir uma mitzva positiva , transgressão de certos mandamentos negativos e maus pensamentos
Este Korban era completamente queimado no Mizbayach (altar).
2. Korban Mincha (oferta de refeições).
Se uma pessoa é muito pobre para pagar mesmo uma oferta de pássaros, ele pode oferecer um Korban Mincha , composto de farinha, óleo e especiarias. Pode ser preparado de 3 maneiras diferentes:
cru, cozido e frito.
cru, cozido e frito.
Com todas essas variedades, a Torá proíbe o uso de massa fermentada, a massa não pode aumentar. (sombras de Pessach ).
O Kohain carrega o Mincha oferta para o canto sudoeste do Mizbayach. Ele coloca sua mão no recipiente que contém a mistura de farinha e, dobrando três dedos do meio sobre a palma da mão, ele a enche de farinha. Ele usa o polegar e o rosa para limpar o excesso de farinha. Este procedimento é chamado de Kemitza. É queimado no Mizbayach. O resto da Mincha está dividido entre os Kohanim para eles comerem.
3. Korban Shlamim (oferta de paz).
O Korban Shlamim, que pode ser um animal masculino ou feminino, é uma oferta de paz. Digamos que você está se sentindo mais especial e tudo está indo no seu caminho. O Shlamim é uma ótima maneira de fazer de Hashem uma parte desse sentimento. Shlamim significa paz, porque todos compartilham deste korban. O Mizbayach obtém sua parte. O dono e sua família recebem a maior parte do animal para comer, e até os kohanim entram na ação, pois recebem o peito e a perna para comer.
4. Korban Chatat (oferta pelo pecado).
Existem diferentes tipos de Korban Chatat listados em Parashat Vayikra.
Este é o exemplo mais comum. Digamos que cometer um erro e acidentalmente transgredir certos tipos de mandamentos negativos. Você deve trazer um Korban Chatat. Este Korban deve ser apenas uma cabra ou uma ovelha.
Se o Sinédrio, (o Tribunal Supremo judeu dos 70 membros), emitiu uma decisão equivocada, pelo que a maioria dos Bnei Yisroel transgrediu um mandamento negativo, o Sinédrio deve trazer um Touro como um Korban. (Novamente - isso só se aplica a certos pecados).
Se o rei cometeu um erro e acidentalmente transgride um mandamento negativo. Ele deve trazer um Korban Chatat, exceto que seu korban deve ser um macho cabrito.
Korban Oleh V'Yored. (o sacrifício ajustável).Este Korban Chatat é trazido quando uma pessoa:
está sob juramento alegando que ele não conhece fatos em um caso que ele realmente conhece, ou
acidentalmente está sob juramento, ou
entra no Mishkan enquanto impuro.
Este Korban pede uma cabra ou uma ovelha feminina. No entanto, se uma pessoa não pode pagar um animal, pode-se trazer dois pombos. O primeiro pássaro oferecido é o Korban Chatat , enquanto o segundo pássaro é um Korban Olah. Se alguém não pode pagar os pássaros, ele deve trazer uma oferta de pecado Mincha consistindo apenas de farinha de trigo sem óleo ou especiarias. É por isso que este Korban é chamado de Korban Oleh V'Yored (o sacrifício ajustável). Os requisitos são ajustados de acordo com os meios de uma pessoa.
5. Korban Asham (oferta de culpa).
Há cinco razões para trazer uma "oferta de culpa".
Somente 3 são mencionados nesta Parsha:
Somente 3 são mencionados nesta Parsha:
A. Digamos que Reuven rouba de Shimon, e então Reuven jura em Bet Din (tribunal) que ele não roubou. Mas Reuven começa a se sentir culpado. Ele deve devolver o que roubou mais um quinto do valor mais. Então ele traz o Korban Asham Gezailot (por roubar).
B. Se uma pessoa usa algo que se dedica ao Mishkan para o prazer pessoal, como a madeira que se dedica a queimar no Mizbayach. Isso é chamado de Me'ila (desfalque). Por este pecado, uma pessoa paga o valor mais um quinto e traz um carneiro como Korban Asham Me'ilot.
C. Se uma pessoa come carne que contém gordura, mas não tem certeza se a gordura é Chailev (gordura proibida). Ele traz um Asham Taluy (dúvida). Se ele descobriu que era realmente proibido, ele deve trazer um Korban Chatat.
Após ensinar estes Korbanot, a Torá trás a regra da proibição de comer sangue e chelev (certo tipo de gordura animal), os quais devem ser oferecidos apenas no Mizbeach, altar do Templo.
A segunda metade da porção discute as oferendas requeridas de chatat (pecado) e ashan (delito/culpa), a serem levadas como expiação por transgressões, involuntárias ou não, individuais ou não.
OBS.: Como esta parashat é longa e complicada de explicar para as crianças, não teremos a sessão de perguntas, vamos direto para as atividades!!!
Para ilustrar os Korbanot, pode-se fazer uma ovelha com algodão e folhas de e.v.a ou tecidos.
Seguem agora opções de atividades que remetem ao incenso, utilizando especiarias!!!!
