CHANUCÁ

Chanucá – a festa Significado





Literalmente, "Inauguração". A festa recebeu este nome em comemoração ao fato histórico de que os macabeus "chanu" (descansaram) das batalhas no "cá" (25º dia) de Kislev.

Por Que Se Comemora?

Antiocus, rei da Síria, governou a Terra de Israel depois da morte de Alexandre, o Grande. Pressionou os judeus a aceitarem a cultura greco-helenista, proibindo o cumprimento das mitzvot (preceitos) da Tora e forçando a prática da idolatria pagã.
Antiocus foi apoiado por milhares de soldados de seu exército. Os Macabeus, corajosos lutadores oriundos de uma família de muita fé, os Chashmonaim, apesar do antagonismo esmagador, saíram vitoriosos de uma batalha travada contra o inimigo.
O Templo Sagrado, violado pelos rituais greco-pagãos, foi novamente purificado e consagrado e a Menorá (candelabro) reacesa com o azeite puro de oliva, descoberto no Templo.

A quantidade encontrada era suficiente para apenas um dia, mas milagrosamente durou 8 dias, até que um novo óleo puro pudesse ser produzido e trazido ao Templo. Em lembrança destes milagres comemoramos Chanuká durante oito dias.

Costumes

  • Acender a Chanukiá
  • Distribuir dinheiro - Chanuká Guelt, (para mitzvá de tzedaká).
  • Brincar com o Sevivon (pião)
  • Comer sonhos e bolinhos de batata.

Chanuká – costumes e tradições

Como Acender a Chanukiá



A festa dura por oito dias, iniciando-se em 24 de Kislev.
É preferível que todos os membros da família estejam presentes ao acendimento da chanukiá.

O acendimento da Chanukiá deve ser especial, ou seja, ninguém deve fazer nada exceto contemplar as velinhas acesas durante o período de meia-hora após o acendimento. Este período deve ser especialmente observado pelas mulheres, exceção feita ao Shabat, que não se pode mexer.

O horário de acendimento é ao anoitecer, para que queime pelo menos ½ hora após o anoitecer, excedido Shabat que se acende antes das velas de Shabat e não se mexe mais. A luz da chanukiá é sagrada e não pode ser usada para outro fim que cumprir a mitzvá de propagar o milagre, através de apenas contemplar sua luz.

A forma de acender é de dentro para fora, ou seja, coloca-se as velas do dia anterior, começando da primeira e acrescenta-se mais uma.

Ao acender, inicia-se pela última vela acrescentada, seguindo a ordem oposta a da colocação. Usa-se o Shamash, vela auxiliar com posição em destaque das demais,ou qualquer fogo estranho, pois é proibido passar de uma vela a outra. Caso alguma vela apagar, pode ser reacesa para que durem um mínimo de ½ hora através de um Shamash (qualquer), excedido Shabat. O pavio e o óleo do dia anterior podem ser usados no dia seguinte e o que sobrar no último dia deve ser queimado ou jogado fora após os 8 dias de Chanuká.

É permitido apagar as velas após a ½ hora noturna, e sendo assim, outra pessoa poderá utilizar a mesma chanukiá – óleo, velas, pavios, etc   inclusive na mesma noite ou subseqüentes, exceção feita ao Shabat, que não se pode mexer. As velas podem ser de azeite, óleo, ou parafina, sendo mais bonito com azeite.

Na saída de Shabat, é melhor fazer havdalá antes de acender em casa. O acendimento diário na sinagoga, entre Minchá e Maariv, não isenta de acender em casa. Para aqueles que não tem possibilidade ou estão em viagem, é oportuno perguntar ao Rabino de sua sinagoga.

A chanukiá deve ser valiosa, na medida do possível, e limpa. Deve ser acesa em qualquer lugar onde haja judeus morando, de preferência no umbral oposto a mezuzá e / ou na janela, porém, deve ser protegida do vento.

As bênçãos podem ser encontradas em qualquer Sidur ou panfleto da festa, seguindo-se a regra das duas bênçãos: “lehadlik ner chanuká” e “sheassá nissim laávoteinu ...”, acrescida de “shehêchianu ...” na primeira vez que acender durante os oito dias. Alguém que não acendeu algum dos dias, deve acender o número de velas correspondentes ao dia da festa que for acender. Após as bênçãos há o costume geral de falar o texto de “Hanerot Halalú” e se for ashkenazi, dizer “Maoz Tzur”; se for sefaradi, dizer “Mizmor Shir Chanukat HaBait”, conforme pode ser encontrado no Sidur ou panfletos da festa.

Sevivon - A origem



Antiocus decretou que cada aula de Tora era crime punível com morte ou prisão. Em desafio, as crianças estudavam em segredo, e quando as patrulhas sírias eram avistadas, fingiam estar jogando uma inocente brincadeira de pião, também conhecido como dreidel (em idish) ou sevivon (em hebraico).
As letras
Todo sevivon possui quatro lados com uma letra hebraica em cada um deles. Cada letra é a inicial de uma palavra. As quatro letras são:
Nun primeira letra da palavra nes, que significa "milagre"
Guimel primeira letra de gadol, que significa "grande"
Hei primeira letra de haya, que significa "era" ou "foi"
Shin primeira letra de sham, que significa "lá"
Juntas, estas letras formam a frase: "Um grande milagre aconteceu lá".
Em Israel, ao invés da letra shin (para designar sham, lá), o sevivon possui a letra pei de pô, aqui, para que as letras dos lados do pião forme a frase: "Um grande milagre aconteceu aqui".

Em tempo, se você não souber brincar, ou não lembrar, pergunta a seus filhos ou netos: com certeza eles ficarão felizes em brincar com você!

Sonhos e Bolinhos de Batata

Na festa de Chanuká há o costume de ingerir comidas fritas em óleo como bolinhos de batata (levivot ou latkes), e sonhos (sufganiot). Estes alimentos são preparados e degustados em honra ao milagre que ocorreu com o azeite.
Pratos à base de laticínios, como bolinhos de queijo, são também apreciados, pois lembram os feitos de uma famosa heroína judia, Yehudit, na época do Segundo Templo Sagrado de Jerusalém.

Israel encontrava-se sitiada pelo cruel e opressivo exército Greco-Sírio. Yehudit ajudou a assegurar a vitória para as forças judaicas, assassinando o terrível general do exército grego, Holofernes. Deu a ele queijo salgado para comer, acompanhado de vinho forte para eliminar sua sede. O vinho o "derrubou" fazendo-o cair em sono profundo. Yehudit então tomou de sua espada e o matou. Os soldados do general fugiram com medo. A vitória dos Macabeus seguiu-se a este ato de coragem. 



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