PURIM




 PURIM!!!

Os eventos que levaram ao feriado de Purim podem ser encontrados em Megillat Esther.
            Megillat Esther é o único livro nas Escrituras que nunca menciona o nome de Hashem mesmo uma vez. O milagre de Purim é escondido, (com a mão de Hashem apenas revelada através dos eventos incríveis). Mas quando você lê entre as linhas, você vê a Mão de Hashem. Não há coincidências na história.
   A história relaciona a queda de Hamã , um descendente de Amalek, o inimigo tradicional dos judeus. Como primeiro-ministro da antiga Pérsia, há cerca de 2300 anos, procurou matar todos os judeus dessa terra.
          Os eventos acontecem de tal forma que o próprio Haman desempenha um papel crucial na coroação da rainha Esther, após a decapitação da ex-rainha Vashti. Ninguém percebe que Ester é judia.
     Haman, que se tornou um homem poderoso no reino, está chateado por que Mordechai não se curva para ele. Ele consegue que o Rei autorize um decreto real para aniquilar uma nação não especificada, ele afirma ser um inimigo do Rei. Inicialmente, ele não identifica a nação para que o rei mais tarde possa afirmar que não sabia que o decreto era contra os judeus.
          Haman lança lotes (chamado PUR ) para determinar o dia em que isso aconteceria. Mordechai e Esther lideram os judeus em um retorno a Hashem , através da Oração e do Jejum.
      Esther convida o rei e Haman a se juntarem a ela para jantar e, em resposta à oferta do rei de "metade do meu reino por seus desejos", tudo o que ela pede é que eles voltem amanhã para outro jantar "e eu vou te contar então". (ela irá revelar o motivo do convite). Em seguida, encontramos Haman trabalhando durante a noite para construir uma forca sobre a qual  quer pendurar Mordechai. Ao amanhecer, ele aparecerá diante do rei para denunciar Mordechai.
       Desconhecido para Hamã , o rei não dormiu na noite anterior, suspeitando de um golpe liderado por Haman . Em desespero para dormir um pouco, ele pediu a seus servos que lessem crônicas reais. O livro abre para uma longa e esquecida história de como um “homem” descobriu um argumento de assassinato por dois servos reais contra o rei.
          No momento exato, o rei está perguntando se este “homem” foi recompensado por sua lealdade. Este “homem” que tinha salvo a vida do Rei era Mordechai! Antes de ter uma chance de falar seu pedido para pendurar Mordechai em uma forca, Haman é ordenado pelo rei para desfilar Mordechai através da capital em roupas reais em um cavalo real ao proclamar "Isto é o que é feito ao homem que o rei deseja honrar".
      Imediatamente depois, um Haman faminto é levado para o segundo jantar real, hospedado por Esther. No jantar ela revela ao rei que ela é judaica e que Hamã é inimigo do rei porque ele procura destruir o povo judeu.
         O rei fica envergonhado e zangado. Haman implora a Esther por sua vida. Ele "de alguma forma" perde o equilíbrio e cai no sofá onde Esther está reclinada. (O Malach (Anjo) Gavriel o empurrou.) O Rei volta apenas neste momento. Ele está muito chateado e explode.
        No local, Charvona, um ministro real, diz ao rei sobre a forca que Hamã construiu para Mordechai, que salvou a vida do rei. O rei ordena que Haman seja enforcado na forca destinado a Mordechai.
      O rei eleva Mordechai à posição recentemente desocupada de Haman . Mordechai emite  ordens, com o anel do rei, permitindo aos judeus lutar contra seus inimigos. Nos décimo terceiro e décimo quarto dias de Adar, os judeus ganharam enormes vitórias e foram salvos da ameaça de aniquilação total.

Desde então, celebramos Purim .

O que fazemos em Purim:

1- Lemos a Meguilah de Ester
2- Damos presentes aos necessitados
3- Participamos de uma refeição festiva
4- e a parte mais legal: nos fantasiamos



CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO

AGORA CHEGOU O MOMENTO DE CURTIR E DANÇAR!!! AUMENTA O SOM DJ:









CLIQUE NOS TÍTULOS PARA TER ACESSO ÀS ATIVIDADES, OS ARQUIVOS SERÃO GERADOS EM PDF PARA IMPRESSÃO. DIVIRTA-SE AMIGUINHO!!!

                            

MEGUILA PARA COLORIR:














CADERNO DE ATIVIDADES:


                       IDEIAS PARA DECORAÇÃO E FANTASIAS:













Uma receita muito tradiconal da festa de Purim é o Oznei Haman. Ele com seu recheio escondido, alude a natureza oculta do milagre de Purim. Numa nota mais leve, diz-se que as três pontas do hamantashen evocam o chapéu de três pontas de Haman ou as suas orelhas triangulares (pontudas).



 





Ingredientes da massa:


500gr de farinha peneirada 150gr de gordura vegetal em temperatura ambiente 150ml de suco de laranja 1 tablete de 15gr de fermento fresco 1 colher (sopa) rasa de açúcar ½ colher (chá) de baunilha


 Ingredientes do recheio:
350gr de goiabada em temperatura ambiente 100gr de damasco azedo (deixado de molho e picado) 50gr de castanha de caju sem sal picada Açúcar de confeiteiro para polvilhar


Modo de fazer:
Dissolver o fermento no suco. Misturar todos os ingredientes da massa. Não deixar a massa crescer mais que 10 minutos – rechear e assar tudo numa leva só. Abrir a massa com um rolo e cortar círculos com espessura de menos que meio centímetro. Misturar os ingredientes do recheio. Rechear os círculos e fechar num triângulo. Assar por 15 minutos em forma untada. Enquanto ainda morno, polvilhar com açúcar de confeiteiro. Rendimento: 50








FONTES:
http://ourjewishlittleplace.blogspot.com.br
http://chumash.escolajudaicavirtual.org
http://www.challahcrumbs.com
http://www.torahtots.com