A Parashat HaShavua (porção da leitura da Tora desta semana) é chamada de “Shemini” –Oitavo. A Parashat Shemini começa com a narrativa dos eventos que ocorreram no oitavo e último dia de Miluim, serviço de inauguração do Mishkan.
Após meses de preparação e antecipação, Aharon e seus filhos são finalmente consagrados como Cohanim nesse oitavo dia da dedicação do Mishkan, e todo o Bnei Israel ofereceu diversos korbanot (sacrifícios) de acordo com a instrução de Moshe.
Aharon e Moshe abençoam o povo, e todo o Bnei Israel se rejubila quando a presença de D'us paira sobre eles.D'us permitiu que o povo Judeu servisse Sua presença, se aproximando Dele depois que eles terminaram o Mishkan e através das mitzvot lá realizadas.
Abruptamente, os dois filhos mais velhos de Aharon - Nadav e Avihu - inovaram um sacrifício sem autorização Divina, ofereceram ketoret sobre o altar. A resposta veio em forma de um fogo Divino que os consumiu, enfatizando a necessidade de cumprir mandamentos de acordo com as instruções de D'us a Moshe.
Moshe consola Aharon que sofre em silêncio. A Tora declara que eles morreram porque trouxeram um "fogo estranho" no santuário interior do Mishkan, cujo significado é discutido pelos comentaristas à exaustão.
Moshe, então, ensina aos Cohanim como devem se comportar durante o luto, e os preveni para não beber bebidas embriagantes antes de servir no Mishkan.
A Torá, a seguir, enumera as duas características de um animal Casher: casco fendido, e ruminante - mastiga, regurgita e mastiga novamente a comida. A Tora inclusive especifica quais animais têm somente uma dessas duas características.
Que os peixes Casher têm escamas e barbatanas; que todos os pássaros, que não estão incluídos nos grupos proibidos, são permitidos; que todos os insetos são proibidos com exceção de quatro tipos de gafanhotos.
1. Quais são os nomes dos dois filhos de Aharon que morreram?Nadav e Avihu.
2. O que eles fizeram que ofendeu a Deus?
Eles trouxeram um fogo estranho para dar uma oferta a Deus.
3. Aharon e os sacerdotes são advertidos contra a vinda à tenda do encontro embriagados. O que acontece se eles fizerem?
Eles vão morrer.
4. Quais são as duas características que um animal precisa para ser considerado kosher?Casco fendido, e ruminante - mastiga, regurgita e mastiga novamente a comida.
5. Por que você não pode comer um camelo?O casco não está dividido.
6. Quais são as duas características que um peixe precisa ter para ser considerado kosher?
Barbatanas e escamas.
7. Se algo é permissível, mas morre sozinho, você pode comê-lo?
Não
8. Qual é a última coisa proibida de comer na parashat desta semana?
Coisas que se arrastam.
9. Por que Deus manda os israelitas serem santos?Porque o próprio Deus é santo.
Para ilustrar os Korbanot, pode-se fazer uma ovelha com algodão e folhas de e.v.a ou tecidos.
RESPOSTA DA ATIVIDADE ACIMA:
RESPOSTA DA ATIVIDADE ACIMA
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02 – Parashat Tzav
A Parashat HaShavua (porção da leitura da Tora desta semana) é chamada de “Tzav” – Ordene.
A Parashat Tzav começa com D'us continuando a ensinar Moshe muitas das várias leis relativas ao serviço no Mishkan, Santuário.
Entretanto, enquanto a Porção da semana passada descreveu os Korbanot, sacrifícios, da perspectiva do doador, nesta semana a Tora concentra-se mais diretamente nos Cohanim, fornecendo mais detalhes sobre seu serviço.
A Torá instrui a Aharon e seus filhos as leis adicionais de seu serviço.
As cinzas do Korban Olá (oferta queimada)- o oferecimento queimado no altar durante a noite - são removidas do altar e área pelo Cohen, após ele retirar sua roupa especial de linho. Aquele que esqueceu de cumprir um mandamento positivo, traz a Olá. O Cohen guarda a pele.
A Parashá descreve os Korbanot especiais oferecidos pelo Cohen Gadol diariamente; por Aharon, seus filhos e descendentes no dia de sua inauguração.
O Korban Chatat (oferta pelo pecado) era trazido após uma transgressão acidental e é descrito; assim como as leis de degola e asperção de sangue no Korban Asham, por culpa. Dessa oferta de pecado os sacerdotes não podiam comer, deveria ser tudo queimado.
Os detalhes dos Shelamim (oferta de paz), diversos Korbanot de paz são abordados, incluindo a proibição contra não ingerir até a manhã as sobras do Todá, o Korban de agradecimento.
Todos os sacrifícios devem ser queimados quando não puderem mais ser comidos. Nenhum sacrifício deve ser ingerido se foi abatido com a intenção de ser comido mais tarde. Quando se tornaram ritualmente impuros, os Korbanot não podem ser comidos e devem ser queimados. Aquele que é ritualmente impuro não pode comer o Korban e se a pessoa impura come, ele é afastado do povo como um castigo.
