ROSH HASHANÁ



Rosh Hashana , é observado no primeiro e segundo dia do mês de Tishrei . Este ano (2019) , Rosh Hashaná começará o pôr do sol no domingo, 29 de setembro, inaugurando o Ano Novo de 5780 . Rosh Hashaná é domingo 29/09 e segunda-feira 30/09 é Yom Tov.


Rosh Hashana significa, literalmente, "cabeça do ano" ou "primeiro do ano". Rosh Hashana é o Ano Novo Judaico (5780) .
O Ano Novo judaico é um momento para começar a olhar para os erros do ano passado e planejar as mudanças a serem feitas no novo ano.

A Torá refere-se a Rosh Hashana como Yom Ha-Zikkaron (o dia da lembrança) ou Yom Teruah (um dia de sopro de shofar).

Rosh Hashana é comemorado por dois dias, não apenas em Chutz La-Aretz (fora de Israel), mas também em Eretz Yisrael. A celebração deste Yom Tov é marcada com solenidade, como é em Rosh Hashana o mundo inteiro é julgado para o próximo ano.

 Rosh Hashana começa um período de 10 dias, conhecido como Aseret Ymay Tshuva , (Dez dias de arrependimento) ou Yomim Nora'im (dias santos de alta). Estes dez dias que terminam com o Yom Kippur , são um tempo para Tshuva (arrependimento), Tefilla (oração) e Tzedaka (caridade). Os judeus têm esses 10 dias para considerar os pecados do último ano e se arrependerem e pedir a Hashem e ao nosso próximo por perdão diante do Yom Kippur.

Passa-se muito tempo na sinagoga de Yomim Nora'im , rezando a Hashem para que nossos pecados sejam perdoados e que sejamos inscritos no "Livro" da Vida.

O shofar (chifre de carneiro) é soprado em Rosh Hashaná. Soa como uma trombeta. No entanto, ao contrário de um trompete, o shofar não tem bocal. Uma das Mitzvot mais importantes deste Yom Tov é ouvir os 100 sons vindos do shofar na sinagoga todos os dias de Rosh Hashaná.

1.    Rosh Hashaná é o aniversário do mundo.
2.    O shofar nos lembra de Akeidat Yitzchak, (a ligação de Isaac), onde Abraão sacrificou um carneiro no lugar de seu filho.
3.    No Har (Monte) Sinai, quando Hashem nos deu a Torá, os Bnei Yisrael ouviram o som de um shofar . O shofar nos lembra que Hashem nos deu leis e regras para obedecer.
4.O shofar é o chamado da redenção. O shofar nos lembra que Hashem vai resgatar o povo judeu.
5. O shofar não é soprado se Rosh Hashana cair em um Shabat.

Talmud nos diz que "um símbolo tem significado". Realizamos atos simbólicos como um sinal para o bem, uma expressão de oração para que o Ano Novo seja bom para nós. Aqui estão algumas das refeições do Rosh Hashaná .

Durante a época do Ano Novo comemos alimentos doces como um símbolo do nosso desejo de um ano doce.

Também mergulhamos o Chalá no mel nesta época do ano pelo mesmo motivo. O Chalá não é trançada como de costume, mas sim assada em um círculo - um desejo de que o ano que vem seja sem infelicidade ou tristeza.

 Durante Rosh Hashana é comum comer maçãs mergulhadas em mel, um símbolo do nosso desejo de um novo ano doce. É uma prática altamente recomendável, também é gostoso.

Em Rosh Hashana, nós comemos da cabeça de um peixe ou ovelha.

Antes de comer peixe, nós recitamos:

"Que possamos ser frutíferos e multiplicar como peixes."

SHANÁ TOVÁ UMETUKÁ




































FONTES:
http://ourjewishlittleplace.blogspot.com.br
http://chumash.escolajudaicavirtual.org
http://www.challahcrumbs.com
http://www.torahtots.com