SHAVUOT


Obah!!! Finalmente chegou a festa de Shavuot!!! Mas o que é Shavuot?

Shavuot é o segundo dos três maiores Dias Festivos (Pessach é o primeiro e Sucot o terceiro), e vem exatamente cinqüenta dias após Pessach. A Torá foi outorgada por D'us ao povo judeu no Monte Sinai há mais de três mil e trezentos anos. Todos os anos, neste dia, renovamos nossa aceitação do presente de D'us. A palavra Shavuot significa "semanas": assinala a compleição das sete semanas entre Pessach e Shavuot (o período do Omer), durante o qual o povo judeu preparou-se para a Outorga da Torá. Durante este tempo, purificou-se das cicatrizes da escravidão e tornou-se uma nação sagrada, pronta a entrar em uma aliança eterna com D'us, com a Outorga da Torá. Shavuot também significa "juramentos". Com a Outorga da Torá, o povo judeu e D'us trocaram juramentos, formando um pacto duradouro de não abandonar um ao outro.


A H i s t ó r i a
PREPARATIVOS

A primeiro de Sivan, o primeiro dia do terceiro mês após o êxodo do Egito, os Filhos de Israel chegaram ao Deserto do Sinai e acamparam perto da montanha. Durante as poucas semanas de viagem no deserto sob a proteção Divina, com milagres diários, tais como o maná e a codorna, o miraculoso adoçamento da água, a derrota de Amalek e a travessia do Mar Vermelho, o povo judeu havia se tornado mais e mais consciente de D'us. A fé tornava-se mais intensa a cada dia, até que atingiram um padrão de santidade, solidariedade e unidade, jamais conseguido antes ou depois por qualquer outra nação. Moshe ascendeu ao Monte Sinai, e D'us disselhe as seguintes palavras: "Assim dirás à casa de Yakov, e dirás aos Filhos de Israel: 'Vocês viram aquilo que fiz aos egípcios, e como Eu os trouxe nas asas da águia, e os trouxe até a Mim.         

      Agora, portanto, se ouvirem de fato Minha voz, e se mantiverem Minha aliança, então serão Meu tesouro dentre todos os povos; pois toda a terra é Minha; e serão para Mim um reino de sacerdotes, e uma nação sagrada.'" Moshe voltou do Sinai e chamou os anciãos do povo e transmitiu-lhes todas estas palavras de D'us. Unanimemente, com uma voz e uma só mente, o povo respondeu: "Naassê Venishmá" - "Tudo que D'us falou, assim o faremos." Dessa forma, aceitaram totalmente a Torá, com todos seus preceitos, sem ao menos pedir uma enumeração detalhada das obrigações e deveres que nela estavam envolvidos. Quando Israel havia se prontificado a receber a Torá, D'us falou novamente a Moshe: "Vá até o povo, e santifique-os hoje e amanhã, e deixe que lavem suas vestes, e estejam prontos no terceiro dia: pois no terceiro dia o Senhor virá à vista de todo o povo no Monte Sinai.

     Estabeleça limites para o povo, dizendo: Prestem atenção; não subam ao Monte, ou toquem sua borda, pois aquele que o fizer morrerá."

A REVELAÇÃO DO SINAI


      A alvorada do terceiro dia trouxe trovões e relâmpagos que encheram o ar. Pesadas nuvens pairavam sobre a montanha, e os sons crescentes e constantes do shofar fizeram o povo estremecer com temor. Moshe levou os Filhos de Israel para fora do acampamento e colocou-os ao pé do Monte Sinai, que estava todo coberto por fumaça e trepidações, pois D'us tinha descido sobre ele, em fogo. O toque do shofar intensificou-se, mas de repente todos os sons cessaram, e seguiuse um silêncio absoluto; então D'us proclamou os Dez Mandamentos desta forma: 