A primeira vez que um Kohain (sacerdote) vem servir no Mishkan , ele tem que trazer um " Korban Chinuch " , uma iniciação Korban, uma oferta para D-us . É feito de farinha, óleo e incenso como um Korban Mincha.
Sangue e chelev, gordura de animais proibidos, não podem ser comidos. Aharon e seus filhos recebem o peito e a perna de todo Korban Shelamim.
Aquele que comer chelev (gorduras) e sangue também será afastado do povo.
Nessa parashat Moshe também ensina aos sacerdotes que o fogo no altar deve estar sempre aceso, nunca, jamais deve apagar.
Finalmente, Moshe realiza os prolongados miluim, serviço de consagração do Mishkan, e Moshe unge e introduz Aharon e seus filhos para o serviço deles no Mishkan, em frente de toda a congregação de Israel. Os sacerdotes estavam imersos em água e vestidos com suas roupas novas.
Moshe se veste com uma roupa branca e por sete dias eles ficaram a porta do Ohel moed (tenda da reunião).Moshe mostra os serviços dos Kohain Gadol enquanto Aharon e seus filhos observam e aprendem ansiosamente a Avodá.
Vídeo ilustrativo da Parashat de Tzav. Como o Vídeo está em outro idioma, a professora (o) pode ir explicando cada cena.
SESSÃO DE PERGUNTAS
1. Qual diretriz obtém os sacerdotes em relação ao fogo no altar?
O fogo deve ser mantido continuamente no altar; não deve apagar.
2. Quando um novo sacerdote é inaugurado, o que ele deve fazer?
Trazer uma oferta a Deus.
3. Os sacerdotes podem comer da oferta pelo pecado?
Não, deve ser queimado com fogo.
4. Depois que as ofertas são oferecidas, quem consegue comer os restos?
Os sacerdotes que dirigiam o serviço.
5. Quando o sacerdote pode comer os restos das ofertas de Shelamim (oferta de paz)?
Somente no dia da oferta. Os sacerdotes não podem deixar a oferta até o dia seguinte.
6. Se alguém é impuro e considerado contaminado e eles comem uma oferta qual é a punição?
Eles são afastados do povo.
7. O que outro pecado lhe dará o castigo de ser afastado de seu povo?
Comer sangue.
8. Qual foi a primeira coisa feita aos Sacerdotes em sua inauguração?
Eles estavam imersos em água e vestidos com suas roupas novas.
9. Quanto tempo os sacerdotes ficaram à porta do Ohel Moed (tenda de reunião)?
Sete dias.
LEMBRETE IMPORTANTE: PESSACH ESTÁ CHEGANDO!!! VÁ PARA A PÁGINA CHAGUIM E VEJA COMO COMEMORAR!!!
Seguem agora opções de atividades que remetem ao incenso, utilizando especiarias!!!!
SHABAT SHALOM
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03 - Parashat Shemini
A Parashat HaShavua (porção da leitura da Tora desta semana) é chamada de “Shemini” –Oitavo. A Parashat Shemini começa com a narrativa dos eventos que ocorreram no oitavo e último dia de Miluim, serviço de inauguração do Mishkan.
Após meses de preparação e antecipação, Aharon e seus filhos são finalmente consagrados como Cohanim nesse oitavo dia da dedicação do Mishkan, e todo o Bnei Israel ofereceu diversos korbanot (sacrifícios) de acordo com a instrução de Moshe.
Aharon e Moshe abençoam o povo, e todo o Bnei Israel se rejubila quando a presença de D'us paira sobre eles.D'us permitiu que o povo Judeu servisse Sua presença, se aproximando Dele depois que eles terminaram o Mishkan e através das mitzvot lá realizadas.
Abruptamente, os dois filhos mais velhos de Aharon - Nadav e Avihu - inovaram um sacrifício sem autorização Divina, ofereceram ketoret sobre o altar. A resposta veio em forma de um fogo Divino que os consumiu, enfatizando a necessidade de cumprir mandamentos de acordo com as instruções de D'us a Moshe.
Moshe consola Aharon que sofre em silêncio. A Tora declara que eles morreram porque trouxeram um "fogo estranho" no santuário interior do Mishkan, cujo significado é discutido pelos comentaristas à exaustão.
Moshe, então, ensina aos Cohanim como devem se comportar durante o luto, e os preveni para não beber bebidas embriagantes antes de servir no Mishkan.
A Torá, a seguir, enumera as duas características de um animal Casher: casco fendido, e ruminante - mastiga, regurgita e mastiga novamente a comida. A Tora inclusive especifica quais animais têm somente uma dessas duas características.
Que os peixes Casher têm escamas e barbatanas; que todos os pássaros, que não estão incluídos nos grupos proibidos, são permitidos; que todos os insetos são proibidos com exceção de quatro tipos de gafanhotos.
Se um animal que é permitido comer morre sozinho, não se pode comer.
A ultima proibição de Hashem em relação aos animais que não se pode comer esta nos animais que rastejam.E são dados detalhes do processo de purificação após entrar em contato com espécies impuras, para rituais / santidade.E no final da Parashá, D'us ordena que o povo Judeu seja separado e sagrado - como D'us. Sejas santo porque Sou Santo.
