sábado, 13 de março de 2021

Vaiakel-Pekudei

 


10 – Parashat Vaiakel - 

Pekudei

A Parashat HaShavua (porção da leitura da Torá desta semana) é chamada de “Vaiakel - Pekudei” – “E Congregarás –Contarás”. O Chumash Shemot iniciou contando a história do Povo Judeu escravizado pelo faraó no Egito e agora termina com o final da construção do Mishkan (Tabernáculo) no deserto. Por essa razão, os comentaristas referem-se a este segundo livro como o “Livro da Redenção”. Pois, a Redenção não foi conseguida somente ao escapar da escravidão; receber a Torá no Monte Sinai deu um propósito a esta liberdade, e o repouso da Presença de D’us (Shechiná) dentre Seu povo - resultado da conclusão do Mishkan e clímax da salvação.

A Parashat Vaiakel inicia com Moshe reunindo todo Povo de Israel para transmitir-lhes tudo aquilo que D’us lhe ordenara sobre a construção e a montagem do Mishkan nas três Parashiot anteriores. Entretanto, Moshe primeiro os adverte novamente sobre a mitzvá fundamental de guardar o Shabat, lembrando-os que embora a construção do Mishkan seja de grande importância, ela não é mais importante que a observância semanal do Shabat.

Apenas um dia antes, em Yom Kipur, Moshe desceu do Monte Sinai com o segundo conjunto de Tábuas nas mãos, informando ao povo que eles tinham sido perdoados por D’us do horrível pecado de adorar o bezerro de ouro. O povo doa para a construção do Mishkan,  utensílios de prata, ouro e cobre, dentre eles: braceletes, anéis de nariz, anéis e ornamentos corporais. Betzalel e Aholiav são nomeados, por D’us, os artesãos chefes. E o trabalho é feito por todos que se inspiraram.
                
       Na Parashat Pekudei, começamos com o relato contábil completo dos donativos: ouro, prata e cobre doados pelo povo. A Torá prossegue descrevendo os tecidos doados pelos israelitas que deveriam ser da cor vermelha e a confecção das várias vestes a serem usadas pelo Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) durante o serviço, inclusive as pedras para o peitoral foram dadas pelos líderes. Todas as manhãs os israelitas continuaram trazendo mais presentes para ajudar a construir o tabernáculo. As doações foram tantas que Moshe teve que ordenar ao povo que deixasse de trazer presentes.

       Completada a obra, Moshe confere e aprova os muitos utensílios e partes, ainda todos desmontados. Porém, somente em Rosh Chodesh Nissan é que aconteceria a montagem e consagração do Mishkan. E como D’us havia prometido, Sua Gloria (shechiná) então encherá o Mishkan.

          À medida que as doações continuam chegando, Moshe finalmente tem tudo o que ele precisa para começar a construir o Mishkan.



SESSÃO DE PERGUNTAS:

1. Qual é o primeiro mandamento nesta semana.
Honrando o Shabat.

2. Quais são os três tipos de metal que as pessoas podem trazer para o Mishkan?
Ouro, prata e cobre.

3. De que cor são os tecidos oferecidos pelos israelitas?
Vermelho.

4. Que ouro trouxeram os israelitas?
Braceletes, anéis de nariz, anéis e ornamentos corporais.

5. Quem trouxe as pedras para o ephod e o peitoral?
Os líderes.

6. Quem é responsável pela construção do santuário?
Betzalel com seu assistente Oholiav e os homens de coração sábio.

7. O que aconteceu todas as manhãs?
Os israelitas continuaram trazendo mais presentes para ajudar a construir o tabernáculo.

8. O que Moshe finalmente teve que fazer?

Moshe teve que ordenar ao povo que deixasse de trazer presentes.



A construção está em andamento! Esta semana, os israelitas finalmente começaram a construir o tabernáculo. Para começar o trabalho, eles precisam de materiais para construir.


Ajude as jóias de ouro a se transformarem na capa da arca.








Pode-se focar também na grande Mitzva de Guardar o Shabat que era mais importante que a construção do Mishkan!!! Focamos em atividades que lembram o Shabat exatamente por serem realizadas no Shabat, como os utensilios que são usados!!! Fizemos um BOX de Shabat, com os itens básicos: cobre chalah, castiçais, velas e caixinha de fósforos, e o copo de kidush, tudo bem decorado e colorido para chamar a atenção dos pequenos!!! Outra ideia é: os meninos decorarem suas kipot usando tinta de tecido.


















SHABAT SHALOM

----------------------------------------------------------------
Neste ano (2019) especificamente, as Parashot Vayakel e Pekudei são estudadas separadamente.


PARASHAT PEKUDEI


A AUDITORIA DE MOSHE:

















Quando a nossa Parasha abre, três meses se passaram e todas as partes do Mishkanestão feitas. Apenas as vestes dos Cohanim e Kohain Gadol ainda precisamser completadas. Moshe coloca em seu chapéu de contabilidade e faz uma auditoria de todos os materiais coletados para o Mishkan para determinar quais suprimentos foram para que finalidade. Depois ele tem Itamar ben (filho de) Aharon verificar seus cálculos. Moshe faz isso, então ninguém vai suspeitar de ele embolsar qualquer um dos anéis no nariz.E os resultados estão em:
Um gritante 29 kikar e 730 shekels de ouro. 
Um total de 87.630 shekels.
Um incrível 100 kikar e 1775 shekels de prata! 
Um total de 301.775 shekels.
(Um kikar é igual a 3000 shekel).
Os 100 "kiks" foram usados ​​para fazer os 100 Adanim(soquetes) - um "kik" por soquete. Os outros 1775 shekelsforam divididos entre ganchos e ornamentos. Esses ganchos de prata estão presos aos pilares no pátio para sustentar as telas que cercam o Mishkan. Os ornamentos decoram os mesmos pilares.
Uau! 70 kikar e 2400 shekels de cobre!
O cobre foi derretido e usado para construir o Mizbayach(altar) de cobre , e seus utensílios, as bases de cobre da entrada e do pátio.
A lã doada está sendo usada para fazer capas de viagem para embrulhar os kaylim (utensílios) do Mishkan quando for a hora de viajar.
................