1 - "Eu sou o Senhor teu D'us, que te tirei da terra do Egito, da casa dos escravos. 
2 - "Não terás outros deuses diante de Mim. Não farás para ti imagem de escultura, figura alguma do que há em cima, nos céus, e abaixo na terra, ou nas águas, abaixo da terra. Não te prostrarás diante deles, nem os servirá, pois sou o Eterno, teu D'us, D'us zeloso, que visita a iniqüidade dos pais aos filhos sobre terceiras e quartas gerações aos que me aborrecem; e mostrarei misericórdia até mil gerações daqueles que Me amam e guardam Meus mandamentos. 
3 - "Não jurarás em nome do Eterno, teu D'us, em vão; porque não livrará o Eterno ao que jurar Seu nome em vão. 
4 - "Lembra-te do dia de Shabat para santificá- lo. Seis dias trabalharás, e farás toda tua obra. E o sétimo é o Shabat do Eterno, teu D'us, e não farás nenhuma obra, tu, teu filho, tua filha, teu servo, tua serva, teu animal, e teu peregrino que estiver em tuas cidades; pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar, e tudo o que há neles, e repousou no sétimo dia; portanto, abençoou o Eterno o dia de Shabat e o santificou. 
5 - "Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem teus dias sobre a terra que o Eterno, teu D'us, te dá. 
6 - "Não matarás(assissinarás). 
7 - "Não cometerás adultério. 
8 - "Não furtarás. 
9 - "Não levantarás falso testemunho contra teu próximo. 
10 - "Não cobiçarás a casa de teu próximo; não cobiçarás a mulher de teu próximo, e seu servo, ou sua serva, e seu boi, e seu asno, e tudo que seja de teu próximo."

O QUE É A TORÁ?

A Torá é composta de duas partes: a Lei Escrita e a Lei Oral. A Torá escrita contém os Cinco Livros de Moshe, os Profetas e os Escritos. Juntamente com a Torá Escrita, Moshe recebeu também a Lei Oral, que explica e esclarece a Lei Escrita. Foi transmitida oralmente de geração a geração e finalmente transcrita no Talmud e Midrash. A palavra "Torá" significa instrução ou orientação. A palavra "mitzvá" significa tanto mandamento como conexão. Há
613 mandamentos. Os positivos (Faça), totalizando 248, são equivalentes ao número de órgãos no corpo humano. Os 365 negativos (não faça) são equivalentes ao número de vasos sanguíneos no corpo humano). Através do estudo de Torá e cumprimento das mitzvot conectamos a nós e ao ambiente a D'us. O propósito de D'us ao criar o mundo é para que santifiquemos toda a Criação, imbuindo-a de santidade e espiritualidade.

PAPEL DOS FILHOS

                Nossos Sábios disseram que antes que D'us desse a Torá ao povo judeu, Ele exigiu avalistas. Os judeus fizeram várias sugestões, todas rejeitadas por D'us, até que declararam "Nossos filhos serão nossa garantia de que o povo judeu prezará e observará a Torá." D'us aceitou imediatamente, e concordou em dar a Torá.             Quando a Torá é lida na sinagoga em Shavuot, D'us na verdade está outorgando novamente a Torá. Portanto cada judeu, homem ou mulher, e especialmente as crianças, deveriam fazer todos os esforços para estarem presentes em uma sinagoga, quando os Dez Mandamentos são lidos.

PORQUE A TORÁ NÃO FOI OUTORGADA EM ERETZ ISRAEL?

 A Torá foi outorgada livremente, em um local público sem proprietário. Se tivesse sido outorgada na terra de Israel, as nações do mundo diriam que não têm uma porção nela.    Qualquer povo que a deseje aceitar é bem vindo a fazê-lo. Por que o Monte Sinai foi escolhido para ser o local para a Outorga da Torá? A resposta convencional é que a escolha do Monte Sinai foi para ensinar-nos a humildade, pois o Monte Sinai era a mais humilde de todas as montanhas. Se é assim, por que não foi dada em um vale profundo?    
Não seria esta uma lição mais forte sobre a humildade? Daí, aprendemos que um judeu deve ser capaz de distinguir entre ser orgulhoso e ser arrogante. A arrogância é de mau gosto. Orgulhar-se de suas raízes é uma virtude. Portanto, a Torá foi outorgada em uma humilde montanha.