- Mamíferos: Um mamífero é kosher se tiver cascos fendidos e mastigar . Deve ter estes dois sinais kosher. Exemplos: vacas, ovelhas, cabras e veados são kosher. Porcos, coelhos, esquilos, ursos, cães, gatos, camelos e cavalos não são.
- Aves : A Torá lista 24 espécies de aves não-kosher - principalmente pássaros predadores e carniceiros como urubu, águia. Exemplos de aves kosher são as espécies domésticas de galinhas, patos, gansos, perus e pombos.
- Répteis, anfíbios, vermes e insetos não são kosher : Com exceção de quatro tipos de gafanhotos.
- Peixes e Frutos do Mar : Uma criatura aquática é kosher apenas se tiver barbatanas e escamas . Exemplos: salmão, atum, linguado, carpa e arenque são kosher. Bagres, esturjão, espadarte, lagosta, mariscos, caranguejos e todos os mamíferos aquáticos não são.
SESSÃO DE PERGUNTAS:
1. Quais são os nomes dos dois filhos de Aharon que morreram?Nadav e Avihu.2. O que eles fizeram que ofendeu a Deus?
Eles trouxeram um fogo estranho para dar uma oferta a Deus.
3. Aharon e os sacerdotes são advertidos contra a vinda à tenda do encontro embriagados. O que acontece se eles fizerem?
Eles vão morrer.
4. Quais são as duas características que um animal precisa para ser considerado kosher?Casco fendido, e ruminante - mastiga, regurgita e mastiga novamente a comida.
5. Por que você não pode comer um camelo?O casco não está dividido.
6. Quais são as duas características que um peixe precisa ter para ser considerado kosher?
Barbatanas e escamas.
7. Se algo é permissível, mas morre sozinho, você pode comê-lo?
Não
8. Qual é a última coisa proibida de comer na parashat desta semana?
Coisas que se arrastam.
9. Por que Deus manda os israelitas serem santos?Porque o próprio Deus é santo.
Arte de um peixe kosher com barbatanas e escamas
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04 - Parashat Tazria-Metzorá
A Parashat HaShavua (porção da leitura da Tora desta semana) é chamada de “Tazria-Metzorá” – conceber , dar a luz ; aquele que está impuro com a chaga de tzaraat, tzaraat é uma aflição”. Após a discussão, ao final da porção da semana passada, a respeito da tumá (impureza) resultante de animais mortos, a Parashá de Tazria introduz as várias categorias de tumá dos seres humanos.
Tazria - Ela começa com o caso de uma mulher no ato de conceber (tazria) uma nova vida. A Tora então comanda a mulher a trazer um Korban Olá e Chatat também depois de dar a luz, ela deve dar como sacrifício uma ovelha e uma pomba. Porém se a mulher não tiver condições de dar uma ovelha e la pode dar duas pombas no lugar. A mitzvá de brit milá, circuncisão em forma ritual no oitavo dia, é (novamente) citada.
A seguir, a Tora introduz o fenômeno de “tzaraat” - uma doença miraculosa que ataca pessoas, roupas e construções. E o restante da porção descreve com riqueza de detalhes as várias e numerosas manifestações desta doença, e de como o Cohen (sacerdote) possui papel importante no processo de “cura” (purificação). A pessoa que tem a aflição da tzaraat fica com os cabelos brancos e a pele com uma cor mais profunda. Se a pessoa apresenta apenas alguns sintomas da doença, ela fica de quarentena por 7 dias, afastada do acampamento.
Quando uma pessoa era considerada com a aflição da tzaraat, era feito o descarte das roupas, o cabelo era raspado, coberto com um manto até os lábios. Ao sair às ruas deveria dizer: “ Contaminado! Contaminado!”. Seu afastamento do acampamento, não tinha um tempo determinado, só podia retornar quando todos os sintomas tivessem desaparecidos.
Metzorá - nesta porção da Tora, iniciamos com a descrição do procedimento para o metzorá (a pessoa doente com tzaraat) quando ele termina o período de isolamento. Esse processo dura uma semana, envolve korbanot e imersões na micvê. Então o Cohen tem que pronunciar o “metzorá” puro (revertendo o fato de tê-lo tornado impuro).
O metzorá, que tem poucos recursos, pode oferecer sacrifícios de animais mais baratos.
Na seqüência, a porção nos instrui sobre como proceder no caso de uma casa em que aparece tzaraat, antes que o Cohen venha a diagnosticá-la: as possessões devem ser removidas da casa para evitar que sejam declaradas ritualmente impuras.
O tzaraat é removido demolindo e reconstruindo aquela secção da casa, mas se a tzaraat reaparecer, todo o prédio tem que ser destruído, completamente.
A Tora detalha quais as secreções do corpo que fazem a pessoa ritualmente impura, prevenindo então seu contato com itens sagrados, como Korbanot, devarim bikedushá... e como restaurar a pureza ritual.
SESSÃO DE PERGUNTAS:
Na leitura da Torá desta semana, discutimos uma aflição chamada tzarat e aprendemos as leis que cercam a contaminação.
1. Quando uma mulher dá à luz, ela deve trazer uma ovelha e uma pomba como oferenda. O que acontece se a mulher não puder pagar uma ovelha?
