SUCOT



     O Yom Tov de Sukkot começa no pôr do sol do 14º dia de Tishrei , cinco dias depois do Yom Kippur . Vamos do dia mais solene do ano a um dos momentos mais felizes.
     Este ano (2018) , Sukkot, também chamado de Zman Simchateinu , (o tempo de nossa alegria), começa no pôr do sol, domingo, 23 de setembro , e dura sete dias. Sucot é imediatamente seguido por dois Yomim Tovim separados (feriados), Shemini Atzeret na segunda - feira, 1 de outubro , e Simchat Torá na terça - feira, 2 de outubro , mas geralmente pensamos neles como parte do Sucot.
     Em Eretz Yisroel, O Yom Tov de Sukkot dura sete dias seguidos por um Yom Tov separado , - Shemini Atzeret na segunda - feira, 1 de outubro .

MELACHA – TRABALHO NO SUCOT:

     O "trabalho" proibido em Sucot é o mesmo que o proibido no Shabat , exceto que cozinhar, assar, transferir fogo e carregar, todos os quais são proibidos no Shabat , são permitidos em Sucot .              Quando Sucot cai no Shabat , todas as restrições do Shabat devem ser observadas.
     O trabalho é permitido nos dias intermediários, dias 3 a 7 (exceto o Shabat, é claro). Os dias intermediários são chamados de Chol Ha-Mo'ed. Em Eretz Yisrael, O primeiro e último dia do Yom Tov, são dias em que nenhum trabalho é permitido. O trabalho é permitido nos dias intermediários, dias 2 a 7.

COMO CONSTRUIR UMA SUCÁ:

     " Sukkot " significa "estandes", e refere-se às moradias temporárias que Hashem nos ordena a viver durante este Yom Tov (ver Vayikra, Parshat Emor 23: 42-43) como nossos ancestrais, os Bnei Yisrael vagaram pelo deserto por quarenta anos, vivendo em abrigos temporários.
     Uma sucá deve ter quatro paredes. O lado de um edifício pode ser considerado uma parede. As paredes devem ser feitas de qualquer material que resista a um vento comum. Um material comumente usado aqui  é de lona, ​​amarrado ou pregado para que não bata no vento. O material pode ser emprestado, mas não roubado. A área da Sucá pode ser de qualquer tamanho, desde que seja grande o suficiente para você cumprir a mitsvá de habitar nela (o tamanho mínimo é de aproximadamente 23-28 polegadas por 23-28 polegadas).
     
O revestimento (cobertura) do Sucá, ou o s'chach (literalmente, que cobre) deve ser um material que cresceu a partir da terra, foi cortada a partir da terra, e não suscetíveis a tumah (contaminação).       Isso inclui galhos de árvores, caules de milho, juncos de bambu e gravetos. Mas metais, couro, cultivo de árvores e alimentos são excluídos. S'chach deve ser deixado solto, não empacotado ou amarrado. S'chachdeve ser colocado suficientemente esparso para que a chuva entre, e de preferência bastante esparsa para que as estrelas possam ser vistas, mas não tão esparsamente que haja mais luz do sol do que sombra, e não mais de dez centímetros abertas a qualquer momento. O S'chach deve ser colocado por último.
      É uma mitsvá e , é claro, muito divertida, decorar a sucá. Uma decoração favorita é desenhos ou gráficos do Ushpizin (convidados), os sete convidados bíblicos eminentes que convidamos para nos honrar, visitando a nossa sucá. Eles são: Avraham , Yitzchok , Yaakov , Moshe , Aharon , Yosef e David .
Honre a Sucá trazendo seus melhores utensílios!!!

ARBACH MINIM – AS 4 ESPECIES:

     
A Torá nos ordena a "tomar para si mesmos no primeiro dia (do Sukkot Yom Tov ), .... As Quatro Espécies". (Exceto quando Sukkot cai no Shabat ).
     A Arba Minim (Quatro Espécies) é a:

Etrog (cidra),
Lulav (um ramo de tamareira),
três Hadassim (galhos de murta) e
dois Aravot (galhos de salgueiro).

     Somos ordenados a levar essas quatro plantas e usá-las para "regozijar-se diante de Hashem ". Os três ramos estão unidos e referidos coletivamente como o Lulav.
     O etrog é mantido na esquerda e o Lulav na mão direita. Com estas quatro espécies na mão, uma recita uma Bracha (bênção) e acena as espécies em todas as seis direções (leste, sul, oeste, norte, para cima e para baixo, simbolizando o fato de que Hashem está em toda parte).

SHEMINI ATZERET E SIMCHÁ TORÁ:

     
A noite do sétimo dia de Sucot, (Hoshanah Rabba), começa o Yom Tov chamado Shemini Atzeret. Este ano (2018) , Shemini Atzeret, começa ao pôr do sol, domingo, 30 de setembro, Tishrei 21.
     Shemini Atzeret significa literalmente "a assembléia do oitavo dia". A literatura rabínica explica o Yom Tov desta maneira: Hashem é como um anfitrião, que nos convida como visitantes por um tempo limitado, mas quando chega a hora de partirmos, Ele se divertiu tanto que pediu que fôssemos mais um dia.
     O último dia de Yom Tov - Simchat Torá    "(Alegria na Torá)" é o tempo que completamos o ciclo anual de leituras semanais da Torá da Parasha . Nós lemos a última porção da Torá , Devarim, Parshat V'zot Habracha, e então prosseguimos imediatamente para a primeira Parasha de Bereshit , lembrando-nos que a Torá é um círculo, que nunca termina.
      Dança da ToráEsta conclusão das leituras é um momento de grande celebração para todas as idades. Há procissões chamadas Hakafot ao redor da sinagoga carregando Torahs e muita música e dança de alto astral. As crianças vêm à Shul com suas próprias torahs e / ou bandeiras de brinquedo e ajudam a comemorar dançando com seus pais.
      O maior número possível de pessoas recebe a honra de levar um rolo de Torá nesses Hakafot. Para a leitura da Parshat Vzot Habracha, todos os homens (incluindo os meninos sob a idade de Bar Mitzvah ) são chamados à Torá por uma Aliyah.












SUGESTÕES DE ATIVIDADES:











SUGESTÕES PARA DECORAR SUA SUCÁ:










CHAG SAMEACH!!!

FONTES:
http://ourjewishlittleplace.blogspot.com.br
http://chumash.escolajudaicavirtual.org
http://www.challahcrumbs.com
http://www.torahtots.com