PARASHAT V'Zot HaBerachah
A parashá de V'Zot Haberacha, a última parashá da Torá , é lida em Simchat Torá . O nome da parshah significa "e esta é a bênção" porque nela Moisés abençoa as tribos de Israel antes que ele morra. Cada tribo obtém sua própria bênção, assim como Jacó abençoou cada tribo individualmente.
Reuven é abençoado com a vida, Judá com sucesso em batalha, Levi servindo no Templo e sendo professores da Torá, Benjamim é "amado" por D'us , José é abençoado com doces frutos em sua terra, Zebulom com sucesso no comércio, Issacar com sucesso no estudo da Torá, Gad com muita terra, Dan com o poder de um leão, Naftali com terra fértil e mar, e Asher com filhos e azeite.
Depois que Moisés termina de abençoar o povo de Israel, ele sobe ao Monte Nebo e D'us mostra a ele toda a Terra de Israel. Então Moisés, aos 120 anos de idade, morre. Ele é enterrado por D'us e até hoje ninguém conhece seu local de sepultamento. Os judeus choram Moisés por trinta dias, e então Josué se torna o novo líder, e todos os judeus o seguem e respeitam, assim como fizeram com Moisés.
A parashá , e toda a Torá, termina nos dizendo que Moisés era uma grande pessoa: "Não surgiu um profeta, pois em Israel como Moisés, que D'us sabia face a face ... e em toda a mão poderosa e grandes coisas impressionantes que Moisés fez diante dos olhos de todo o Israel ".
Assim que terminamos de ler a parashá , imediatamente começamos de novo desde o começo, lendo de Bereishit sobre como D'us criou o mundo. Sintonize na próxima semana quando começarmos o ciclo de parashá novamente por mais um ano de aventuras de parashá .
SIMCHAT TORÁ E SHEMINI ATZERET
A noite do sétimo dia de Sucot, (Hoshanah Rabba), começa o Yom Tov chamado Shemini Atzeret. Este ano (2018) , Shemini Atzeret, começa ao pôr do sol, domingo, 30 de setembro, Tishrei 21.
Em Eretz Yisrael , onde Shemini Atzeret é apenas um dia, ( segunda-feira, 1 de outubro de 2018 , Tishrei 22), é também o Yom Tov de Simchat Torá . Fora de Eretz Yisrael, é o segundo dia de Shemini Atzeret, ( terça-feira, 2 de outubro de 2018 , Tishrei 23), que é o Yom Tov de Simchat Torá .
Como mencionado anteriormente, estes Yomim Tovim(feriados) são comumente considerados parte do Sucot , mas isso não é verdade; Shemini Atzeret é um Yom Tov por direito próprio e não envolve as observâncias especiais de Sucot. (as quatro espécies e Sukkah ).
Shemini Atzeret significa literalmente "a assembléia do oitavo dia". A literatura rabínica explica o Yom Tov desta maneira: Hashem é como um anfitrião, que nos convida como visitantes por um tempo limitado, mas quando chega a hora de partirmos, Ele se divertiu tanto que pediu que fôssemos mais um dia.
ANEL EM TORNO DA BIMA NOVAMENTE
O último dia de Yom Tov - Simchat Torá "(Alegria na Torá)" é o tempo que completamos o ciclo anual de leituras semanais da Torá da Parasha . Nós lemos a última porção da Torá , Devarim, Parshat V'zot Habracha, e então prosseguimos imediatamente para a primeira Parasha de Bereshit , lembrando-nos que a Torá é um círculo, que nunca termina.
Dança da Torá
Esta conclusão das leituras é um momento de grande celebração para todas as idades. Há procissões chamadas Hakafot ao redor da sinagoga carregando Torah e muita música e dança de alto astral. As crianças vêm à Shul com suas próprias torah e / ou bandeiras de brinquedo e ajudam a comemorar dançando com seus pais.
O maior número possível de pessoas recebe a honra de levar um rolo de Torá nesses Hakafot. Para a leitura da Parshat Vzot Habracha, todos os homens (incluindo os meninos sob a idade de Bar Mitzvah ) são chamados à Torá por uma Aliyah.
CHAG SAMEACH!!!
FONTES:
http://ourjewishlittleplace.blogspot.com.br
https://www.chabad.org/kids
https://www.chabad.org/kids
http://www.challahcrumbs.com
http://www.torahtots.com