Ela pode trazer duas pombas.
2. Qual é o nome da aflição vista na porção desta semana?
Tzarat
3. Quem verifica se alguém está aflito?
Os sacerdotes.
4. O que parece?
O cabelo fica branco e a pele tem uma cor mais profunda.
5. Se apenas alguns sintomas mostram o que acontece?
Uma quarentena de 7 dias
6. O que acontece quando alguém é considerado contaminado?
Descarte as roupas, o cabelo é raspado, coberto com um manto até os lábios.
7. O que a pessoa que está contaminada deve fazer?
Chame - "contaminado, contaminado!"
8. Por quanto tempo eles ficam contaminados?
Até que eles não mostrem mais sintomas
9. Onde deve viver a pessoa que está contaminada?
Fora do acampamento
10. A aflição pode levar às vestes?
Sim.
05 – Parashat Acharei Mot - Kedoshim
A Parashat HaShavua (porção da leitura da Tora desta semana) é chamada de “Acharei Mot - Kedoshim” – após o falecimento, sejam santificados. Estas são a sexta e sétima porções do livro de Vaikra (Levítico).
Acharei –em seu início, somos lembrados sobre o episódio ocorrido com os filhos mais velhos de Aharon, Nadav e Avihu, sobre o qual já havíamos lido na Parashá Shemini. Na seqüência, a Parashá inicia uma detalhada descrição do serviço especial de Yom Kipur, a ser realizado no Mishkan (Tabernáculo) pelo Cohen Gadol (Sumo Sacerdote). D’us instrui os cohanim para tomarem muito cuidado ao entrar no Mishkan. E em Yom Kipur, o Cohen Gadol entra na parte mais sagrada do Mishkan. Aharon só podia entrar no santuário sagrado quando havia uma nuvem sobre a cobertura da arca.
Ele seguirá um ritual único, usando vestimentas especiais, oferecendo sacrifícios e incenso e tendo como obrigação expiar pela sua casa e pelo povo todo de Israel, o Sumo Sacerdote, Aharon deveria trazer duas cabras para a tenda do encontro. Tendo duas cabras Aharon fazia um sortei para decidir qual das duas iria com Deus a Azazel. Tendo decidido, Aharon coloca as mãos na cabeça da cabra e confessa os pecados de Israel e depois envia para o deserto.
Este ritual é relembrado até hoje na leitura da “Avodá”, durante a repetição de Mussaf de Yom Kipur em nossas Sinagogas. Antes de vestir as roupas especiais, sagradas, Aharon deveria mergulhar na água. O Sumo Sacerdote apenas fazia o serviço com as duas cabras em Yom Kippur, para purificar a congregação dos seus pecados.
Seguindo a ordem de que Yom Kipur e suas leis de jejum e abstinência de trabalho, as quais seriam observadas eternamente pelo povo judeu como um dia de perdão - “Shabat HaShabaton” - a Tora então ensina a proibição da oferenda de korbanot (sacrifícios) fora das instalações do Mishkan (Tabernáculo e, no futuro, no Templo). E como conclusão dessa primeira porção, nos é assegurado que o povo judeu merecerá a entrada na terra de Israel e manterá sua santidade, garantindo assim sua permanência nela.
Kedoshim – está é a sétima porção do livro de Vaikra (Levítico). Ela inicia com a ordem de D'us para toda a nação de Israel ser santa, imitando a suprema santidade do próprio D'us.
E a Tora prossegue ensinando várias mitzvot através das quais podemos atingir a santidade, abrangendo uma grande variedade de assuntos, tanto com mandamentos positivos, como inferências negativas, lidando com nosso relacionamento ímpar com D'us e com nosso próximo. Tres mandamentos são mencionados: Respeitar seus pais, manter o Shabat e não fazer ídolos.
Quando você está colhendo a colheita, ou colhendo uvas da sua vinha, você não deve concluir o trabalho, deve deixar a esquina inacabada como presente para os pobres.
Quanto aos seus trabalhadores, você deve pagá-los imediatamente. Você não pode manter seus salários durante a noite. Seus vizinhos, você deve amá-los como a si mesmos. Na presença de um idoso ou sábio, é recomendado levantar-se e honrá-lo.
Nesta parashá também são mencionados instrumentos de medições que devem estar corretos: Balanças, pesos, medidas secas e medidas líquidas.
Esses assuntos abordam desde Shabat, passando por relações familiares, escravagismo, Kilaim (misturas proibidas) e até mesmo a descrição de punições para relações humanas proibidas, conforme enumerado na Parashá Acharei. Em relação ao sangue, é relembrado que quem come, será afastado do povo. Se o sangue de um animal escorrer no chão deverá ser coberto com terra.
E essa porção conclui com o mandamento, mais uma vez, para que sejamos um povo santo e distinto dentre as nações do mundo, seguindo suas ordenanças e estatutos. Deus separou os israelitas de outras nações e espera que os israelitas sejam santos como Ele é. E assim os israelitas herdarão uma terra que flui com leite e mel.