NOMES ADICIONAIS DE SHAVUOT

Shavuot é também chamado de Atzeret, que significa a Compleição, porque juntamente com Pessach, completa uma unidade. Ganhamos nossa liberdade em Pessach a fim de
recebermos a Torá em Shavuot. Outro nome para Shavuot é Yom Habikurim, ou o Dia dos Primeiros Frutos. Numa expressão de agradecimento a D'us, começando em Shavuot, cada fazendeiro na terra de Israel levava ao Templo Sagrado uma oferenda do primeiro trigo, cevada, uvas, figos, romãs, azeitonas e tâmaras que cresciam no campo. Finalmente, Shavuot é também chamado Chag Hakatzir, a Festa da Colheita, porque o trigo, o último dos grãos a ficar pronto para ser cortado, era colhido nesta época do ano.

Leis e Costumes:
ESTUDANDO NA NOITE DE SHAVUOT

Na primeira noite de Shavuot), os judeus de todo o mundo cumprem o costume milenar de conduzir uma vigília que dura toda uma noite, dedicada ao estudo de Torá. Uma explicação para esta tradição é que o povo judeu não se levantou cedo no dia em que D'us concedeu a Torá, e foi necessário que o próprio D'us os despertasse. Como uma compensação por seu comportamento, os judeus adotaram o costume de permanecerem acordados durante toda a noite.

O LIVRO DE RUTH

Em muitas sinagogas lê-se o Livro de Ruth no segundo dia de Shavuot. Há vários motivos para este costume:
 A - Shavuot é a data de nascimento e Yahrzeit (dia de falecimento) do Rei David, e o Livro de Ruth registra sua ancestralidade. Ruth e seu marido Boaz foram os bisavós do Rei David.
B - As cenas de colheita, descritas no Livro de Ruth, são apropriadas ao Festival da Colheita.
C - Ruth foi uma convertida sincera que abraçou o judaísmo de todo o coração. Em Shavuot, todos os judeus foram como convertidos, tendo aceitado a Torá e todos seus preceitos.

OS DEZ MANDAMENTOS

Shavuot é o dia no qual celebramos a grande revelação da Outorga da Torá no Monte Sinai, há 3321 anos. Você ficou ao pé da montanha. Seus avós e bisavós antes deles. As almas de todos os judeus de todos os tempos juntaram-se para ouvir os Dez Mandamentos, transmitidos pelo próprio D'us. Este ano, vá até sua sinagoga para ouvir os Dez Mandamentos e reafirmar o pacto com D'us e Sua Torá. Como todos nós ficamos no Monte Sinai, devemos confirmar nosso compromisso. Bebês, crianças, os idosos, todos que estiverem em condições deverão comparecer.

ADORNANDO A CASA COM FOLHAGENS E FLORES










Em Shavuot costuma-se enfeitar a casa e a sinagoga com frutas, flores e folhagens. O motivo disso é que na época do Templo Sagrado, os primeiros frutos da colheita eram oferecidos em Shavuot. Nossos Sábios relatam também que, embora o Monte Sinai se localizasse em um deserto, quando a Torá foi outorgada a montanha floresceu e muitas flores brotaram.

ALIMENTOS A BASE DE LEITE

Costuma-se comer alimentos feitos com leite em Shavuot. Existem várias razões para este costume: Com a Outorga da Torá, os judeus ficaram obrigado a cumprir as leis da Cashrut. Como a Torá foi outorgada no Shabat, nenhum animal podia ser abatido e nem os utensílios podiam ser casherizados, portanto neste dia come-se à base de laticínios. Outro motivo é que a Torá é comparada ao leite. A palavra hebraica para leite é chalav. Quando o valor numérico de cada uma das letras na palavra chalav são somadas - 8+30+2 - o total é quarenta. Quarenta é o número de dias que Moshe passou no Sinai, recebendo a Torá.

Hora das atividades!!!














Aqui vão algumas ideias de atividades, de artes que podem ser realizadas com as crianças:










DESENHOS PARA COLORIR







Desejamos uma ótima festa!!!

Lembrancinha de Shavuot:

Preparamos uma festa do pijama muito divertida com nossas crianças:





Chag Shavuot Sameach


FONTES:
http://ourjewishlittleplace.blogspot.com.br
http://chumash.escolajudaicavirtual.org
http://www.challahcrumbs.com

http://www.torahtots.com