Como dissemos, a única coisa que resta a fazer é fazer a roupa para os kohanim. Betzalel e Oholiav, os Calvin Klein dos projetos sacerdotais, envolvem-se pessoalmente na criação desses santos trajes. avental do Kohain Gadol é misturado com seis fios de cores diferentes, incluindo um de ouro fino. Os dois mestres artesãos fazem o próprio Choshen tecendo o peitoral, cortando as pedras, gravando-as com os nomes dos doze shevatim e prendendo-as no prato trançado.Ei, é um milagre! Cada peça das roupas combina com asespecificações de Hashem . Agora, isso é Ruach Hakodesh!

..............

Quando tudo estiver completo, todas as peças do quebra-cabeça de Mishkan serão levadas para a cabine de inspeção de Moshe. Imagine a visão! Milhares de judeus cantando e dançando pelas ruas desertas, acompanhando os mais talentosos e criativos artesãos (e mulheres) do povo. Alguns carregando seus panos, outros transportando kaylimpesado (utensílios) como os altares, alguns segurando um único gancho, um grupo que pintava uma enorme tapeçaria de muitas cores esplêndidas. Eles completaram uma tarefa monumental de 3 meses que elevará o nível de Bnei Yisrael.aos guardiões da presença de Hashem. Agora a Shechina descansará entre os Bnei Yisrael.
Moshe verifica o inventário. Ele está tão impressionado com a semelhança dos objetos com as visões de fogo que viu em HarSinai que ele abençoou os judeus com uma oração de que a Shechiná realmente descansaria no Mishkan que eles haviam construído.
...................... 
Agora é o dia 25 de Kislev. Hashem ordena a Moshe que espere outros três meses antes de dedicar o Mishkan. Em Rosh Chodesh Nisan, o começo do alegre mês da redenção de Mitzrayim, Moshe inicia uma celebração de dedicação de oito dias.
.............. 
Agora, parece que com toda a comoção, uma pessoa foi deixada de fora do prédio do Mishkan - Moshe. Moshe se sente muito bem com a situação - sempre o contador, nunca a conta. Então Hashem realiza um milagre só para ele. Quando chega a hora de montar o Mishkan, primeiro os Z'kaynim (anciãos) tentam erguer as vigas, mas as vigas simplesmente não suportam. Então eles imaginam que Betzalel e Oholiav terão a honra de juntar as peças. Mas as vigas colapsam nelas também. Finalmente, eles se voltam para Moshe em desespero. Moshe pede HashemPor que eles não parecem conseguir agir juntos? Surpresa! É o presente de Hashem para Moshe. Só ele terá o privilégio de unir o Mishkan .
.................... 
Então ele faz ... primeiro Moshe alinha as vigas do Mishkan.Então ele cobre as camadas e tapeçarias. Em seguida, ele traz o Aron para o Kodesh Hakodoshim. Com o Aron no lugar Moshe leva os dois Luchot (tábuas de mandamentos) que foram armazenados em sua tenda e os coloca no Aron. Com isso feito, ele cobre o Aron com o Kaporet, um pano tecido.

Indo para o Kodesh, Moshe monta o Shulchan e coloca nele o Lechem Haponim. A Menorá fica bem ao lado do Shulchan. O dourado Mizbayach é colocado em frente aos outros dois kaylim.

Lá fora, o Mizbayach HaOlah percorre quase todo o comprimento do pátio. O Kiyor é colocado perto da entrada do Mishkan .
 ...............................
Agora que o Mishkan está pronto, é hora da Shechina fazer as malas e descer de Shamayim para o Kodesh Hakodoshim.Grandes nuvens iluminadas rolam do céu, cercando o Mishkande todos os lados e de cima. Dentro das muralhas do Mishkan,uma nuvem espessa se instala. É sobre essa nuvem que a Shechina descansa.

O Mishkan é um sinal de que Hashem perdoou o Bnei Yisroelpelo pecado do Eigel. Dizem que construir o Mishkan é tão grande quanto quando Hashem criou o mundo.

Com o Mishkan no lugar, o livro de Shmot chega ao fim.



SESSÃODE PERGUNTAS

1. Quem foram os dois homens que trabalharam no mishkan?
Betzalel e Oholiav. 
2. Quantas pedras havia no peitoral?
Doze. 
3. O que as doze pedras correspondem?
As doze tribos 
4. Qual foi a reação de Moshe depois da produção de tudo?
Moshe os abençoou. 
5. Quando é que Moshé mandou montar o mishkan?
No primeiro dia do primeiro mês. 
6. O que acontece com Aharon e seus filhos?
Aharon e seus filhos vêm até a porta do mishkan e eles se lavam lá, Aharon coloca suas vestes sagradas e ele é ungido. Seus filhos vestem suas vestes e são ungidos também. 
7. O que cobre a tenda de reunião?
Quando a presença de Deus encheu o mishkan, uma nuvem cobriu a tenda de reunião. 


Como fazer:




Fizemos bandeijas de doações para o Mishkan





SHABAT SHALOM

----------------------------------------------------------------

FONTES:


http://ourjewishlittleplace.blogspot.com.br
http://chumash.escolajudaicavirtual.org
http://www.challahcrumbs.com
http://www.torahtots.com
http://handsontheparsha.blogspot.com