SESSÃO DE PERGUNTAS:
PARASHÁT ACHAREI MOT
Nesta semana aprendemos tudo sobre o serviço que o sumo sacerdote realiza para o Yom Kippur.
1. Quando pode Aharon entrar no santuário sagrado?
Quando há uma nuvem sobre a cobertura da Arca.
2. Antes de Aharon se vestir com suas roupas sagradas, o que ele deve fazer?
Ele deve mergulhar na água.
3. Quantas cabras Aharon traz para a Tenda do Encontro?
Dois.
4. Por que Aharon faz o sorteio para as duas cabras?
Para decidir que cabra com Deus vai a Azazel.
5. O que acontece com a cabra do Azazel?
Aharon coloca as mãos na cabeça da cabra e confessa os pecados de Israel e depois envia para o deserto.
6. Quando a Aharon deveria fazer o serviço com as duas cabras?
No Yom Kippur, para purificar a congregação dos seus pecados.
7. O que acontece quando alguém come sangue?
Será excomungado do povo de Israel.
8. Se o sangue de um animal derramar o que você deve fazer?
Cubra o sangue com a terra.
9. O que Deus nos manda seguir?
Ordenanças e estatutos.
PARASHAT KEDOSHIM
Nesta semana, temos um curso intensivo de santidade, enquanto Deus expõe Suas expectativas sobre como nos tornamos uma nação santa.
1. Por que os israelitas deveriam se esforçar para ser santos?
Porque Deus é santo.
2. Que três mandamentos, que aparecem como parte dos Dez Mandamentos, são mencionados no início da porção desta semana?
Respeitando seus pais, mantendo o Shabat e não fazendo ídolos.
3. Quando você está colhendo a colheita, ou colhendo uvas da sua vinha, por que você não deve concluir o trabalho e deixar a esquina inacabada?
Você deixa isso como um presente para os pobres.
4. Quando você deve pagar seus trabalhadores?
Você deve pagá-los imediatamente. Você não pode manter seus salários durante a noite. (
5. Como você deve tratar seus vizinhos?
Você deve amá-los como a si mesmo.
6. Na presença de um idoso ou sábio, o que você deve fazer?
Levante-se e honre-os.
7. Quais instrumentos de medição são mencionados que devem estar corretos?
Balanças, pesos, medidas secas e medidas líquidas.
8. Que tipo de terra os israelitas herdarão?
Uma terra que flui com leite e mel.
9. Por que a santidade é um valor para Deus?
Porque Deus separou os israelitas de outras nações e espera que os israelitas sejam santos como Ele é.
Que tal pintar um quadro com a palavra amor em hebraico? Afinal devemos ter muito amor em cumprir as mitzvot dasdas pelo Eterno:
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6- PARASHAT EMOR
A Parashat HaShavua (porção da leitura da Tora desta semana) é chamada de “Emor” – diga, fale. Em seqüência a porção da semana passada, Acharei-Kedoshim – em referência a cada indivíduo ser santificado no seu âmbito pessoal e com seus companheiros Santificados – a porção dessa semana trata basicamente da forma do Povo judeu se relacionar diretamente com D’us nos serviços de santidade: quem é responsável por fazê-lo, onde o faz e quando. E de como é importante preservar a santidade do nome de D’us.
A porção dessa semana começa se dirigindo aos Cohanim responsáveis pelo serviço de santidade no Mishkan. Apresentando várias leis sobre a pureza dos Cohanim, e em especial do Cohen Gadol (Sumo Sacerdote). Os Cohanim deveriam seguir certas restrições matrimoniais, assim como a constatação de certos defeitos físicos invalidariam o Cohen de servir no Beit HaMikdash.
Na seqüência, a Parashá explica a regra para a manutenção do grau de pureza e santidade das consagrações e sacrifícios: “qualquer um que esteja impuro recebe ordens de afastar-se dos locais e coisas que sejam especialmente sagradas, para que estas não se tornem impuras...”
A parashá especifica, então, as leis de Terumá (a pequena porcentagem de comida que deve ser separada da colheita na terra de Israel e dada a um Cohen antes que o restante possa ser usado ou comido), a forma de consagração de animais (especialmente sobre um rebento - ele deve ficar pelo menos os sete primeiros dias com sua mãe e depois ser levado para ser verificado e consagrado) e as várias imperfeições que tornam uma oferenda de rebanho inadequada.
Uma vez que foram delineadas as regras de conduta dos Sacerdotes e o padrão de consagração das oferendas, o Povo Judeu é comandado a santificar o Nome Divino (Kidush Hashem) assegurando sempre comportamento exemplar, e estando prontos para sacrificar suas vidas ao invés de cometer assassinato, relações ilícitas ou idolatria.
A Parashá então nos traz as características especiais dos festivais, época de maior santidade e proximidade do povo com D’us através do serviço de santidade no Templo. Pessach, onde os israelitas devem comer pão sem fermento por sete dias, Shavuot que acontece sete semanas depois da primeira colheita, Rosh Hashaná, Yom Kipur, Sucot habitando em sukah e Shemini Atzeret são descritas e o povo é lembrado a não fazer melachá– trabalhos usuais ou desnecessários - durante essas festas.
A mitzvá de “Chadash” (grão de cereal novo) é anunciada e a mitzvá de “Sefirat HaOmer” também, Vaikra 23:15-16.
A seguir, é explicado como deve se manter as duas mitzvot de observância constante mantidas no Mishkan (Templo): o acendimento da Menorá (Candelabro) todos os dias sendo feita com óleo puro de oliva e a exibição do Lechem HaPanim (Pães da Proposição) a cada semana . Deus lembra que no Shabat descansemos e não façamos trabalhos.
A porção termina com o terrível incidente de um homem, filho de casamento misto, que amaldiçoou o nome de D'us e que recebeu como punição a pena de morte por apedrejamento.
SESSÃO DE PERGUNTAS:
1. Que ordens a pessoa impura recebia?
De afastar-se de tudo o que é sagrado para não impurificar.
2. Quantos dias deve um cabrito, ovelha ou boi ficar com sua mãe?
Ele deve ficar pelo menos os sete primeiros dias com sua mãe.
3. O que Deus disse aos israelitas para fazer no shabat?
Descansar e não trabalhar.
4. Por quantos dias os israelitas devem comer pão sem fermento?
Sete dias.
5. Que festa acontece sete semanas após a primeira colheita?
Shavuot.
6. Onde os judeus habitam durante a festa de Sukot?
Na sukah.
7. Que tipo de óleo era usado para acender a menora?
Puro óleo de oliva.
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A Parashat HaShavua (porção da leitura da Tora desta semana) é chamada de “Behar-Bechukotai – No Monte (de Sinai) - Nos Meus Estatutos”. Esta porção é chamada de forma especial: Parashat Mechuberet (Porção Unida).
A primeira Parashá, Behar, concentra-se principalmente nas mitzvot referentes à terra de Israel, começando com a ordem de cumprir a Shemitá. Aqui nos é ensinado a proibição sobre o cultivo agrícola, a cada sete anos, da Terra de Israel. Esse "Shabat" da terra é chamado Shemitá
Após a sétima Shemitá, no qüinquagésimo ano, Yovel (Jubileu), é anunciado em Yom Kipur com os sons do shofar. Então a parashá fala sobre os servos: todo servo deve ser liberado totalmente; assim como toda a terra deve voltar a seu dono original, excedido as posses nas cidades muradas e as cidades dos Leviím..
A parashá ainda relaciona as mitzvot pertencentes a um Judeu ser proibido de tirar vantagem de outros Judeus, seja emprestando ou pedindo emprestado, através do pagamento de juros. Os parentes devem redimir qualquer membro familiar que tenha sido vendido como servo devido a sua pobreza.
A porção conclui repetindo a proibição de idolatria, e as mitzvot de guardar o Shabat da profanação e reverenciar os locais santificados de D'us.
A segunda Parashá, Bechukotai, a última porção da Torá do Chumash Vaikra (livro de levítico), começa relacionando brevemente algumas das bênçãos e recompensas que o povo judeu receberá por seguir diligentemente a Torá e por cumprir as mitzvot. Quando a nossa Parasha se abre, Moshe explica ao povo que Hashem quer que a nação dedique seus corações e mentes a aprender a Torá e fazer Mitzvot. Se a nação leva o desafio de aprendizagem da Torá , Hashem tem cinco bênçãos alinhadas.
A porção então muda para o assunto que a tornou “famosa” - a tochachá, a severa admoestação de D'us. Aqui a Torá detalha o severo processo histórico que ocorre quando a Proteção Divina é removida, devido a o Povo Judeu ter abandonado a observância da Torá e mitzvot.
Essas punições, cujo objetivo é fazer com que o Povo se arrependa, será em sete estágios, cada um mais rigoroso do que o anterior. Passo a passo, a Torá descreve as tragédias que acontecerão ao povo judeu, fornecendo uma lúgubre descrição daquilo que foi nossa história até este dia.
Essas punições, cujo objetivo é fazer com que o Povo se arrependa, será em sete estágios, cada um mais rigoroso do que o anterior. Passo a passo, a Torá descreve as tragédias que acontecerão ao povo judeu, fornecendo uma lúgubre descrição daquilo que foi nossa história até este dia.
A porção então prossegue e fala sobre a santificação dos presentes voluntários ao Templo Sagrado, Erachin (Avaliações)- o processo através do qual alguém pode fazer juramento para doar ao Beit HaMikdash o valor monetário equivalente a uma pessoa, animal ou propriedade e como redimi-los.
O Livro de Vaikra conclui com uma breve discussão sobre os dízimos, ma’asser, incluindo uma porção que o fazendeiro deve ele próprio consumir dentro da cidade de Jerusalém, chamada ma'asser sheni.
PONTOS IMPORTANTES BEHAR
· O que é a Shemitá?
Bem, Shmita é Shabat para Eretz Yisroel . Cada sétimo ano estamos proibidos de trabalhar a terra em Eretz Yisrael.
"Shmita" significa deixar ir. Quando os fazendeiros " soltam " a terra para o ano Shmita , mostram confiança de que Hashem cuidará de seus meios de subsistência. Também lembra os fazendeiros que Hashem, não a terra, alimenta suas famílias.
· No final do ano Shmita , todos os empréstimos são perdoados. Esta mitsvá aplica-se aos judeus dentro e fora do Eretz Yisrael.
· O calendário judaico é executado em um ciclo de cinquenta anos. O quinquagésimo ano é chamado " Yovel ". Yovel é um momento para um novo começo, todos os servos judeus serão livres. Como um bônus adicional, a Torá também nos lembra de ser justo em todos os negócios, negócios de terras ou venda de mercadorias.
· Se você deixar a terra descansar, eu lhe darei três brachots . Quando a Torá fica difícil, Hashem tem uma Bracha na mente ... na verdade três:
· Primeiro, há a cláusula de abundância, O ano antes de Shmita ser uma verdadeira colheita. O suficiente para durar dois anos, além disso, como bônus, cobrirá até o oitavo ano!
· Em segundo lugar, a cláusula de apetite, Todos os estômagos vão praticamente encolher! Hashem promete que, mesmo que você coma apenas um pouco, ficará satisfeito.
· Terceiro, a cláusula protetora, Se você mantiver Shmita e Yovel, Hashem controlará as fronteiras, e os inimigos ficarão longe.
· Agora a Torá volta ao modo "ame seu próximo" com um novo comando para não ferir um colega judeu com palavras maldosas ou mal-intencionadas. A Torá ensina que é uma mitsvá emprestar dinheiro a pessoas necessitadas, sem cobrar juros. Mas aqui está o problema, você tem que emprestar o dinheiro antes que a pessoa se torne pobre para que ele possa evitar pedir Tzedakah (caridade).
PONTOS IMPORTANTES BECHUKOTAI
· Hashem promete 5 bençãos para aqueles que seguirem a Torá:
1 – CHUVA:
Hashem promete dar chuva em Eretz Yisroel na hora certa. Hashem promete que a chuva vai refrescar o suprimento de água e manter os moradores de Eretz Yisrael, seus filhos e animais saudáveis.
2 – ALIMENTO:
Hashem promete que os grãos estarão em tal abundância que levará meses para debulhar os campos. No momento em que os campos são cortados, os vinhedos entrarão em cena com uma abundante colheita de uva. Além disso, até mesmo as árvores que não dão frutas darão frutos, e a fruta amadurecerá em um dia!
3 – PAZ:
Um país que tem uma boa safra precisa tomar cuidado com inimigos ciumentos.
Hashem promete manter os exércitos de países vizinhos fora da terra. Mesmo os exércitos que estão apenas passando para lutar contra outras nações encontrarão outro caminho e evitarão Eretz Yisrael. Como um bônus, Hashem ainda manterá a paz quando os animais selvagens encontrarem seu caminho para o bairro.
4 – CRIANÇAS:
Hashem promete que abençoará uma nação da Torá com muitas crianças saudáveis e vida longa. Não se preocupe com as contas, Hashem fornecerá bastante comida e garantirá que os grãos dos campos permaneçam frescos e saborosos ainda melhor do que a nova safra. Você será abençoado com tanto cereal que ficará sem espaço de armazenamento e espaço para o estômago.
5 – HASHEM HABITARÁ ENTRE NÓS:
O melhor de todas as bênçãos, Hashem promete que se guardarmos a Torá e suas Mitzvot, Hashem habitará entre nós. Ele abrirá nossos olhos e corações para Sua Shechiná (glória) para que possamos entendê-lo. Hashem quer estar perto de nós. Somos nós que temos que atraí-lo. Mas se escolhermos rejeitá-lo, é uma história diferente.
· Hashem apresenta 6 punições para aqueles que não seguirem seus mandamentos, mas é claro Hashem quer que andemos na linha e não precisemos passar por nada disso:
1. Hashem trará doença.
2. Esqueça a abundância de colheitas - estamos falando de fome e fome em toda a terra.
3. Os animais selvagens, no entanto, não estarão com fome.
4. Inimigos de Israel matarão muitos judeus.
5. Você acha que o Egito foi atormentado? Apenas procure uma punição de pragas por não manter as Mitzvot de Hashem.
6. Hashem irá exilar o povo judeu.
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Ao longo da Torá, Hashem promove a ideia de se entregar fisicamente a Hashem. Uma maneira é dar uma oferta de animal ou farinha. Outra maneira é dar dinheiro. O Mitzva aqui é dar o seu "valor" ao Mishkan ou Bait Hamikdash. Hashem ainda tem um preço em mente.
· A mitzvá final do livro de Vayikra é para um fazendeiro dar um décimo de seu gado a Hashem. Se um fazendeiro judeu criou vacas, ovelhas ou cabras, ele tem uma mitzvá de dar a cada décimo animal recém-nascido para Hashem. Essa mitzvá é chamada de " Maaser Behaima " .
OBSERVAÇÃO: Nesta parashat não teremos sessão de perguntas por estarmos estudando 2 parashot juntas, pela complexidade partiremos direto para as atividades!!!
SHABAT SHALOM!!!
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FONTES:
http://ourjewishlittleplace.blogspot.com.br
http://chumash.escolajudaicavirtual.org
http://www.challahcrumbs.com
http://www.torahtots.com